Mistura de Tintas para Cabelo: Cuidados para ter Cabelos Coloridos e Saudáveis

Postado por  //  12 de abril de 2011  //  Cabelo  //  Nenhum Comentário

As Cores

Uma nova mania que vem fazendo a cabeça das garotas é a mistura de várias cores no cabelo. São inspiradas em artistas, como a cantora norte-americana Pink e a VJ da MTV Marimoon, que costumam variar os tons coloridíssimos de suas madeixas a cada ocasião. Antes de aderir a essa mania, é preciso ter a consciência de que o cabelo que passou por esse processo intenso de coloração necessita de cuidados intensivos, tanto em casa, quanto em um salão profissional. Por isso, as moças precisam preparar o bolso e bastante paciência em tratar dos cabelos no salão.

Mistura de Tintas para Cabelo: Cuidados para ter Cabelos Coloridos e Saudáveis

Mistura de Tintas para Cabelo: Cuidados para ter Cabelos Coloridos e Saudáveis

Isso acontece porque a tintura deixa-o mais ressecado, pela alteração das propriedades da queratina, que protege naturalmente os fios. Segundo especialistas, um dos problemas mais comuns é quando a química das tinturas fica por mais tempo do que o recomendado pelo fabricante, além das misturas caseiras, que acrescentam itens não indicados durante o preparo.

Os Erros

Cores

Cores

Esses erros podem provocar a má penteabilidade (fios se embaraçam mais facilmente), alterações no brilho dos fios e irritação no couro cabeludo. Por isso, é importante que a coloração seja feita por produtos de boa qualidade, pois as marcas mais modernas desenvolveram produtos que preservam a queratina dos cabelos ao máximo. Sendo assim, o segredo para a beleza dos cabelos coloridos é investir em produtos de marcas conceituadas no mercado, seguir à risca as orientações para aplicação e, preferencialmente, que seja feita por um profissional.

Respeitar o intervalo entre uma tintura e outra é muito importante. Dependendo do tipo e condição do cabelo, o intervalo pode demorar um mês ou mais, para que os cabelos se recuperem. Profissionais também orientam a fazer a decapagem nos fios com cautela. Esse procedimento trata-se da descoloração dos fios para depois colori-los novamente, o que é muito agressivo.

Cabelos e Químicas

Marcas

Marcas

É importante não colorir os cabelos no mesmo dia em que forem feitos outros tratamentos químicos, como escova definitiva, relaxamento, alisamento, etc. Isso destrói a haste capilar, que depois nunca mais volta ao normal, só se nascer um novo fio. Mas se o estrago já foi feito, é possível somente amenizar a aparência, com tratamentos como cauterização com queratina, reconstrução capilar e hidratação. Por isso, assim que o cabelo é colorido, vai precisar de cuidados constantes. O cabelo que passou por ação química precisa de produtos específicos para fios tingidos.

O investimento deve ser pesado em xampus, condicionadores e cremes de marcas conceituadas. O cabelo deve passar por muita hidratação, que deve ser feita pelo menos uma por semana. Os produtos mais indicados para a hidratação dos fios tingidos são os à base de manteiga de karité, queratina, semi di Lino e quina rosa. Atenção para os xampus, que devem ser sem sal, e complemente com reparador de pontas, leave-in, com proteção solar e defrizzante termo-ativado. Por fim, para as mulheres que desejam tingir os cabelos coloridos, devem, antes de tudo, buscar qualidade, tanto nos produtos, quanto no trabalho do cabeleireiro, pois nesse caso, o barato pode sair muito caro.

Deixe um Comentário

comm comm comm