Como Lidar Com Sogra Ciumenta

Postado por  //  22 de julho de 2014  //  Comportamento  //  Nenhum Comentário

A figura da sogra é vista como quase uma bruxa no imaginário popular, porém, nem sempre a relação com ela é ruim. Tem casos em que homens e mulheres veem na sogra uma segunda mãe que às vezes é mais carinhosa que a sua própria mãe. Entretanto é claro que existem aquelas sogras que são mais difíceis de levar e que não gostam tanto assim de genros ou noras.

Imagem de Amostra do You Tube

Em grande parte dos casos em que há conflito com a mãe da pessoa amada pode ser que o motivo seja o ciúme. Pense bem, essa mulher tinha o filho(a) somente para si até o momento em que uma terceira pessoa apareceu na história. Não é tão estranho imaginar que essa mãe tem pelo menos uma ponta de ciúme, não é mesmo?

A seguir vamos te dar algumas dicas de como lidar com uma sogra ciumenta, pois é essencial conseguir conviver com ela já que se trata da mãe da pessoa que você ama. Saiba que é possível reverter essa situação desagradável ao seu favor.

Sogra é Mãe

A sogra deve ser vista pelo o que ela realmente é, ou seja, a mãe do seu cônjuge. Dessa forma você deve respeito a ela pela sua idade e pelo fato ser a mãe da pessoa amada. Se for difícil esse passo para você, pense na sua mãe, você quer ela tenha o respeito que merece, não é mesmo?

Além disso, pense que algum dia a sua sogra poderá vir a ser a avó dos seus filhos. Tratá-la mal ou viver brigando irá afetar gravemente toda a família, o melhor é sempre ter paz na sua casa. Visto que a sua sogra é a mãe do seu cônjuge e avó dos seus filhos você deve passar a gostar dela, mesmo que no início seja somente por isso mesmo.

Entenda a Sua Sogra

Toda mãe quer sempre o melhor para os seus filhos, a mãe tem uma ligação muito forte com seus filhos, pois é ela quem carrega o feto por nove meses em seu ventre e ela quem lhe dá a luz. Essa mulher que parece sempre se interpor entre você e o seu par é a mesma que sempre cuidou do filho quando este ficou doente, que lhe ensinou os primeiros passos enfim que lhe ajudou a crescer como pessoa.

Um elo muito forte que não deve ser quebrado, imagine se um dia alguém tentar romper o elo que existe entre você e seus filhos. Para muitas sogras parece que os filhos as estão abandonando quando encontram alguém com quem desejam casar e constituir família. Dessa forma nasce o ciúme que pode envenenar a relação com a nora ou com o genro.

Entenda Seu Lado

Agora que você refletiu um pouco sobre o que a sogra sente em relação a esse casamento você deve começar a pensar no seu lado. É claro que não dá para ser tão abnegada a ponto de não admitir que te incomoda a forma como a sogra te critica para o filho(a) ou como ela tenta interferir e gerar brigas.

Em geral os problemas surgem porque as sogras exageram nos cuidados com os filhos(a) buscando sempre dar conselhos (na maioria das vezes ruins para você) e dizer que somente o filho(a) tem razão na história.

Em suma a sogra se mete demais na vida do casal. A melhor coisa que você pode fazer é tentar construir uma ponte até a sua sogra e mostrar a ela que está disposto(a) a levantar a bandeira branca da paz, ou seja, ceder um pouco.

Melhore a Relação com a Sogra

A sua sogra precisa entender que você não está tentando roubar o seu bem mais precioso, ou seja, seu filho. Para que isso fique bem claro e a relação possa seguir por um caminho mais cordial algumas atitudes são muito bem-vindas. Comece não excluindo a mãe do seu par da vida de vocês.

Contato

Convide a sua sogra para almoçar na sua casa algumas vezes e aceite os convites dela. Quando você recusa vários convites e nunca a chama para fazer uma visita pode parecer que você está deixando ela de fora da vida do filho. Sempre diga para o seu par como é importante se preocupar e cuidar de sua mãe. Quando o casal mora longe pode substituir as visitas frequentes por telefones frequentes. O importante é manter contato.

Datas Comemorativas

É importante que sua sogra perceba que você não esquece dela nas datas comemorativas como o aniversário dela, o dia das mães e o natal. Equilibre algumas dessas datas o casal passa com a sua mãe e outras com a sogra.

Presentes

Todo mundo gosta de ganhar presentes em especial quando é algo de bom grado. Sendo assim você pode comprar presentes especiais em datas comemorativas e também num dia em que passando em frente a uma loja você veja algo que te faça lembrar dela, por exemplo. Os presentes podem ajudar a estreitar os laços entre vocês, dentre as possibilidades estão livros, flores, enfeites bonitos, acessórios entre outros.

Crie Uma Relação com Ela

Tente fazer com que a sua relação com a sogra não se restrinja apenas ao elo que vocês têm pelo seu par. Dessa forma tente sair algumas vezes só com ela, pode ser uma boa ideia chamá-la para ajudar a escolher um presente para o seu par para presenteá-lo no aniversário dele, por exemplo. A sogra sentirá que você está incluindo ela e que a sua opinião é importante para você.

Não Deixe Ela de Lado

Mesmo que vocês não tenham a melhor das relações evite deixá-la de lado nas reuniões de família. Você deve sempre se manter por perto e tentar começar conversas com ela, o mais importante é que ela não fique largada num cantinho.

Afaste o Ciúme

A melhor forma de afastar o ciúme da sua sogra é criar entre vocês laços de amor. Pode não ser uma tarefa das mais simples, mas com o tempo ela passará a confiar mais em você e deixará de te ver como aquela pessoa que está tentando roubar o filho(a) dela.

Quando se fala a palavra sogra as pessoas já olham torto. A maioria das pessoas vê a sogra como aquela pessoa ciumenta, uma mãe super protetora que coloca defeito em quem quer que se aproxime do seu filho ou filha. A verdade é que nem todas as sogras do mundo são assim, mas existem várias que dão muito trabalho para os seus genros e noras.

No artigo de hoje vamos dar algumas dicas especiais para quem precisa lidar com uma sogra ciumenta. Aprenda a lidar com a pessoa que deu a luz ao amor da sua vida, sem maiores estresses.

Não Tente Roubar o Lugar Dela

As sogras costumam demonstrar ciúme quando sentem que estão perdendo o seu posto. Isso acontece principalmente com as mães de homens e elas costumam se estranhar com as namoradas e esposas deles, por se sentirem ameaçadas.

A verdade é que a intenção da maioria das namoradas e esposas não é roubar o lugar da mãe, o que elas querem é acrescentar na vida do homem e não ocupar o espaço de outra pessoa. As mães precisam entender que nunca deixarão de ser mães. Claro que os filhos começarão a dar mais atenção para suas mulheres, mas nada que prejudique sua relação com a mãe.

Infelizmente, nem todas as sogras pensam assim, o que acaba dificultando a vida das noras. Em primeiro lugar, se você quer aprender a lidar com uma sogra ciumenta, mostre a ela que você não tem a menor intenção de roubar o lugar dela. Trate-a bem, mesmo que no início ela se mostre mais recuada. Tenha paciência e não desista ao receber a primeira resposta rude.

Ouça os Conselhos Dela

As sogras gostam muito de dar conselhos para as noras sobre como os filhos gostam de ser tratados. Nem sempre esse tipo de conselho é desejado, mas a melhor coisa que você pode fazer é ouvir demonstrando interesse.

Imagina a seguinte situação: Você está cozinhando e ela começa a dizer que a maneira que você está fazendo não é a correta. Claro que isso é algo bastante desagradável e mulher nenhuma gosta que alguém fique atrás dela, dando palpite no que ela faz. Porém, vale a pena fazer o sacrifício de ouvir o que ela tem a dizer em nome de uma boa relação.

Por mais que, em outro momento, você não vá fazer da forma que ela sugeriu, releve. Finja que gostou da dica e que ela é realmente melhor do que a maneira que você costumava fazer. A sinceridade é algo primordial na vida de qualquer pessoa, mas algumas vezes devemos ter jogo de cintura para nos sairmos bem.

Não Fale Mal Dela Para o Filho

Por mais que sua sogra não demonstre ser a sua melhor amiga de infância, evite falar mal dela para o seu namorado ou marido. Lembre-se que ela é a mãe dele, você certamente não se sentiria confortável tendo que ouvir alguém falando mal da sua mãe.

Em último caso, se a situação ficar realmente insustentável, converse com ele numa boa, mas nunca fale mal das atitudes dela. Procure focar em como você se sente quando ela te trata mal, pode ser que ele aja como um conciliador a aproxime vocês duas. Mas é necessário que você esteja aberta a esquecer tudo o que ela fez.

Reveja as Suas Atitudes

Muitas vezes ficamos tão focadas nas coisas ruins que as pessoas nos fazem que acabamos nos esquecendo de rever as nossas próprias atitudes. Se a sua sogra não te trata da forma como você espera, comece a perceber a forma como você a trata. Será que o que ela faz não é apenas um espelho do que você anda fazendo?

Existe um famoso ditado que diz que não devemos fazer com os outros aquilo que não gostaríamos que fizessem conosco. E é bem assim que deve funcionar. Experimente tratá-la bem, de forma educada e carinhosa e veja o que acontece. Lembrando que não adianta ser falsa, pois ela irá perceber e a situação poderá se tornar pior do que já é.

Respire fundo antes de encontrá-la e mentalize que se vocês começarem a se dar bem seu marido ou namorado ficará muito feliz. Afinal, vocês duas são as mulheres da vida dele e com certeza o que ele mais quer e ver as duas se tornando amigas.

Respeite a Sua Sogra

Antes de julgar e apelidá-la de jararaca, ponha-se no lugar dela. Pense em sua história de vida, pode ser que ela tenha motivos para ter se tornado uma pessoa ciumenta e insegura. Cada um passou e passa por situações na vida que fazem com que ela se torne quem é.

Pessoas inseguras geralmente são assim porque passaram por momentos difíceis na vida, de perda. Pode ser que esse seja o caso dela, mas pode ser que não seja também. Não há uma explicação pronta, afinal os seres humanos são únicos e cada um guarda dentro de si um pouco de tudo o que viveu.

Faça Pequenas Gentilezas Para Ela

Não há nenhum coração, por mais duro que seja, que resista a uma gentileza. Já ouviu a famosa frase que diz que gentileza gera gentileza? Então, experimente ser gentil com a sua sogra. Procure por alguma oportunidade, mas tome o cuidado para não parecer intrometida. Se você, por exemplo, tirar o pó da estante dela pode ser que ela se sinta ofendida, achando que você quer dizer que a casa dela não é limpa.

Experimente comprar um bolo e levar para o café. Mas lembre-se de perguntar antes para o seu namorado ou marido qual o sabor preferido dela. Assim você não corre o risco de comprar algo que ela não gosta e acabar recebendo mais uma resposta desagradável.

Esforce-se em Nome do Amor Que Você Sente Pelo Seu Parceiro

Por mais que pareça um sacrifício aturar uma pessoa que te trata mal, faça isso por amor. Pense em como o seu parceiro gostaria que você tivesse uma boa relação com a mãe dele. Se você o ama, com certeza o sacrifício irá valer a pena.

Deixe um Comentário

comm comm comm