Erros Que Se Comete ao Tentar Emagrecer

Postado por  //  4 de setembro de 2014  //  Dietas  //  Nenhum Comentário

Hoje em dia levar uma vida saudável se tornou uma tendência e isso é ótimo. Porém, deve-se tomar cuidado para não cometer erros básicos que podem colocar tudo a perder e tornar o processo mais complicado. Veja quais são os erros mais comuns e como você pode evitá-los.

Imagem de Amostra do You Tube

1º Erro: Ir Com Muita Sede ao Pote

“Vou me exercitar duas horas por dia, sete dias por semana”; “Eu nunca mais vou comer doces, hambúrgueres, etc.” Essas promessas não costumam durar mais do que uma semana. Começar querendo mudar em um dia hábitos que você tem há anos é um grande erro.

As metas são movidas pela força de vontade que você tem no momento. É importante ser realista sobre o que você deseja alcançar. A maioria das pessoas simplesmente não está preparada física ou mentalmente para mudanças drásticas de estilo de vida. Por isso é importante começar aos poucos.

Como corrigir: Construir qualquer hábito é difícil, por isso é importante começar devagar para tornar mais fácil no início. Dessa forma, você vai mudando um pouco mais a cada dia, até chegar no ponto que você espera.

Para alguém que quer perder peso, a dica é começar adicionando uma xícara de verduras e legumes por refeição por dia. Coloque objetivos a longo prazo e se esqueça da ideia de perder 5 quilos em uma semana. Pense em perder de 14 a 28 quilos, por exemplo, em um ano.

2º Erro: Estabelecer Metas Vagas

“Eu quero entrar em forma”; “Eu quero ficar mais forte”; “Eu quero perder peso”. Estes são todos os objetivos comuns que as pessoas têm, mas o que eles significam? Como saber exatamente o que é entrar em forma para você ou ficar mais forte? Como você irá saber o que precisa fazer para alcançar esses objetivos?

Como corrigir: Seja específico. Ao invés de dizer “Eu quero perder peso”, mude para “Eu quero perder 5 quilos antes do Natal”. Quando você não sabe aonde quer chegar qualquer lugar serve. Por isso é importante ser bem específico na hora de definir o que você quer conquistar. Mas, lembre-se, estabeleça metas realistas e que você sabe que pode cumprir para não acabar de decepcionando, ou, pior, causando algum mal para a sua saúde.

3º Erro: Não Ter um Motivo Para Agir

Sempre haverá dias em que você estará se sentindo para baixo, cansada, com preguiça e a última coisa que você quer é se exercitar. Você quer ficar só debaixo das cobertas quando o despertador toca e espera que o dia passe rápido. Nesses dias que você precisa saber o motivo que está trás de seus objetivos. Por que você está indo para a academia? Por que você está comendo de forma saudável? Compreender o motivo que te faz agir irá ajudá-lo durante esses momentos difíceis, quando a última coisa que você quer fazer é comer uma salada ou ir para a academia.

Como corrigir: Agora que você sabe o seu objetivo, pergunte-se por que você quer alcançá-lo. Continue se perguntando até encontrar a verdadeira razão por trás da sua vontade de perder peso. Dessa forma, sempre que você se sentir desanimada e sem ânimo, lembre-se do que te fez começar essa busca por uma vida mais saudável.

Motivação nada mais é do que a junção das palavras MOTIVO e AÇÃO, ou seja, é o motivo que te leva a agir. Não espere que ninguém te motive, é necessário que você encontre dentro de si essas razões para agir.

4º Erro: Não Ter Alguém a Quem Prestar Contas

Se você faltar a academia ou comer algo que você sabe que não é bom para o seu objetivo, não importa, porque ninguém vai ficar sabendo. Não ter alguém a quem prestar contas acaba facilitando que você burle as suas próprias regras.

“Eu vou pular essa série de exercícios, mas vou compensar isso no final da semana.”; “Eu só vou comer uma pequena fatia de bolo e amanhã volto para a alimentação saudável”. Essas pequenas atitudes se somam e irão diminuir as suas chances de sucesso, a menos que você tenha um compromisso com alguém.

Como corrigir: Arrume um companheiro de treino ou um personal trainer para quem você deve prestar contas. Saber que você tem um compromisso vai te ajudar a não furar a dieta ou os treinos. Se for um profissional pago, como o caso do personal, a chance de você pular é ainda menor.

Outra ideia interessante é criar um blog ou um perfil em uma rede social para dividir esse processo com outras pessoas. Dessa forma você poderá até mesmo encontrar outras pessoas que estão passando pelo mesmo que você e isso será ótimo. Compartilhe imagens das suas refeições, treinos, dicas, etc. Você estará se ajudando e poderá ajudar outras pessoas também.

5º Erro: Acreditar em Tudo o Que Ouve

Como dissemos no início do artigo, hoje em dia a vida saudável e o mundo fitness estão em voga. Isso é ótimo, pois estimula muitas pessoas, porém existe o problema de que muitas informações erradas acabam sendo disseminadas.

Dietas malucas, alimentos milagrosos, entre outros, são facilmente encontrados em redes sociais e sites. Muitas pessoas acreditam em tudo o que leem e isso pode acabar atrapalhando o processo de emagrecimento ou até mesmo causando danos para a saúde.

Como corrigir: Procure orientação de profissionais, como um nutricionista, endocrinologista e personal trainer. Quando for ler informações na internet ou em revistas, verifique a reputação das mesmas. Não estamos dizendo que tudo o que é compartilhado na internet seja mentira, muita coisa boa pode ser encontrada online, basta saber em quem acreditar.

6º Erro: Usar a Falta de Tempo Como Desculpa

Essa desculpa não é suficiente para justificar a sua falta de sucesso com uma vida mais saudável. Tudo se resume a priorizar as coisas importantes da sua vida.

Como corrigir: Você precisa mudar o seu pensamento.  Em vez de dizer “não tenho tempo”, troque por “Onde eu estou gastando meu tempo livre?”. Dessa forma você poderá ver o que pode deixar de fazer para substituir por algo que faça bem para a sua saúde.

Deixe um Comentário

comm comm comm