Como Limpar Joias de Ouro

Postado por  //  9 de setembro de 2013  //  Acessórios  //  Nenhum Comentário

Acessórios de ouro são sempre peças pelas quais temos um imenso carinho, pois costumam ser peças que simbolizam alguém ou algum momento muito especial. Se a sua jóia de ouro é antiga ou nova como de uma vitrine, não importa, pois ela poderá certamente passar ilesa pelo tempo com alguns pequenos cuidados. Para isso, a limpeza da peça deve ser feita com total atenção e cuidado para que a jóia recupere o brilho e não acabe estragando. Existem pessoas que limpam essas peças de ouro com detergentes e outros produtos que são típicos de limpeza de cozinha e outras as quais fazem uso de produtos específicos para limpar essas jóias. Logo a seguir nesse post você confere dicas de como recuperar o brilho natural de jóias de ouro e, ainda, outras dicas de cuidados específicos para conservar bem a peça desse tipo.

Confira as Dicas Logo Abaixo:

• Procure tirar as jóias que estiver vestindo quando for praticar alguma atividade esportiva ou de limpeza pesada.

• Não há problema algum em vestir jóias durante o dia a dia, porém deve se ficar atento para que a peça não sofra danos desnecessários nos afazeres do dia a dia, como por exemplo risos e pequenas batidas constantes  na jóia. Se você preza por suas jóias a  dica é vesti-la somente em ocasiões que você terá a certeza de que não irá correr o risco de estragar a peça.

• Essa dica é fundamental: Sempre que usar uma jóia seja ela de ouro ou não, limpe a antes de vestir a jóia e, também, depois de usá-la somente com um peninho lipo, que não solte pêlos e que esteja seco e sem nenhum produto químico.

• Por mais resistente que uma jóia de ouro seja, elas não são inquebráveis. Ou seja, cuide muito bem das jóias que tem se você pretende usá-las várias vezes e, talvez, passá-las a diante.

Imagem de Amostra do You Tube

• Para guardar as suas jóias devidamente, a dica é colocá-las em saquinhos plásticos ou deixar cada uma das jóias na embalagem original as peças para que elas não entrem em contato entre si, ainda que sejam jóias feitas do mesmo material. Assim você evita arranhões e danos nas jóias. O ideal é guardar a jóia na embalagem original. Mas caso você tenha um belo porta jóias, a dica é guardar as peças fixadas em algo, principalmente se for um colar, pois como foi dito a peça não deve friccionar em nada.

• Caso a sua jóia de ouro seja uma peça antiga, é possível sim recuperar o brilho original da peça. A dica é levá-la a um joalheiro de confiança para fazer uma revisão na jóia, também para limpá-la atém nos cantinhos mais difíceis e para fazer um polimento completo. Vale lembrar que jóias com pedras devem ser revisadas e dependendo dos casos devem também ser re-apertadas nos seus respectivos engates. Jóias num geral podem requerer esses cuidados especiais para garantir a conservação da peça. Se a jóia estiver com alguma pedraria lascada, ainda há chances de recuperar o estado antigo da peça por meio de polimentos especiais.

• Caso a sua jóia de ouro tenha detalhes em perolas, vale lembrar que essa jóias deve ser limpada apenas com um pano seco e nada mais. Nunca lave as jóias com perolas com água ou qualquer outro liquido, porque essas jóias possuem furos, em especial os colares, podendo ser fios de algodão ou de seda, os quais não podem ser molhados. Quando for vestir uma jóia com pérolas, passe antes o perfume ou o cosmético na pele e espere secar para então vestir a jóia.

Imagem de Amostra do You Tube

• Já as jóias com diamantes exigem cuidados diferentes. Elas podem sim ser lavadas. Deixe as de molho em um pote durante poucos minutos com água morna e um pingo de detergente neutro. Em seguida, passe uma escovinha de dentes na parte da jóia em que estão os diamantes, em especial, nas partes internas de difícil acesso, a fim de remover os resíduos mais escondidos que ficaram grudados nos diamantes. Enxágüe bem até remover todo o detergente da peça e utilize um secador de cabelos para secar a jóia ou apenas um pano seco sem pêlos.

• Se estiver vestindo um anel de ouro e for lavar as mãos, procure passar o sabonete longe do anel, mesmo que seja um sabonete liquido, pois o produto adere nas partes internas dos detalhes e formas dos anéis apos secarmos as mãos, removendo temporariamente o brilho natural jóias, as com pedras principalmente.

• Produtos químicos mancham algumas pedras preciosas e, também, mancham não somente o ouro como outros metais de menor nobreza.

Limpando jóia

Limpando Jóia

• O melhor modo de conservar as suas jóias de ouro é manter a disciplinas nos pequenos cuidados antes de vestir, evitando passar cosméticos na região; durante, cuidando com arranhões e pequenas batidas, e depois de vestir as jóias, guardando as devidamente.

• A maioria da jóias com pedras preciosas devem seguir os mesmos cuidados de jóias com diamantes, sendo raras as exceções que exigem cuidados diferentes.

• Jóias com pedras tratadas, como por exemplo a turquesa, o coral ou a ágata, recomenda se levar em um joalheiro para limpar corretamente a peça, pois nem sempre as cores das pedras estão estabilizadas. Portanto, devem ser limpas somente com pano apropriado para esse tipo de jóia.

Produto de limpeza de jóia

Produto de Limpeza de Jóia

• Expor jóias de qualidade ao sol muito raramente irá alterar as qualidades do material, porém, como qualquer metal que fora moldado, as mesmas não devem ser expostas a temperaturas diferentes das quais o nosso próprio corpo agüenta sobreviver, em outras palavras, em ambientes com temperaturas normais as suas jóias estarão resguardadas.

• Existem pessoas as quais apresentam uma maior concentração de iodo no corpo, fato que pode escurecer em menor tempo o ouro das jóias. Para que a peca recupere o brilho original, a dica é levá-la em um joalheiro para fazer uma limpeza especial na peça.

• Com o tempo as jóias de ouro costumam sofrer a oxidação superficial. E para remover essa oxidação e recuperar o brilho da jóia a dica é usar um pano seco sem pêlos e esfregá-lo contra a jóia até que o brilho volte, mesmo que isso leve alguns minutos.

Deixe um Comentário

comm comm comm