Verdades e Mentiras Sobre a Gelatina

Postado por  //  14 de agosto de 2013  //  Beleza  //  Nenhum Comentário

Alimento presente em diversas casas brasileiras, a gelatina já foi amada e odiada por diversas pessoas. Mas ultimamente andam surgindo diversos mitos quanto a seus benefícios, o que ela poderia trazer de bom para a dieta e seu poder milagroso de cura. É tudo verdade ou não passam de lendas urbanas para vangloriar um alimento tão simples e até barato? Confira a seguir.

.

A Gelatina Previne ou Reduz a Celulite

Mentira. Não há nenhum dado comprovante a relação da gelatina com a celulite, pois ela não tem nada que faria o corpo eliminar o acúmulo de celulite de forma eficiente ou nada que indique isso. Contudo, não podemos dizer que a gelatina não é mesmo um bom alimento. Ela é rica em proteína extraída das camadas do couro bovino e por isso ela é um alimento mais nutritivo que diversas barras de proteínas por ai.

Verdades e Mentiras Sobre a Gelatina

Verdades e Mentiras Sobre a Gelatina

Uma dieta rígida com gelatina como base pode eliminar a celulite

Mito. Não seria a gelatina a fazer o corpo perder peso e perder a celulite, mas o conjunto da dieta evitando o acúmulo de gorduras. A gelatina apenas iria ajudar a nutrir o corpo com proteínas, mas não vai agir eliminando nada ou ajudando a perder.

Para este mito pense apenas na lógica. Uma dieta a base de frango, por exemplo. Se você corta doces, sucos e come apenas frango com regulação até mesmo na quantidade, com certeza vai perder peso, não é mesmo? A lógica aqui é a mesma. A gelatina é apenas o guia, mas não o milagre.

A gelatina não tem gordura nem colesterol

Gelatina

Gelatina

Verdade, e por isso há uma enorme vantagem em ter gelatina na sua dieta na geladeira como uma forma de manter o corpo nutrido com a quantidade certa de nutrientes. A gelatina não tem nem gordura, colesterol e carboidratos. O mesmo já não pode ser dito de yogurtes e coalhadas, por exemplos, usados geralmente em café da manhã de atletas e campeões.

A gelatina é de fato um dos alimentos mais bacanas para se ter em uma dieta de perca de peso, pois ela tem como composição de 84 a 90% de proteína, 1 a 2% de sais minerais e 8 a 15% de água. Em uma dieta para perder peso, a gelatina não pode faltar!

Gelatina no cabelo melhora o brilho dos fios

O tipo de proteína contida no produto é voltada para nutrir o organismo e não serve para os fios. Você pode até usar, mas não terá efeito algum e este é um dos mitos mais antigos mas que, infelizmente, muitas pessoas acabam acreditando e colocando gelatina como uma espécie de hidratação. Infelizmente não funciona.

A gelatina pode ser um hidratante para a pele

Imagem de Amostra do You Tube

Outro mito bem popular. Contudo, a gelatina pode ter sua utilidade na hora de fazer um remédio caseiro para a pele como base apenas. Mais uma vez, a proteína contida na gelatina nem tem utilidade na pele. A pele demoraria muito para enviar os nutrientes para o organismo e não os usaria, mas pode ser uma boa mistura para tornar uma máscara de rosto mais consistente, por exemplo, ou para criar um bom esfoliante caseiro.

Quanto tempo a gelatina pode começar a mostrar resultado no corpo?

Apesar de ela ser absorvida rapidamente pelo organismo, não é algo muito rápido. Os primeiros resultados começam a surgir em frente ao espelho em 30 dias ou 60 dias, depende de pessoa para pessoa. No geral nos primeiros 15 dias você já consegue ver algo bacana como a redução de medidas, sente-se mais disposta e mais alegre por conta da proteína. Sente menos fome também.

A gelatina inibe a fome

Verdade. Como a quantidade de proteína no alimento é grande, você deve sentir menos fome e por isso deve sentir uma vontade de lanchar mais tarde. É por isso que a gelatina pode ser amplamente usada em cafés da manhã, lanche antes da academia e até um jantar para quem adora comer demais antes de dormir.

A gelatina é feita de água, por isso ajuda a eliminar a fome. Por isso muita gente adora comer uma gelatina antes do almoço para garantir uma refeição menor ou como lanche uma hora antes do jantar para reduzir o seu apetite. E funciona!

Gelatina demais faz mal

Verdade. Tudo demais faz mal ao organismo, não é mesmo? Com a gelatina é a mesma coisa. Ela em excesso irá jogar uma bomba de proteínas em seu organismo, e por isso pode haver reações como diarreia, indisposição e insônia. Nada em excesso faz bem, não é mesmo?

Um pote de gelatina por dia já é o suficiente para uma dieta. Mas você pode pensar em dois se estiver com carência de proteínas ou esteja se alimentando mal demais, diminuindo para um dia cerca de três semanas depois.

A melhor maneira de consumir gelatina é em cápsulas

Imagem de Amostra do You Tube

Se for gelatina de colágeno sim, mas as demais na alimentação é melhor. Contudo, deve ser uma alimentação pura, saboreando a gelatina mesmo. Incluir mais alimentos na dieta pode fazer mal como bolachas doces e você está tirando toda a vantagem de comer gelatina, já que está ingerindo gordura em conjunto.

Gelatinas sem sabor são melhores que as coloridas

Mito. O foco é a base de nutrientes do produto, e não o sabor. Gelatina com sabor ou sem sabor não interfere muito em seu efeito e em seu uso. O foco na hora da compra deve ser no valor nutricional, olhando a tabela de composição, e não o sabor. O aroma artificial não altera em nada o poder do produto.

Gelatina faz bem para os ossos e articulações

Sim no momento que a gelatina tem colágeno em sua composição. O colágeno compõe os ossos e articulações do corpo. Mas na menor das hipóteses, a gelatina sempre vai fazer bem ao organismo porque ela dá ao corpo nutrientes importantes como a água, que hidrata e a proteína, responsável pela energia e vitalidade. Mal a gelatina jamais vai fazer mesmo!

.

Deixe um Comentário

comm comm comm