Esfoliação Para Evitar Pelos Encravados

Postado por  //  25 de junho de 2013  //  Pele  //  Nenhum Comentário

Para muitas mulheres os pelos encravados são uma consequência natural da depilação, mas não deveria ser assim. Uma forma prática de evitar que os pelos encravem é esfoliar a pele antes da depilação. Vamos te dar dicas a respeito dessa esfoliação que funciona como uma preparação da pele para a depilação.

.

Antes de falarmos sobre a esfoliação é interessante deixar claro para todo mundo exatamente o que é o pelo encravado e como ele fica assim. Leia com atenção e saiba que pelos encravados são muito mais do que um incômodo.

Como o Pelo Encrava

O encravamento do pelo acontece porque o canal por onde ele passa foi obstruído e ele não tem força suficiente para fazer o rompimento da camada mais superficial da pele, a chamada córnea.

A dificuldade para sair se deve à fraqueza que é causada pela frequência do uso da cera para depilação que acaba arrancando o pelo pela raiz. Além disso, roupas muito justas em qualquer parte do corpo podem favorecer a foliculite.

Esfoliação Para Evitar Pelos Encravados

Esfoliação Para Evitar Pelos Encravados

A Foliculite

A inflamação conhecida como Foliculite começa quando os folículos pilosos (cavidades na pele em que nascem os pelos) sofrem danos pelo seu entupimento, atrito com as roupas e no caso dos homens no babear. Em grande parte dos casos de pelos encravados os folículos sofrem danos e acabam ficando infectados por bactérias.

A foliculite é na verdade o primeiro estágio para haja o surgimento do pelo encravado em si. Na maior parte dos casos tudo começa com uma bolinha, vermelha ou não. Quando não há cuidados a inflamação pode acabar levando a produção de uma secreção amarelada que começa a causar dor.

O estágio mais avançado pode culminar na formação de um cisto que é maior, mais rígido e mais dolorido que a inflamação. Se a situação chegou nesse ponto a drenagem é a melhor solução, porém, não garante que a inflamação não irá voltar. As da Foliculite bolinhas podem aparecer nos braços, pernas e até no bumbum.

Esfoliação

Esfoliação

Como Evitar e Cuidar de Pelo Encravado e Foliculite

Prevenção

Pessoas que tem predisposição a ter foliculite (peles mais sensíveis) devem evitar o uso constante de roupas justas como calças jeans ou mesmo peças feitas de tecidos sintéticos. No caso de a Foliculite já ter se manifestado na sua pele é necessário fazer um tratamento à base de cremes de ação antibacteriana e antifúngica.

Porém, vale destacar que é possível reduzir o problema com a ajuda de esfoliantes que tenham ácido retinoico ou glicólico na formulação ou mesmo com peelings superficiais.

É importante que o tratamento da Foliculite não seja feito somente durante as crises, faça um cuidado de manutenção para que o problema não acabe voltando.

Esfoliação

Imagem de Amostra do You Tube

Quando se tem predisposição a ter pelos encravados e foliculite não existe uma forma definitiva de evitar o problema, mas é possível amenizar o quadro. A melhor forma de amenizar o aparecimento dos pelos encravados é usar esfoliantes corporais que tenham abrasivos, a bucha vegetal é uma excelente opção para as regiões que tem maior incidência.

Essas buchas ajudam a remover células mortas e afinam a pele, assim facilitam a passagem do pelo. A esfoliação deve ser feita constantemente, porém, após a depilação é necessário esperar pelo menos 24h para uma nova esfoliação, faça o procedimento bem de leve.

A cera é uma das formas de depilação mais agressivas para a pele e que podem trazer mais problemas com pelos encravados. Isso por que a cera tende a ficar acumulada nos folículos pilosos o que causa a dificuldade dos pelos de passarem. Para não ter grandes problemas com a foliculite você deve fazer a esfoliação da pele um dia sim e outro não até que seja possível perceber que todos os pelos saíram da forma que deveriam.

Depilação a Laser

Os especialistas recomendam que pessoas com predisposição a ter pelos encravados optem por a depilação a laser, trata-se de uma das melhores formas de evitar o encravamento. O calor do laser destrói a raiz do pelo e assim ele não volta a crescer de forma tão rápida. Quanto menos pelos se tem na pele menor é a probabilidade de que eles encravem.

Para os homens que tem dificuldades com a barba a dica é fazer a depilação definitiva somente nos locais da barba em que se tem mais problemas com a inflamação, o pescoço, por exemplo.

Não Cutuque

Imagem de Amostra do You Tube

No caso de você não ter como fazer ou não desejar fazer uma depilação definitiva e ter pelos encravados é essencial resistir a tentação de cutucar esses pelos. Cutucar o pelo encravado além de poder piorar o quadro também pode acabar fazendo aparecer uma cicatriz.

Uma dica é usar produtos que tenham como princípios ativos ácido salicílico, ureia, ácido retinóico e peróxido de benzoíla que ajudam a desencravar. Mas, atenção que esses produtos devem ser indicados por um dermatologista e usados com a frequência indicada por ele.

Dicas Para Quem Faz a Depilação Com Lâmina

A lâmina também é bastante agressiva quando o assunto é fazer a depilação da pele. Em geral a lâmina e a cera são os métodos que encravam pelos com mais frequência. Confira algumas dicas para melhorar a relação da sua pele com a lâmina e assim evitar os pelos encravados.

Banho Quente Ajuda a Amolecer os Pelos

Uma forma de tornar a depilação com a lâmina mais fácil é tomar um banho morno antes. Para se ter uma ideia os pelos tem um resistência semelhante a um fio de cobre da mesma espessura, sendo assim são bem fortes. Quando ficam sob a água morna eles se expandem e acabam ficando mais flexíveis. Dessa forma ficam menos resistentes e mais fáceis de raspar.

O Aparelho

Na hora de escolher o aparelho para fazer a depilação com lâmina prefira aqueles que têm lâminas independentes. O impacto realizado sobre a pele é menor e isso minimiza o risco de corte ou irritação da pele. A remoção do pelo também é feita de forma mais rente.

Esfoliação Leve na Pele

.

Antes de começar a depilação é importante esfoliar a pele, assim você consegue se livrar das células mortas da pele que podem acabar entupindo a lâmina. A dica é usar luvas esfoliantes ou mesmo bucha natural.

Deixe um Comentário

comm comm comm