Como Customizar Jeans

Postado por  //  29 de dezembro de 2013  //  Acessórios  //  Nenhum Comentário

Peças de jeans antigas em casa? O segredo é não desperdiçar. Você pode fazer uma doação de suas peças de roupa usadas, ou pode pensar em reutilizar de novo. Como? Criando modelos novos, com a boa e velha customização. Com apenas alguns acessórios, você pode criar novas peças jeans e usar no seu dia a dia e até entrar na moda com roupas compradas uma década atrás. Aprenda como a seguir.

Transformando Calça Jeans em Short

Este truque de customização é um dos mais simples, pois exige apenas alguns cortes bem feitos e depois fazer algumas costuras à mão mesmo, sem a necessidade de uma máquina de costura.

Vista a sua calça jeans antiga e, com uma caneta escura, faça uma marca onde pretende que ela fique em comprimento. Agora faça uma marca dois dedos abaixo, pois esta será a sua medida para o abanhado para a peça não ficar muito curta e onde deve fazer o corte. Tire a calça e corte em uma linha reta sempre para evitar problemas com o short ficando curto demais e incomodar na hora de vestir.

Faça depois duas dobras e costure por dentro da peça, com uma costura invisível pelo lado de dentro da dobra e sua peça já está pronta.

Criando Desenhos em Peças Jeans

Imagem de Amostra do You Tube

Uma forma divertida de customizar jeans é criando estampas divertidas na peça de roupa. Como ela é grossa, é bem simples de desenhar e depois tingir com seja qual for a sua tinta e tonalidades, bem simples e prático de fazer.

Para escolher os desenhos, você pode buscar desenhos vazados online ou ainda fazer a mão livre. Use um lápis para tecido, o mesmo usado por costureiras (carvão) e faça seus riscos como desenhar. Para quem está começando a desenhar em tecido, o indicado é testar em panos mais simples para saber como seu traço irá sair e depois começar a mexer com esse tipo de peça.

Faça seus desenhos e estique o tecido bem em cima da mesa. Usando tinta para tecido, comece a pintar da forma que desejar, tentando deixar o tecido esticar o máximo possível para assim não criar dobras e formar uma má pintura. Deixe ele secar ao vento e, se tiver animais em casa, prenda ou coloque longe deles para os pelos não grudarem no tecido.

Depois é só esperar secar um período de ao menos seis horas e já pode usar a peça. Não precisa secar ao sol.

Jeans Rasgado

Imagem de Amostra do You Tube

Jeans rasgado é bem moda anos 80 e costuma combinar com tudo, por isso é uma ótima pedida para dar novo uso a seu jeans velho. Mas calma que não é apenas sair rasgando. É preciso rasgar com forma, com uma base para criar moda. Os rasgos são geralmente na coxa indo para o tornozelo, tanto na parte de frente como na parte de trás. Mais que isso a peça será considerada vulgar e não fica bacana o resultado estético.

Primeiro passe a peça com o ferro quente. Isso ajuda a manter o tecido uniforme e evita que os rasgões percam-se na estética da roupa. Em seguida faça marcas com uma caneta preta ou ainda um carvão, lápis para costureira que marca a roupa e é facilmente removido com uma lavagem.

Faça riscos com distância de ao menos dois dedos entre cada um. O rasgão irá ceder um pouco o tecido deve dobrar. Por isso haverá um problema se você abrir rasgões muito próximos. O melhor, portanto, é deixar um espaço de ao menos dois centímetros sempre para evitar sensualidade demais com a peça de roupa.

Existem duas formas de fazer os rasgões. Uma é com estilete bem afiado e cortar o tecido uniformemente em um rasgão único. Outra é apenas fazendo um pequeno corte para depois puxar a peça e ir rasgando aos poucos, para ter não apenas um corte uniforme mas também mais despojado, sem cara de loja ou acidente.

Jeans Rasgado

Jeans Rasgado

Você pode costurar os rasgões para evitar que eles abram ainda mais e estraguem sua peça. Um truque para evitar que o tecido corra e desfie mais que o necessário é passar um pouco de base para unhas ao redor do rasgo. Simples, é uma receita bem prática e ainda por cima sem deixar rastros. Base para unhas funciona também em strass para não cair, para evitar que rasgões de roupas abram mais, dentre outros truques.

Aplicando Renda no Jeans

Vá até uma loja de tecido e compre apenas um metro de renda. Agora pegue a peça de tecido a qual deseja fazer a aplicação com renda, super tendência da moda nos últimos meses. Escolha onde vai aplicar o tecido, faça os cortes e depois coloque por cima.

Com apenas algumas pinças com agulha e linha é só ir colocando tecido costurando a nova cobertura por cima. Você pode tanto aplicar renda em todo o tecido jeans como apenas em algumas partes. Em shortes, cobrir a peça com a renda é luxo e pode dar uma roupagem completamente diferente ao tecido. Já em calças, apenas poucas aplicações perto do bolso ficam bacanas.

Fazendo Abanhados Divertidos em Jeans

Shortes jeans podem ganhar um toque especial e um visual completamente novo apenas com uma barra ao final diferente. Para isso não é preciso investir muito. Primeiro escolha uma fica ou pedaço de tecido neutro para colocar na barra do short. Depois é só costurar como se tivesse fazendo a bainha, sempre pelo lado de dentro para a costura não ficar visível.

Divertidos em Jeans

Divertidos em Jeans

Tingindo uma Peça Jeans

A melhor forma de dar um visual novo a uma peça antiga de jeans é mudando a cor da roupa. Para fazer isso, primeiro compre uma tinta para tingir tecidos. Em pó, ela costuma funcionar apenas com água fervida. Você vai precisar colocar sua peça de roupa em uma panela, por isso é bacana separar uma panela apenas para isso, ou ela vai manchar toda e para cozinhar será complicado.

Depois de deixar a peça de roupa com a tinta de molho pelo tempo indicado na embalagem, passe a roupa no fixador da mesma marca e pronto, ela vai estar tingida e sem desbotar.

Deixe um Comentário

comm comm comm