Idade Certa Para Usar Maquiagem

Postado por  //  6 de março de 2015  //  Maquiagem  //  Nenhum Comentário

O ser humano tem algumas peculiaridades em relação aos animais e uma delas podemos dizer que é a vaidade. É certo que expressar a vaidade faz parte do desenvolvimento humano e demonstra que a pessoa tem amor próprio e sendo de cuidado. É natural que desde o começo da infância, em torno dos três anos, existam algumas manifestações desse sentimento de vaidade.

Imagem de Amostra do You Tube

Muitas meninas nessa idade querem começar a usar as roupas e os sapatos da mãe além começar a querer usar acessórios de cabelo e até maquiagem. Devemos alertar que a vaidade somente se torna uma questão preocupante quando se manifesta de maneira exagerada. A preocupação dos pais deve começar quando a menina não se contente apenas em experimentar acessórios e roupas de adulto, mas deseje usá-los no dia a dia.

Sinal de Alerta – Deixando os Brinquedos de Lado

O sinal de alerta de que algo está indo mal é a criança deixar de se divertir com brinquedos e brincadeiras da sua idade para querer se “fantasiar’ de mini adulto. Quando os pais percebem que isso está acontecendo devem refletir a respeito da maneira como vem educando a filha.

Em boa parte dos casos os pais acabam incentivando os filhos a terem esse comportamento adulto e nem percebem. Incentive a sua filha a brincar e se divertir mesmo que isso signifique estragar a maquiagem e se despentear. A criança precisa estar à vontade para brincar e se divertir. A brincadeira favorece o desenvolvimento social e emocional da criança.

O Que Permitir e o Que Negar

Se os pais percebem que a criança está desenvolvendo uma vaidade excessiva devem conversar com ela sobre isso, A conversa deve ser na linguagem adequada para a idade da criança, os pais devem dizer que ela ainda não está preparada para realizar atividades de adultos como cuidar da casa, trabalhar, cozinhar e nem mesmo usar cosméticos de adultos e salto alto.

Quando for arrumar a criança para sair vista-a com uma roupa de que ela goste e sapatos que sejam bonitos, mas acima de tudo confortáveis. As roupas e sapatos devem ser femininos e ressaltar a sua vaidade, mas sem jamais deixar de ser infantil. A roupa e os sapatos devem ser adequados a sua idade.

Uso de Maquiagem

Outra questão bem importante é a maquiagem, a pele das crianças é bem mais fina que a pele de um adulto e por isso tem absorção cutânea maior. Sendo assim não devem ser usados cosméticos com frequência como parte da rotina, pois lembre-se que maquiagens tem excesso de componentes químicos que podem acarretar em graves reações alérgicas imediatas ou a longo prazo.

É somente a partir da puberdade que a pele cria uma barreira mais resistente para o uso de cosméticos. Claro que os pais podem abrir exceções como deixar que a criança maior de seis anos brinque de se maquiar numa festa infantil em que há um espaço especial para isso. Observe se a maquiagem a ser usada é específica para o público infantil.

Maquiagem Infantil

Em geral os produtos desenvolvidos especialmente para o público infantil são mais fáceis de remover bastando usar água. Tem casos em que não é nem necessário aplicar demaquilantes. Fique atento que para os produtos de maquiagem infantis sejam considerados seguros devem atender a algumas especificações como, por exemplo, não ter sabor ou odor forte.

O mesmo se aplica aos perfumes infantis que não podem ter álcool. Em relação aos esmaltes os liberados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para as crianças são aqueles a base de água e que não precisam do uso de removedores como acetona.

Uso de Tinturas e Alisamento

O uso de tinturas de cabelo e técnicas de alimentação são proibidos até os 12 anos. Isso porque os produtos químicos utilizados nesses processos em geral são derivados de amônia e podem ser bastante tóxicos. Os produtos de alisamento que tenham uma taxa de formol maior que 0,2% podem acarretar na queda capilar, tosse, intoxicação por inalação, falta de ar e até mesmo queimaduras no couro cabeludo.

Além dos fatores físicos devemos levar em conta que essas mudanças irão ter impacto no lado emocional da criança. Quando os pais incentivam ou permitem que a criança mude as suas características estão lhe dizendo que ela não é boa o bastante e isso pode fazer com que ela se torne insegura.

O melhor que os pais podem fazer por seus filhos é lhes dizer que todos os cabelos são bonitos e que eles podem se sentir melhores de outras maneiras além de técnicas envolvendo produtos químicos. A criança precisa ter a sua autoestima valorizada.

Alternativas

Os pais podem sugerir para a criança que está descontente com o seu cabelo que faça outro corpo que a valorize mais ou mesmo que use alguma técnica de penteado para deixar os seus fios mais definidos. Fazer uma escova de vez em quando também não faz mal. Exemplifique para os seus filhos como artistas famosos assumem os seus fios naturais.

Descendo do Salto

Uma menina somente pode começar a usar salto alto depois da primeira menstruação, isso porque o seu estirão de crescimento já aconteceu. Contudo, mesmo assim o salto deve ser usado apenas em algumas situações. O salto deve ser evitado antes dessa fase porque a formação dos ossos, músculos e articulações ainda não terminou e usar o salto pode acarretar em danos sérios para a saúde.

Uma criança que use sapato de salto com frequência desde pequena pode passar por diversos processos inflamatórios e degenerativos, encurtamento da musculatura da panturrilha e tendão devido a constante pressão feita na parte anterior do seu pé. Além disso, ainda tem a sobrecarga feita nas articulações dos seus tornozelos e joelhos.

Dessa forma usar sapatos de salto antes do período certo pode causar problemas no desenvolvimento das pernas, dos pés e até mesmo trazer problemas de coluna. As crianças tem sistema neurológico imaturo e assim ainda não tem coordenação e equilíbrio necessários. O calçado deve oferecer estabilidade.

Deixe um Comentário

comm comm comm