SPFW 2009

Postado por  //  22 de janeiro de 2009  //  Moda  //  1 Comentário

Eventos de moda não agradam todo mundo, mas estar na moda agrada muita gente, então é difícil quem não queira estar atento ao SPFW 2009. Neste São Paulo Fashion Week se pode ver de tudo, desde certo ar dos anos 20 nos vestidos até o ressurgimento do bom e velho blusão de moletom que foi aceito sem contestação pela maioria dos críticos de moda. As criações de moda se situam geralmente em quatro esferas, cada uma com linguagem muito própria: ousada, original, prática e clássica.

Line Up do SPFW 2009

Line Up do SPFW 2009

Pelo que se vê o estilo clássico foi ressuscitado pelo forte uso da alfaiataria, inspirada na moda masculina e que não revela muito do corpo da mulher dando chance aos estruturados, ao xadrez, ao risca de giz e às tão comentadas calças altas. E o original esteve bem representado na inspiração dos bois bumbá de Parintins da Cavalera que trouxe para o SPFW 2009 muitas cor e beleza brasileira. E ainda em revisitações  aos anos 80 ou mesmo aos tempos cavalheirescos.

SPFW 2009

SPFW 2009

O que vai ficar como marca do SPFW 2009 é que dos vestidos ninguém abre mão. Em modelos branquinhas ou nas que tenham passado por um bronzeamento a jato, os vestidos marcaram presença em variadas leituras. Peças que vão da passarela para a rua sem causar susto. Já os profissionais de beleza deram um fôlego novo à maquiagem dos olhos, e uma tendência meio Maysa veio para ficar pois já se pode ver olhos carregados de preto focando as baladas do centro do país. Algumas grifes foram marcantes no spfw pelo buchicho excessivo que revelou quase nada, como foi o caso da Colcci em que os maiores comentários são sobre a barriga de fora de La Bündchen. Realmente fraco para um SPFW 2009 em que se esperava um pouco mais de ousadia como remédio para driblar a crise.

Cia Maritima no SPFW 2009

Cia Maritima no SPFW 2009

Mas surpresa mesmo neste SPFW 2009 foi ver a platéia delirar com a mais que original releitura da realidade que foi apresentada pelo mago Ronaldo Fraga colocando na passarela crianças e idosos substituindo as modelos. Uma grande sacada que fez o público ver além da moda moderna. Como em todas as edições anteriores, o SPFW 2009 mostrou muito mais do que conceitos e do que vai ser a moda 2009; na verdade nos trouxe lições de criatividade, dedicação e visão de mundo. Esquecendo o desfile de egos e as mediocridades apresentadas por alguns estilistas, o saldo é sempre bom. E ainda deu pra curtir a exposição da homenageada Carmen Miranda mostrando fotos, looks, sandálias da moda da época que são atualíssimas, jóias e tudo mais; e a bonita apresentação da Sinfônica de Heliópolis que deu o tom de abertura. Por tudo isso e mais vale à pena dar uma olhada no you tube e sentir o clima.

1 Comentário on "SPFW 2009"

Trackbacks for this post

  1. thico009 no diHITT

Deixe um Comentário

comm comm comm