Dicas Para Superar Momentos Difíceis

Postado por  //  6 de fevereiro de 2015  //  Comportamento  //  Nenhum Comentário

Nem sempre a vida é fácil e os momentos difíceis fazem parte. Se eles não existissem não saberíamos dar valor aos momentos difíceis. Além disso, as dificuldades têm muito a nos ensinar, nos faz crescer e nos tornam pessoas melhores.

Imagem de Amostra do You Tube

Mesmo trazendo muito aprendizado para as nossas vidas, os momentos difíceis podem ser complicados. Porém, existem algumas formas de fazer com que eles passem da forma mais suave possível. Confira as nossas dicas e supere as dificuldades da melhor maneira.

Aceitação é Fundamental

As coisas acontecem, por mais que a gente faça de tudo para ser feliz, existem coisas que fogem do nosso controle. Quanto mais rápido você aceitar tudo o que está acontecendo, mais rápido você pode canalizar seus recursos para encontrar uma solução.

Vamos dar um exemplo de algo que é muito difícil, mas que infelizmente acontece, a morte de uma pessoa querida. A fase inicial do luto é natural e deve ser vivida, porém, nunca deixe ela se prolongar. Aceitar é o único caminho que temos, já que não existe nenhuma forma de mudar o que aconteceu.

A Importância da Reação

Existe uma infinidade de citações motivacionais que diz que mais importante do que acontece de ruim na sua vida é a forma como você age em relação a isso. Você não pode controlar a forma como as outras pessoas agem. Mas você sempre pode controlar a forma como você reage. Caso você não tenha pensado nisso antes, há uma boa notícia: nunca é tarde para começar.

Faça das Dificuldades Aprendizado

Não importa o tamanho do problema que está diante de você, seus desafios atuais apresentam uma oportunidade para fazer de você uma pessoa melhor. Você tem a chance de aprender a reagir com positividade, graça e criatividade.

Passar por dificuldades irá expandir sua mente, corpo e espírito, e fazer com que você aprenda a desenvolver soluções para os seus problemas, se tornando mais forte do que você é. Aproveite esta oportunidade, faça do limão uma limonada.

Respire Fundo

Não importa o que está acontecendo, encontre um tempo para fazer uma pausa e respirar fundo para pensar com calma sobre o que seu próximo passo que você dará. Mesmo e, especialmente, em casos de emergência, esse momento é importante para acabar com aquela sensação de não saber o que fazer.

Respirar fundo ajuda a acalmar e colocar as ideias no lugar. Se você não se der esse momento de reflexão, você não apenas deixará de encontrar uma boa solução para o problema, como estará mais propenso a repetir os seus erros.

Não Tenha Pressa

Vivemos em uma cultura acostumada com soluções rápidas. Esperamos que os nossos problemas a sejam resolvidos em um piscar de olhos. Perceba que, mesmo que os seus problemas tenham sido criados instantaneamente, eles podem levar algum tempo para serem resolvidos.

Um exemplo são os problemas com dívidas. Fazer dívidas é algo que pode levar apenas alguns minutos, porém, resolver os problemas criados por elas leva tempo. Portanto, mantenha a calma e saiba que você precisará de tempo para resolver. Claro que isso não significa deixar o problema de lado, mas sim manter a calma para encontrar a melhor solução e se preparar para executá-la.

Não Descuide da Alimentação

Se você está enfrentando um problema há algum tempo, ou vai levar tempo para resolver, é importante não se descuidar da alimentação. Comer bem, descansar, beber bastante água, fazer pausas para descansar e buscar atividades relaxantes. Tudo isso é importante para te dar energia para enfrentar as dificuldades da melhor maneira.

O mundo não vai parar para que você possa resolver todos os seus problemas e a solução deles só depende de você. Portanto, não se entregue, não fique sem se alimentar corretamente, cuide-se e logo tudo ficará bem.

Tente Algo Novo

Quando tudo parece dar errado na vida e o desânimo toma conta de você, é sinal de que é hora de procurar por novos horizontes. Experimente começar algo novo, busque atividades que te dêem prazer, pode ser se dedicar a fazer trabalhos manuais, exercícios físicos, ajudar instituições de caridade com o que você souber fazer, etc.

Essas atividades irão te ajudar a se distrair e evitam que você fique o dia todo pensando no problema. Ao fazer coisas diferentes das quais está acostumado, você verá a vida por meio de novas perspectivas e a vida se tornará mais leve.

Busque o Apoio das Pessoas

Passe algum tempo conversando com pessoas que você gosta, peça apoio. Se preferir, busque pessoas na internet que estejam passando pelo mesmo tipo de problema. Conversar com pessoas fará com que você se sinta melhor.

No caso de buscar apoio de quem já passou ou está passando pelo mesmo tipo de problema, os benefícios são ainda maiores. Afinal você verá que não é a única pessoa no mundo que está passando por isso, vocês poderão trocar informações, soluções, palavras de apoio, etc.

Cerque-se de Pessoas Positivas

Não tem nada pior do que estar cheio de problemas e ter que ouvir frases negativas das pessoas próximas. Elas acabam nos fazendo sentir pior do que já estávamos. Para evitar isso, mantenha-se longe dessas pessoas que estão sempre de mau humor.

Cerque-se de pessoas positivas. Elas sempre têm palavras de apoio e são ótimas companhias. Ser positivo é completamente diferente de não viver a realidade. Uma pessoa é otimista não por ser sonhadora, mas por saber sempre enxergar o lado bom da vida e entender que os problemas não são definitivos.

Elogie o Que Está Indo Bem

Não importa o tamanho do problema que você tem, sempre há algo de positivo em sua vida. Você tem um filho saudável? Teve comida na mesa hoje? Viu alguma coisa que te fez sorrir? Reconheça e comemore todas as coisas positivas da sua vida, incluindo o seu progresso na busca de uma solução para o seu problema.

Todos sempre têm algo para serem gratos. Se você está vivo, sempre há energia e espaço para melhorias e mudanças. Portanto, abra os seus olhos para as coisas boas que te cercam e saiba reconhecer que a sua vida não está completamente ruim.

Deixe um Comentário

comm comm comm