Moda dos Anos 70: O Surgimento Psicodelia

Postado por  //  16 de maio de 2013  //  Moda  //  Nenhum Comentário

O que será que Jim Morriosn, Jimi Hendrix, Janis Joplin e joan Baez tem em comum? Na verdade, eles tem muita semelhança. Os 4 foram grandes artistas da música folk, focando no blues e no rock’n’roll das antigas. Uma outra características é que pelo menos 3 deles morreram aos 27 anos, vítimas de acidentes que tinham tudo a ver com as drogas. Os quatro cantores também participaram da maior festa da música dos anos 70: O Woodstock.  Mas nada é tão comum aos três quanto a moda psicodélica que faz com que os artistas sejam reconhecidos até hoje, além de suas letras e acordes.

.

Os Anos 70

Nesta época ocorreram realmente coisas incríveis, não só para o universo da moda, que mudou completamente aos olhos de uma sociedade tão clássica quanto qualquer outra, de uma época dessas ai. Foi na década de 70 que o lema “Paz e Amor” era o mais gritado aos quartos ventos e também foi quando surgiu o movimento hippie. Um período cheio de idealismo, mas que marcou o universo da moda com a chamada “antimoda”. Atualmente, o psicodelismo é aceito nas passarelas de hoje, resgatando os anos 70 para o século XXI.

O Estilo Hippie

Foi em meio a tanto psicodelismo que as roupas e o estilo em si, o Hippie, começaram a surgir. Foi a moda que acompanhou frenéticamente todos os acontecimento da época, que já estava virando o mundo de cabeça para o ar. Com tantas questões e polêmicos, até o jeito de se vestir se tornou uma forma de protesto. Foi assim que o hippie começou a ser muito criticado, mas, ao mesmo tempo, se propagou rapidamente além das classes mais bastardas da época.

.

Além das roupas, os hippies faziam mais do que uma crítica às vestimentas tradicionais. Os caras eram verdadeiros protestantes que pregavam a paz e carregavam cartazes de “Não À Guerra”.

A regra dos hippies era se vestir de maneira livre: usavam roupas largas e leves, com sandálias baixas. As mulheres usam maquiagens muito coloridas e bastante acessórios. Já os homens preferiam andar sem camisa, calças largas e deixam os seus cabelos crescerem, assim como os das mulheres. Os tecidos das vestimentas eram feitos de materiais bem naturais que, no caso, eram a lã e o algodão.

Invadindo a Classe Média

Os Hippies eram os principais pregadores do psicodelismo por isso a moda hippie era sempre associada ao título “psicodélico”. A classe média que avistava todas aquelas pessoas tão naturais, não hesitaram em começar a aderir à moda. Assim, os conceitos tradionais de como se vestir acabaram sendo derrubados. A forma livre de se vestir e pensar acabou ganhando espaço e assim se formou a principal característica dos anos 70: a liberdade de expressão.

Anos 70

Anos 70

A Praticidade da Calça Jeans

Com o psicodelismo, surgiu uma peça que até hoje é utilizada por todos os seres humanos que pregam pela praticidade. A calça jeans era a principal vestimenta dos hippie e, consequentemente, da galera psicodélica. Não havia um indivíduo que não era visto nas ruas vestindo o famosos jeans. As mulheres, que antes era excluídas e ão usavam nada além de saias, começaram a se impor também no universo da moda: Calça jeans também era para elas!

Voltando Para os Ano 20 e 30

Os hippies e os psicodélicos de plantão também fizeram a sua volta ao passado e resgataram algumas peças de roupas do anos 20 e 30. Tudo era muito unissex e os homens e as mulheres se igualavam quando o assunto era se vestir. Por isso, acessórios e outras peças antigas forma se incorporando ao estilo do psicodelismo  Os chapéus desabados, veludos, cetins e estolas de pluma viraram uma verdadeira mania entre o pessoal da moda.

A Moda

A Moda

Estampando as Vestimentas

As estampas mais comuns do psicodelismo eram o “tie-dye” e  os trabalhos em “patchwork”. Os mosaicos também erma muito comuns em calças e camisas. Apesar do jeans predominar, e ele era realmente o queridinho dos hippies, as calças de tecido e de boca larga eram realmente a paixão dos fãs.

Além das tinturas especiais, vale ressaltar que a maioria das estampas e desenhos nas vestimentas eram feitas manualmente, pelo próprios usuários. Por isso, o psicodelismo era realmente um estilo bastante natural.

Vestimentas mais Comuns

Imagem de Amostra do You Tube

Além do jeans, existiam outras peças que eram fundamentais para complementar o hippie e o psicodelismo no geral. Entre as peças mais utilizadas estavam as listadas abaixo, que não podiam faltar no corpo de nenhum “bicho grilo”.

  • Túnicas (batas)
  • micros e maxi saia, todas estampadas e bem chamativas
  • calças boca de sino (as famosas calças de bocão largo)
  • plataformas para calçar
  •  jeans de preferência bem surrado e com muitos enfeites coloridos

A Cabeleira

Não eram só as vestimentas que caracterizavam o estilo psicodélico de ser. Tudo formava um conjunto bem completo do que seria o hippie nos anos 70. Acabou sobrando não só para os sapatos, os vestidos e as calças customizadas. Os fios de cabelo também acabaram entrando nessa onda “paz e amor”.

Imagem de Amostra do You Tube

Na maioria das veze,s os cabelos eram ondulados ou cacheados, bastante cheios, não só dos homens mas como também das mulheres. O black power era o penteado mais marcante do psicodelismo nos anos 70, o que acabou se propagando para todo o mundo juntamente com a soul music. Foi a época em que a cultura negra realmente foi ganhando seu valor na América.

Hippie X Hippie Chic

Com a modernidade, o estilo verdadeiramente psicodélico acabou se perdendo ou então sofrendo algumas variações. Foi o caso do surgimento do estilo hippie chic. As duas tendências são muito diferentes uma das outras, principalmente no que diz respeito a ideologia do movimento hippie. O Hippie dos anos 70 era algo que pregava a liberdade e não haviam preocupações estéticas com a moda em si. As regras de etiqueta estavam proibidas! O Hippie Chic que foi surgindo nas passarelas era totalmente ao contrário da ideia convencional do psicodelismo: Neste caso, a preocupação com as leis da moda são essenciais, inclusive no que tange às combinações e as peças de roupas mais adequadas.

Vídeo

Para identificar toda essa moda dos anos 70, nada melhor do que ver um clipe de um hit da época. Confira!

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=4Cq8qKk2aSM

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Deixe um Comentário

comm comm comm