Estilo das Personagens de Amor à Vida

Postado por  //  10 de setembro de 2013  //  Beleza  //  Nenhum Comentário

Existem duas formas de a moda ser inspirada e criada. Nessas duas formas tudo deve ser observado e notado, inclusive celebridades e personagens. As celebridades e personagens de novelas, filmes e teatro são escritas com certas características e, durante sua vida cênica, desenvolvem um estilo que pode ser inspirador a nós, telespectadores.

.

É Tudo Questão de Moda, Modismo e Estilo

Na moda, uma roupa (ou uma cor, ou um acessório) pode ser classificado em três tipos: moda, modismo e estilo. Você sabe a diferença desses três? Vamos aprender agora.

  • Moda

A moda é uma tendência que foi lançada baseada em estudos e pesquisas. Ela, geralmente, passa dois anos para ser lançada pois seus estudos começam com muita antecedência, a fim de que tecidos, cores, estampas, tudo esteja certo e na maior qualidade possível para o cliente. A moda ela tem um avanço contínuo até alcançar o seu pico de vendas e um declínio contínuo até o seu desgaste.

  • Modismo

O modismo é uma tendência que é lançada com pouco estudo. Por conta de não ter um preparo antes para material e divulgação do que virá, seu lançamento é instantâneo, seu pico de vendas é rápido, e seu desgaste também é muito rápido.

Imagem de Amostra do You Tube
  • Estilo

O estilo é uma tendência que é lançada, tem seus dias de moda, mas seu desgaste não é tão efetivo. O estilo é uma tendência atemporal, que pode ser usado independente de estação ou temporada. É a moda que condiz com nosso comportamento e temperamento.

Entendendo agora como funciona a moda em termos de tendências, vamos dar uma olhada em como essas tendências podem ser lançadas.

Surgimento das Tendências

Existem duas formas básicas de uma tendências surgir. Sempre tem um acontecimento ou uma “população” que faça com que a tendências surjam. Geralmente essa tendência surge bem extravagante e, à medida que vai descendo de camadas, ela vai afinando suas extravagâncias, se tornando uma moda comercial. Como assim “descendo de camadas”? Vamos ver os dois exemplos que vocês vão entender.

Imagem de Amostra do You Tube
  • Movimento trickle-down

Esse movimento, que tem como tradução “gotejamento” é a forma mais comum de uma tendência surgir. A tendência é lançada por ícones da moda como supermodelos ou grandes astros do pop. As grandes marcas de moda (Dior, Chanel, Givenchy…) se inspiram nisso e lançam a tendências de uma forma ainda não muito usual. A mídia (cantores, artistas, atores) começam a usar tal tendência, divulgando-a de uma forma que as marcas de prét-à-porter de luxo começam a reproduzi-la. As marcas de prét-a-porter começam a reproduzir algo ainda menos enfeitado para seu público, até que as pequenas marcas e facções de feiras começam a reproduzir a mesma tendência lançada de uma forma extravagante em um tecido de bem menor qualidade e de uma forma bem usual. A tendência passa por todas as classes sociais, e esse processo se repete sempre com várias tendências.

 

  • Movimento bubble-up

O movimento bubble-up, que tem a tradução livre de “bolhas subindo”, é o movimento contrário do trickle-down. Ao invés de surgir do mundo dos famosos, o movimento bubble-up surge de tribos, das ruas. Passa para as facções, para as lojas de prét-a-porter, e assim sucessivamente, até alcançar os famosos. É um movimento menos comum, mas não impossível.

 

Como vimos, tudo o que vivemos no nosso dia-a-dia pode ser uma “brincadeira” dos designers de moda para que possa nos impor a usar tal roupa. Artistas mundiais como Madonna, Lady Gaga e afins são artistas que passam esse ideal de roupa a ser usado. Aqui no Brasil nós temos como influência na moda personagens de novela. Iremos tratar aqui das influências que tivemos a partir do estilo de algumas personagens da novela do horário nobre Amor à Vida.

 

Amor à Vida

  • Paloma (Paola Oliveira)

Paloma é uma das personagens principais da novela. No começo da trama ela era uma jovem que acabou abandonando sua casa para viver um grande amor. Seu estilo era mais despojado, largado, rippie. Calças jeans, moletons e camisetas eram certeiros em seu guarda-roupa. Com a passagem de tempo, Paloma se formou em medicina e se tornou uma médica do hospital que seu pai é diretor. Seu estilo passa a ser mais chique e social, compatível com os ambientes que frequenta.

  • Pilar (Susana Vieira)
Pilar

Pilar

Pilar é a mãe de Paloma e Félix, esposa de César, o diretor do hospital San Magno. Pilar é dona de metade das ações do hospital, além de ser médica dermatologista (afastada do cargo para cuidar da família). Pilar usa, desde o começo da novela, um estilo social e elegante. Cores sóbrias e neutras que fortalecem seu papel de mãe e “primeira dama” do hospital.

Moda

Moda

  • Valdirene (Tatá Werneck)

Valdirene é a piriguete piradinha da novela. Personagem do elenco pobre da novela, o sonho de Valdirene é dar o golpe da barriga em um homem rico (se famoso, melhor ainda). Para mostrar todo o seu charme e toda a sua dificuldade Valdirene investe em looks que destaquem suas pernas, seja com shorts e vestidos curtinhos ou calças justas. A piriguete gosta de usar a cintura alta, destacando a barriga ao abusar dos croppeds. Cores vivas são as mais usadas por Valdirene para confirmar sua alegria.

  • Patrícia (Maria Casadevall)

A jovem que trabalha na administração do hospital é moderna e antenada nas atualidades. Patrícia adora calças justas, conjuntinhos, camisas de seda, transparências e tudo o mais. Seu look despojado e moderno vai desde uma balada até o trabalho.

  • Nicole (Marina Ruy Barbosa)

A jovem órfã e dona de uma grande herança tem um estilo muito interessante. Por ser uma jovem rica, ela se veste conforme sua classe social. Mas não deixa de se vestir como uma jovem. Saias com brilho, blusas de seda ou renda. Para dar o romântico à personagem, um laço na cabeça e uma echarpe no pescoço para confirmar sua classe. Cores claras como branco e rosa são sempre presentes em suas peças.

Se você perceber, algumas tendências já foram lançadas ou voltaram a estar em alta depois de a novela Amor à Vida estrear. As camisas de seda, que fizeram muito sucesso com a Carminha de Avenida Brasil, voltaram a fazer sucesso com as personagens Nicole e Patrícia. Cintura alta e cropped se mantiveram em alta com o auxílio da piradinha Valdirene, o estilo rippie teve uma alta junto com a Paloma do começo da novela, e assim segue a moda: se inspirando no que a mídia passa para nós constantemente.

.

Deixe um Comentário

comm comm comm