Como Fazer um Calendário Menstrual

Postado por  //  25 de agosto de 2013  //  Beleza  //  Nenhum Comentário

Todos devem saber que as alterações dos níveis hormonais do ciclo menstrual mensal faz com que ocorra uma enorme variedade de mudanças no corpo de uma mulher. Algumas dessas alterações são: aumento e queda da temperatura corporal, dor, diferenças na secreção vaginal, pontadas na barriga, alterações de humor e outras. É devido a essas alterações que manter um calendário menstrual é uma ótima ideia, para que assim a mulher possa monitorar o seu ciclo menstrual e os sintomas causados por esse período.

.

Como o Calendário Menstrual ou Tabela Pode Ajudar?

Um calendário do ciclo mensal, um calendário menstrual, ou até mesmo uma tabela dos seus sintomas de menstruação, tem a finalidade de ajudar você a prever mudanças no seu corpo, possivelmente seus sintomas pré-menstruais e sua menstruação. Além disso, você saberá a data certa da sua ultima menstruação, para que assim, quando você for ao médico, você esteja preparada para algumas perguntas dele, como por exemplo, a data da sua ultima menstruação.

Outra boa razão para você montar um calendário menstrual, é para que caso você não goste de ir ao médico quando estiver menstruada, você saiba em que data poderá ir. Fora que também, alguns testes como o Papanicolau, precisam ser realizado quando a mulher estiver com hemorragia, sendo assim, é importante saber em que fase do ciclo menstrual a mulher se encontra.

Como Fazer um Calendário Menstrual

Como Fazer um Calendário Menstrual

Lembrando também que o calendário menstrual da para a mulher, é um controle maior em relação a sua saúde reprodutiva, ajudando-a a compreender os ritmos de seu corpo.

Dicas para montar o seu Calendário Menstrual

Monitorar os sintomas de menstruação em um calendário do ciclo mensal ou um calendário menstrual é simples, porém a mulher precisa lembrar de fazê-lo sempre.

Calendário Menstrual

Calendário Menstrual

Sempre marque o primeiro dia da sua menstruação. Anote também quando você tiver alteração de humor, cólica, mudanças de secreção vaginal, manchas na calcinha entre as menstruações, sentir dores inesperadas, e outras mudanças as quais você não ache normais. Pode surgir um padrão clinico, em pouco tempo, e você pode acabar conseguindo fazer a correspondência de determinados sintomas com as fases diferentes de seu ciclo menstrual. Marque as mudanças na sua temperatura corporal, para que assim, você consiga identificar as vezes em que ocorrerem alguns sintomas específicos.

Quando a mulher ovula, a temperatura corporal aumente de 0.25 a 0.5 graus. A temperatura corporal, voltará ao mesmo nível do período pré-ovulatório, caso a mulher não esteja grávida, à medida em que os níveis de progesterona e estrogênio caírem, e estiver aproximando a próxima menstruação. Entretanto, se a mulher estiver gravida, a temperatura corporal irá permanecer elevada por mais de 16 dias depois da sua ovulação.

– Qual a duração da sua menstruação?

Imagem de Amostra do You Tube

Em seu calendário você deverá marcar os dias de sua menstruação. O “Dia Um” do seu ciclo mensal, é o primeiro dia de sua menstruação. Caso você consiga, todo mês, registrar o seu ciclo menstrual, você poderá observar um padrão, pois um ciclo normal dura de 21 a 35 dias.

– A intensidade do seu fluxo

Registre quando a sua hemorragia for forte ou fraca, e também quaisquer alterações de textura e cor, como coágulos. Se você notar qualquer coisa incomum, em relação a sua menstruação, suas características e quantidade de fluxo, você precisa dizer ao seu médico.

– Outros Sintomas

Anote também, qualquer secreção vaginal incomum que aconteça durante o mês. Você poderá observar uma secreção mais pegajosa ou espessa no meio do ciclo, o que é normal e quer dizer que você está ovulando. Há algumas mudanças que dão informações importantes, que você precisa observar como: tempo ou quantidade de sangue menstrual, problemas de lubrificação vaginal, variações na duração da sua menstruação, períodos irregulares, depressão, irritabilidade e variação de humor, manchas na calcinha entre menstruações, qualquer mudança na secreção vaginal como quantidade e cor, especialmente se provocar mau cheiro e coceira, e qualquer tipo de dor na região vaginal, seja ela relacionada ou não com a sua menstruação. Se alguns desses sintomas, não parecer normal, entre em contato com o seu médico.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Calcular o Período Fértil?

Encontrar o período fértil é mais simples para as mulheres que possuem um ciclo menstrual regular, onde elas devem verificar o dia da ultima menstruação e contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação. O período fértil, dura 6 dias aproximadamente, e apesar de seguir um padrão, ele não é igual para todas as mulheres, pois para que cada uma consiga encontrar o seu período fértil é necessário que saibam quantos dias é o seu ciclo menstrual.  Se o seu ciclo menstrual for regular, você contará os 14 dias, e ao encontrar o dia, você deverá contar 2 dias antes e 2 dias depois, sendo assim, esses dias corresponde ao seu período fértil, sendo que o dia mais fértil é o 14º dia.

Características das Fases

– Do 1º ao 3º dia Menstrual

Físico: o corpo desincha, alivio de “peso” nas pernas, cabelo rebelde e pele opaca.

Emocionais: introspetiva, atenciosa, reservada, intimista.

Psíquicos: muito sensível e sonolenta.

Apetite: normal.

Comportamento: normal, preguiça para a realização de atividades físicas.

– Do 4º ao 10º dia Pós-menstrual

Físico: cabelo macio, sono tranquilo, pele saudável e peso normal.

Emocionais: lúcida, calma e afetuosa,

Psíquicos: espírito empreendedor e memória boa.

Apetite: baixo.

Comportamento: normal, extrovertida, desejo sexual ativo.

– Do 11º ao 17º dia Fértil

Físico: pele viçosa, lubrificação vaginal intensa e cabelo sedoso.

Emocionais: sedutora.

Psíquicos: dominadora, hiperativa, competitiva e decidida.

Apetite: pouco

Comportamento: desejo sexual no ápice.

– Do 18º ao 25º dia Pré-menstrual com TPM

Físico: tonturas, dor de cabeça e muscular, palpitação, ganho de peso, ondas de calor, retenção de liquido, fadiga, seios doloridos, cólicas, acne, vômitos e náuseas.

Emocionais: irritada, depressiva e choro fácil.

Psíquico: esquecida, ansiosa, ataques de pânico, insone e falta de concentração.

Apetite: fome exagerada.

Comportamento: queda de motivação.

– Do  18º ao 25º dia Pré-menstrual Normal

Físico: aumento de peso, sensação de peso no baixo ventre, seios doloridos, cabelo rebelde, abdome distendido e pele opaca

Emocionais: insônia e agitada

Psíquico: distraída e esquecida, muito sensível e sonolenta.

Apetite: grande.

Comportamento: baixa criatividade, carente de afeto, baixa produtividade, desejo sexual em baixa e impaciente.

.

Deixe um Comentário

comm comm comm