Como Acabar com o Odor das Axilas

Postado por  //  23 de dezembro de 2013  //  Corpo  //  Nenhum Comentário

Assim como é tão agradável sentir o cheiro bom de corpo limpo, é totalmente desagradável o oposto. Ou seja, o cheiro ruim de um corpo precisando de um bom banho. Acontece que algumas pessoas acabam de tomar banho, saem do banheiro, se vestem com uma roupa super limpa e dentro de pouco tempo já estão com um cheiro nada agradável debaixo do braço.

Trata-se daquele odor que ninguém gosta de sentir nos outros e nem em si mesmo (a). Convenhamos que suor não é agradável nem na palma da mão. Se tem alguma dúvida disso, é só sair perguntando quem não se incomoda em pegar na mão de alguém quando essa mão está encharcada de suor.

Provavelmente a possibilidade de alguém dizer que não se incomoda é quase zero. Muitas pessoas ficam desesperadas com o problema do suor em excesso. Antes de entrar na questão do suor nas axilas, vamos esclarecer o seguinte: O suor é necessário para a saúde do corpo. Porque, ele funciona regulando a temperatura do corpo e também é através dele que muitas substâncias nocivas ao corpo são eliminadas.

Afinal qual é o grande mistério do odor das axilas e como fazer para acabar com ele?

Imagem de Amostra do You Tube

Os dois problemas de suor que causam constrangimento a qualquer pessoa são o hiperidrose , que é o excesso de suor e o bromidrose que é o suor malcheiroso. Segundo dermatologistas, tanto um quanto o outro tem solução.

Quando alguém vai procurar ajuda médica por causa de algum desses dois tipos de suor ou dos dois, a primeira coisa a fazer e esclarecer para o médico em que tipo de situação ou momento acontecem os suores, ou seja, se ocorre sem nenhuma situação diferente ou se acontece em situação de estresse, de nervosismo ou outra situação que cause influência psicológica. Essa informação é muito importante para o médico chegar a um diagnóstico correto. Ou pelo menos começar a pesquisar para buscar o motivo tanto do suor excessivo quanto do suor com cheiro ruim.

Segundo o médico Alessandro Vieira o suor é uma substância que o corpo produz e que não tem cheiro. O que causa o cheiro ruim (bromidrose) que sentimos no suor são bactérias  que são encontradas na camada superior da pele.

Imagem de Amostra do You Tube

O Odor nas Axilas não Pega, ou Seja, não Passa de uma Pessoa Para Outra

 

Algumas pessoas garantem que o suor com aquele cheiro terrivelmente desagradável que algumas pessoas têm nas axilas passa de uma pessoa para outra. Ou seja, pega. Porém, de acordo com o dermatologista o odor nas axilas é pessoal, trata-se de uma predisposição do corpo de cada pessoa, e não tem nada de contagioso. Portanto, não pega. Ela pode variar de uma axila para outra. Pode acontecer de uma pessoa ter um cheiro super desagradável debaixo do braço direito e debaixo do  braço esquerdo não ter nenhum cheiro ruim. Debaixo dos braços se encontram bactérias. E quando elas se encontram com a secreção de glândula cujo nome é apócrina há muitas possibilidades de o resultado ser a bromidrose.

Quando alguém procura um dermatologista reclamando de cheiro ruim nas axilas, a primeira indicação será um encaminhamento para um tratamento que será feito através de medicamentos tópicos. Não sendo satisfatórios os resultados  com o tratamento, pode ser indicado, a eliminação da glândula que se encontra nas axilas, que se localiza entre a gordura e a pele. Porque, geralmente as bactérias que causam a bromidrose se alojam exatamente nesse local.

Tratamentos à Base de Recursos Caseiros

Dicas

Dicas

Há vários tipos de recursos usados para aliviar esse transtorno que é o odor nas axilas.

Algumas pessoas indicam o uso de limão. Porém, não é recomendável. Além de queimar a pele pode também deixar uma mancha que não sairá tão facilmente.

Para conter o excesso o de suor nas axilas, você pode usar uma pomada chamada Minâncura, Maisena ou pomadas à base de cânfora.

Segundo o médico dermatologista Alessandro Vieira, o magnésio e o potássio, atuam de modo eficaz para acabar com o odor nas axilas e não tem contra indicações.

O bicarbonato de sódio também é excelente. Você deve fazer da seguinte maneira: Lave bem debaixo dos braços com sabão, depois passe o bicarbonato e espere cerca de meia hora, depois de meia hora pode lavar para tirar o bicarbonato. O ideal é que faça ao menos 3 dias seguidos. Depois dois dias e depois faça uma vez por semana.

Na hora de escolher o desodorante, opte por aqueles sem perfume e de preferência que sejam anti-transpirantes. Evite blusas de tecido sintético. As de algodão são muito melhores, porque elas impedem que o corpo fique úmido, mantendo a pele seca e eliminando o suor.

Procure sempre que possível fazer esfoliação na hora do banho, pode ser caseira mesmo.

Você pode usar também o leite de magnésia: Molhe um pedaço de algodão com leite de magnésia e passe nas axilas depois do banho. Com o tempo você vai acabar substituindo o desodorante pelo leite de magnésia.

Como Acabar com o Odor das Axilas

Como Acabar com o Odor das Axilas

Outra coisa que costuma funcionar é o seguinte: Misture em um vidro um pouco de álcool comum com bicarbonato de sódio. Agite bem antes de usar.

Beba muita água.

Algumas Coisas que Você não Deve Fazer

Carregue sempre com você um desodorante na bolsa.

Não cometa o erro de passar perfume, para disfarçar, por cima da roupa nas axilas.

O suor permanece na roupa que não foi lavada. Por isso, não use uma roupa que já usou e que ainda não foi lavada.

Como Fazer Para Tirar o Odor que Fica nas Roupas

Se a roupa não for colorida, você pode deixá-la de molho no sabão em pó depois de ter esfregado bem a região que fica nas axilas. Depois, enxague. Caso a roupa seja colorida, procure colocar de molho em um detergente que não prejudique a cor.

Uma sugestão: Enquanto você não conseguir resolver o problema do odor nas axilas, evite usar roupas de lã ou acrílica, porque nesses tipos de materiais o cheiro fica muito mais acentuado e é muito difícil para tirar depois.

O mais importante é você saber que tem jeito de acabar com o odor nas axilas.

Deixe um Comentário

comm comm comm