Dicas de Cuidados Com Joias de Ouro e Prata

Postado por  //  3 de junho de 2013  //  Acessórios  //  Nenhum Comentário

 As Joias de Ouro

Joias de ouro tem uma manutenção bem fácil e não precisam de uma limpeza periódica, ao contrário das joias de prata, que devem ser limpas regularmente. Entretanto, as joias de ouro também estão propensas a ficarem sujas com o decorrer do tempo e em algum momento vão precisar de algum tipo de limpeza, para manter o brilho e a beleza da peça. A maioria das pessoas se preocupa mais com a manutenção das joias de prata, e devido a isso e acaba se esquecendo das peças de ouro.

.

Cuidados Importantes ao Limpar Joias de Ouro

Geralmente é possível usar ingredientes facilmente encontrados em casa para realizar a limpeza das joias. Mas há alguns pontos que precisam ser lembrados antes do processo de limpeza. Um ponto importante que deve ser lembrado é que as joias de ouro não devem ser limpas com qualquer tipo de produto de limpeza, como os que contenham cloro ou água sanitária, por exemplo. Essas substâncias podem fazer a joia de ouro perdem a sua cor de forma permanente e esta é uma precaução que precisa ser tomada a fim de proteger a peça.

Sabões de qualquer tipo não devem ser usados para limpar peças de ouro que tenham algum tipo de pedra preciosa. A área onde as pedras estão presentes deve ser especialmente protegida de sabão. Um pano ligeiramente úmido pode ser embebido na solução de limpeza e, em seguida, utilizado para limpar o tipo de joia de ouro que contenha também pedras. A água também deve ser usada a fim de enxaguar os restos do agente de limpeza, uma vez que qualquer tipo de sabão pode fazer com que a joia de ouro perca a sua cor.

O detergente líquido é um dos melhores agentes de limpeza de uso doméstico, que pode ser utilizado para limpar o ouro. O detergente deve ser misturado em água quente e, em seguida, a peça de ouro deve ser mergulhada nessa solução durante alguns minutos. Em seguida, com uma escova de dente ou uma flanela, limpe o restante de sujeira que estiver no ouro.

Dicas Para Polir Joias de Ouro

Tecidos de polimento de joias são uma maneira eficaz e barata de manter as peças de ouro brilhantes. Estes tecidos de algodão, também chamados de flanelas, ajudam a remover manchas e lustrar a joia para ela parecer nova. Evite usar jóias quando for entrar em contato com produtos químicos domésticos, tais como o cloro, pois isso pode descolorir ou danificar as suas jóias de ouro.

Cuidados Com o Armazenamento das Peças de Ouro

Jóias

Jóias

O armazenamento adequado das joias é essencial para manter sua beleza e brilho. Ao armazenar a joia, tenha cuidado para que as partes não entrem em atrito para evitar arranhões e perda de brilho. O ideal é armazenar suas joias em bolsinhas de tecido revestido de veludo, ou uma caixa com compartimentos para armazenar cada peça separadamente.

É importante verificar periodicamente também as joias com pedras para conservá-las. Imergir a joia no álcool por alguns segundos irá restaurar o brilho das pedras. É muito importante secar completamente a joia após a limpeza antes de usar ou guardar.

As Joias de Prata

Agora é a hora de aprender a cuidar das joias de prata para que elas permaneçam bonitas e com aparência de nova por muito tempo. Confira!

Causas de Manchas e Corrosão nas Joias de Prata

As manchas nas joias de prata podem ser causadas por: Umidade e enxofre naturalmente emitidos pela prata, produtos químicos encontrados em roupas, alimentos (cebola, ovo, produtos à base de óleo, sal, leite, vinagre e outros alimentos ácidos) borracha, a oleosidade da pele , maquiagem, perfumes e produtos de cabelo e muito mais.

Imagem de Amostra do You Tube

Armazenamento das Jóias de Prata

A maneira como você armazena e protege suas joias de prata é muito importante para a conservação das peças. O que a maioria não sabe é que não é difícil fazer isso se você apenas seguir algumas orientações.

As joias de prata esterlina devem ser armazenadas em um local escuro e seco, longe da luz solar direta, umidade e calor. Todas as joias têm a necessidade de circulação de ar e com a prata não é diferente. A prata deve ser armazenada em um local onde cada peça possua um espaço, sem que entre em atrito com outra. Isso permite a circulação de ar, bem como protege-as de arranhões e outros danos.

Nunca enrole ou guarde suas joias de prata em: papel, filme plástico, algodão, caixas de jóias sem forro de madeira, etc.

Dicas Básicas de Limpeza das Joias de Prata

Lave suas joias de prata com água morna e um detergente neutro (livre de fosfato). Use uma esponja macia, lave e seque bem com um pano macio. Isso funciona muito bem para tirar manchas também.

Cuidado: Se a sua joia tem pedras preciosas, tenha muito cuidado ao limpar. Evite colocar o detergente em contato com as pedras.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Limpar Joias de Prata Manchadas:

  1. Em uma tigela grande, coloque um pedaço de papel alumínio na parte inferior com o lado brilhante para cima.
  2. Coloque a joia em cima da folha de alumínio. A prata deve entrar em contato direto com a folha de alumínio.
  3. Despeje água fervente na tigela, o suficiente para cobrir a joia de prata.
  4. Polvilhe 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio sobre a prata.
  5. Deixe de molho por até dez minutos.
  6. Enxágue com água e seque bem.

Cuidados Depois do Uso das Joias de Prata

.

Nem todo mundo costuma tirar as joias quando toma banho, mergulha no mar ou em uma piscina ou antes de dormir. Você não precisa tirar se não quiser. O que você precisa fazer é enxaguar a joia com água limpa após o banho e retirar qualquer resíduo de sabão, cloro ou sal que possa ter ficado depois de um banho de chuveiro, piscina ou mar.

Se for passar perfume ou algum produto para cabelos ou pele, retire a joia antes e coloque apenas depois de o produto secar. São cuidados pequenos como esses que vão fazer com que a sua joia de prata permaneça bonita por muito mais tempo.

Deixe um Comentário

comm comm comm