Para Que Serve a Drenagem Linfática

Postado por  //  20 de agosto de 2014  //  Pele  //  Nenhum Comentário

Uma das principais preocupações de beleza das brasileiras diz respeito ao corpo, pois vivemos num país tropical e poder usar um biquíni na praia sem se preocupar é uma grande satisfação. Quando o verão começa a se aproximar a corrida para as clínicas estéticas aumenta em busca da drenagem linfática.

Imagem de Amostra do You Tube

Esse tratamento ajuda a eliminar peso e consiste num tipo de massagem que serve para drenar e limpar macromoléculas e resíduos celulares. Com a massagem promovida o sistema linfático recebe um estímulo para trabalhar mais rapidamente o que mobiliza desde a linfa até os gânglios linfáticos. O processo elimina o excesso de líquido e também as toxinas que estão no organismo melhorando a aparência do corpo.

Sistema Linfático

Para que seja mais fácil de entender para que serve a drenagem linfática é necessário compreender como atua o sistema linfático. Esse sistema é composto por uma rede complexa de vasos que fazem a movimentação dos fluidos pelo corpo. Os fluidos têm a função de transportar as toxinas para longe das células que são saudáveis e ainda trazem materiais para as células que atuam na luta contra infecções ou vírus.

O fluido se movimenta através do sistema linfático, mas ele não tem um mecanismo próprio de bombeamento. Dessa forma essa drenagem seria uma espécie de terapia que ajudaria a linfa a fluir de maneira mais fácil. Com isso a função principal da drenagem linfática é fazer a retirada dos líquidos que ficaram armazenados entre as células e os resíduos metabólicos.

Funções da Drenagem Linfática

Quando são retiradas do local em que ficavam acumuladas as substâncias se encaminham para o sangue por meio da circulação. A drenagem linfática ainda estimula a regeneração dos tecidos e também melhora o sistema imunológico. Trata-se de uma técnica relaxante e tranqüilizadora que combate a formação da celulite e a gordura localizada resultando assim numa melhora da ação anti-inflamatória do organismo.

Benefícios

Dentre os principais benefícios da drenagem linfática estão a desintoxicação do organismo, eliminação de líquidos que se acumulam no organismo, ação analgésica, alívio de hematomas e inchaços que surgem depois de cirurgias plásticas, ativa a ação do sistema imunológico, ajuda a tratar a celulite entre outros.

Eliminando a Celulite Com Drenagem Linfática

O bom funcionamento do sistema linfático é essencial para que a celulite não apareça na pele. Basicamente a linfa é líquido que existe entre as células e que possui uma composição que é parecida com o plasma sanguíneo. A função da linfa é fazer o transporte de nutrientes e assim remover os fluidos e proteínas que estejam em excesso prevenindo o inchaço do corpo.

Uma das principais ações do sistema linfático é manter as células irrigadas e fazer a drenagem de toxinas e restos do processo de metabolismo para que haja equilíbrio na hidratação das células. Se existem problemas de circulação da linfa a consequência é o aparecimento da celulite. Obviamente a celulite pode ser resultante de outros fatores como má alimentação e falta da realização de exercícios físicos.

O Aparecimento da Celulite

Compreendendo como o sistema linfático funciona podemos perceber como a celulite aparece. Embaixo da pele existem várias impurezas e nem todas a linfa consegue limpar, essas impurezas que sobram acabam se misturando com gordura e criando assim pequenos entupimentos sólidos que ficam embaixo da pele, o que chamamos de celulite. O papel da drenagem linfática é contribuir para a remoção dessas substâncias de forma que as impurezas possam soltar os nódulos que ficam entupidos.

Emagrecimento e Drenagem Linfática

Uma das funções da drenagem linfática é eliminar líquidos e toxinas que se acumulam o que faz com que haja a diminuição de algumas medidas do corpo. Entretanto, essa massagem não faz a eliminação das gorduras em si. Nem os rins e nem o sistema linfático possuem a capacidade de filtrar a gordura.

Ao contrário do que muitos afirmam não acontece eliminação de gordura por meio da urina com a massagem. A gordura somente é eliminada quando estimulamos reações químicas do nosso organismo para que elas se transformem em glicose de maneira a suprir as necessidades de calorias do corpo.

Sendo assim a melhor e mais eficaz maneira de emagrecer é fazer o estímulo do aumento da massa muscular. Isso acontece quando existe uma troca de massa gorda por massa magra e consequentemente existe uma eliminação de gordura. Se o corpo possui mais massa muscular logo gasta mais calorias e assim emagrece.

Drenagem Linfática – Como é Feita

A massagem da drenagem linfática manual é feita com movimentos suaves e em círculos que são bem precisos sobre o caminho pelo qual passam os vasos linfáticos. Existem versões mecanizadas dessa massagem em que aparelhos realizam os movimentos de pressão e descompressão. Há também aparelhos que utilizam estimulação elétrica para fazer pressão em pontos específicos do corpo.

Para Que a Drenagem Linfática é Indicada

Quem está lutando contra o aparecimento de celulite e gordura localizada pode usar a drenagem linfática. Essa massagem também é indicada para quem quer reduzir inchaços depois de cirurgias em especial em caso de cirurgias plásticas como mamoplastia, rosto, lipoaspiração e cirurgia do abdômen. O papel da drenagem é ajudar o organismo a esboçar uma reação de maneira a eliminar líquidos que podem causar inchaço além de acelerar a recuperação.

Essa massagem pode ser uma excelente opção para quem tem problemas de má circulação como no caso de varizes, enxaqueca, tensão muscular e até mesmo em casos de sinusite. Se o seu problema é o estresse a drenagem linfática pode ser também uma boa maneira de aliviar a tensão já que ela estimula o nervoso parassimpático.

Contraindicações

A drenagem linfática é contraindicada para quem sofre de trombose, insuficiência renal, tem tumores no sistema linfático ou hipertireodismo. É sempre bom consultar o seu médico antes de começar a fazer sessões dessa massagem.

No mais é só aproveitar a sensação agradável que a drenagem oferece e reduzir algumas medidas além de prevenir e tratar a celulite. Um método interessante que pode ser feito manualmente ou com aparelhos. Procure uma clínica de estética séria e competente para realizar o procedimento.

Deixe um Comentário

comm comm comm