Como Aliviar os Sintomas da Menopausa

Postado por  //  19 de dezembro de 2013  //  Corpo  //  Nenhum Comentário

A menopausa é uma fase do corpo feminino em que os hormônios que determinam o ciclo menstrual da mulher cessam a sua produção ou ficam em quantidade muito pequena até finalizar a produção por completo, já na velhice. O problema é tais hormônios são reguladores de diversas funções do corpo da mulher, por isso a menopausa causa alguns efeitos colaterais desagradáveis. Mas com algumas dicas, dá para passar por esta parte da vida em uma boa.

O esperado pelo corpo médico é que a menopausa aconteça entre os 40 e 45 anos, mas pode acontecer antes. Em caso de meninas que começaram seu ciclo menstrual muito cedo, a menopausa tende a chegar mais cedo também e os primeiros sintomas da pré menopausa já começam antes dos 30 anos.

O desequilíbrio hormonal causado pela menopausa que causa uma instabilidade do sistema endócrino pode deixar algumas mulheres em depressão, com calores intensos e indisposição, irritabilidade, secura vaginal, oscilação temperamental, dentre outros. Para acalmar os sintomas mais comuns, confira algumas dicas simples.

Reposição Hormonal

Ginecologistas e endocrinologistas podem indicar a ingestão de hormônios para retardar a menopausa e deixar o corpo funcionando normalmente mesmo depois dos 40 anos. Isso evita os sintomas desagradáveis, como calor em excesso, ausência de lubrificação no canal vaginal e pele extremamente seca. Mas tal forma de tratamento deve ser feita apenas com acompanhamento médico e em dosagens controladas, e não por muito tempo. O corpo precisa envelhecer e chegar à sua maturidade máxima, por isso a reposição hormonal é extremamente indicada, mas por um período de alguns anos apenas.

Imagem de Amostra do You Tube

A reposição hormonal deve também regular o ciclo menstrual, possibilitando a mulheres de 40 anos engravidar normalmente. O primeiro sintoma da pré menopausa é a irregularidade do ciclo: alguns meses há menstruação, e em outros não. Os demais sintomas vão embora também com a reposição.

Com Mais Soja

O sabor é agradável, é um alimento extremamente rico em nutrientes e pode deixar a sua menopausa muito mais suave. Um dos principais compostos da soja são os isoflavonas, substâncias semelhantes aos hormônios perdidos aos 40 anos. Não é nada como uma produção natural, mas pode chegar muito perto disso e de uma forma agradável e saudável para o organismo.

As ondas de calor ficam bem menores com doses pequenas diárias de soja por dia. Pode ser em cápsulas, farinhas, leite e grãos.

Óleo Vegetal Essencial

Você pode fazer em casa um óleo essencial em combinação com diversas essências que podem ajudar no equilíbrio psicológico. Algumas das essências indicadas são:

Imagem de Amostra do You Tube

Gerânio – ajuda na estabilidade emocional ajuda no relaxamento, e espantar o nervosismo.

Jasmin – estimulante, anti depressivo e traz otimismo e confiança

Laranja – tônico, diurético e calmante

Lavanda – calmante, ansiolítico natural e relaxante, ótimo para as ondas de calor, constantes em quem tem menopausa.

Misture as essências em base para óleo(vendida em lojas de artesanato) e passe no corpo em regiões específicas relacionadas com a menopausa, como o abdômen, em banhos, têmporas, na parte posterior do pescoço e nos pulsos.

Exercício Físico

Ao menos uma caminhada poderá ajudar a manter a temperatura corporal do organismo, um dos sintomas mais incômodos. O corpo acelerado por um tempo irá ajudar a manter ao longo do dia uma temperatura estável, aumentando a sensação de bem estar, mesmo que não seja por muito tempo.

Busque a Estabilidade Emocional

Manter a mente ativa pode aliviar as variações de humor, comuns com a menopausa. Os ginecologistas sempre indicam hobbies e manter a mente ativa, como com a prática de exercícios. A liberação de adrenalina na prática de exercícios ajuda a manter a estabilidade emocional.

Beba Bastante Água

Beba Bastante Água

Beba Bastante Água

O ideal é beber sempre, mas com maior quantidade para quem está na menopausa. A hidratação ajuda a estabilizar a temperatura corporal, evitando ondas de calor incômodas como as sentidas durante a menopausa. Também ajuda a hidratar o corpo e evitar a prisão de ventre, trazendo diversos benefícios ao corpo. Água nunca é demais!

Tome Chá Verde

E qualquer outro chá responsável por limpar o organismo de radicais livres, nocivos para o corpo, para a pele e atuando os sinais da idade avançada. O chá também é diurético, ajudando no controle de peso e emagrecimento, dois problemas que podem se tornar grave depois da idade avançada. É comum as mulheres com mais de 50 anos acumularem gordura na região do quadril e ficarem mais magras nos braços e pernas. O chá verde pode ajudar a amenizar este efeito.

Evite Ingerir Café e Bebidas Alcoólicas

As conhecidas ondas de calor são um dos problemas mais graves da menopausa, agravados com o consumo de cafeína. Note que mesmo as mais novas das mulheres transpiram com o consumo de cafeína ou uma cerveja, pois ambos são termogênicos. Mas se você não vive sem café e sua energia, tente começar a ter o bom hábito de ingerir chá preto, café descafeinado e evite ao máximo altas dosagens de cerveja e semelhantes.

Evite Frituras

Na menopausa, seu corpo já não é mais o mesmo para queimar calorias e acumula muito mais gorduras que antes. O melhor a fazer, portanto, é evitar frituras e alimentos doces. A glicose se transforma em gordura quando não pode ser eliminada e o ganho de peso será maior, bem como os demais problemas associados com o cessar da produção hormonal.

Menopausa

Menopausa

Use Camisinha ou Lubrificante de Farmácia

A ausência de lubrificação vaginal, outro dos sintomas comuns da menopausa, pode deixar a relação sexual bem dolorosa. Por isso é indicado usar preservativos extra lubrificados ou ainda lubrificantes, do tipo vendido em farmácias ou sex shops. Como a lubrificação não volta, pois cessou o período fértil, o uso de tais itens podem ser necessários por um longo tempo.

Coloque Cálcio em sua Dieta ou Ainda em Suplemento

Coma alimentos ricos em cálcio ou ingira suplementos alimentares com esta base. Tal item irá ajudar em outro problema da falta de produção de estrogênio: a perda óssea. Você pode contar a osteoporose com uma dieta rica em derivados do leite e suplementos alimentares.

Deixe um Comentário

comm comm comm