Receitas de Esfoliação Caseira

Postado por  //  5 de junho de 2013  //  Pele  //  Nenhum Comentário

Se você ainda não aderiu a uma esfoliação de pele em casa, não sabe o que está perdendo. Este simples tratamento de pele que pode ser feito enquanto você assiste um filme bacana ou sua novela preferida pode ser a diferença entre um rosto bonito e um rosto cheio de manchas e com cara de mais velha.

.

A esfoliação tem como finalidade remover células mortas da pele. Quando você passa o produto para esfoliação (chamado de esfoliante), os grânulos ajudam na remoção do que há de morto e estimula a pele a produzir novas células. Ou seja: a esfoliação ajuda na renovação da pele, ajudando por isso a remover manchas e deixar a sua pele mais bonita e brilhante.

Para fazer uma esfoliação você deve seguir passos simples. O primeiro passo é lavar seu rosto com água e sabonete antibactericida, deixando úmido ainda. Depois aplique o creme esfoliante com movimentos suaves, sempre em ondas giratórias e sem pressionar muito. Quanto mais fizer isso, mais o seu corpo irá remover o que há de morto na pele. O ideal é fazer uma esfoliação por semana.

Receitas Caseiras para Uma Esfoliação Caseira

Esfoliação Caseira

Esfoliação Caseira

Esfoliações caseiras são realmente fáceis de fazer. Se você quiser fazer para si mesmo, ou colocar em um pote bonitinho como presentes para suas namoradas ou parentes, há dicas bacanas a seguir.

Todos os produtos de esfoliação corporal, até mesmo aqueles que você compra na loja, contêm apenas três ingredientes principais:

Você Precisa de um Esfoliante

Basicamente, uma substância arenosa de algum tipo. Açúcar e sal são os mais comuns, e têm a vantagem de que eles se dissolvem na água, para que não deixe qualquer restinho na sua pele ou seu banheiro.

Esfoliação

Esfoliação

Sal é ótimo para relaxar os músculos. Algumas pessoas preferem utilizar o sal do mar, uma vez que é processado menos do que o sal de mesa, contém uma variedade mais ampla de oligoelementos e sais minerais, e diz-se ser mais gentil sobre a pele. Sua milhagem pode variar de acordo com seu tipo de pele. Qualquer que seja o sal que você usa, recomenda-se moer finamente, isto é, a uma consistência semelhante ao sal de mesa, porque grãos grosseiros podem arranhar a sua pele.

Açúcar é um pouco mais suave em sua pele do que o sal. Você pode usar o açúcar mascavo ou o açúcar branco. O mascavo é mais bacana porque cheira gostoso, especialmente se você misturá-lo com um pouco de óleo essencial de baunilha.

Café moído cheira divino, e que a cafeína pode fazer pela sua pele é muito mais que apenas esfoliar. A cafeína é um vasoconstritor, o que significa que ele faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, e isso pode reduzir temporariamente varizes e estrias. Curiosamente, as experiências têm mostrado que a cafeína aplicada diretamente na pele de ratinhos torna tais animais menos suscetíveis a desenvolver câncer de pele, mas não sabemos ainda se isso funciona para os seres humanos.

Imagem de Amostra do You Tube

Farinha de aveia é o mais suave dos esfoliantes. É um emoliente, ou seja, que suaviza e hidrata a pele. As pessoas têm usado por décadas como um remédio eficaz para a pele seca e para coceira por motivos diversos. Ao contrário de sal e açúcar, você pode usá-lo com um pouco de água em vez de óleos.

Outras opções incluem farinha de amêndoas, farinha de linho (linhaça da terra), farelo de arroz, farelo de trigo, e cascas de nozes de terra.

Um Óleo Para Usar como Base

Também chamado de óleo base, o óleo em uma esfoliação corporal caseiro mantém a mistura unida e hidrata a pele. A maioria das receitas de esfoliação corporal utiliza cerca de um terço de xícara de óleo para cada xícara de esfoliante. Existem muitos óleos para escolher. A não ser que a sua pele seja muito seca, uma dica é escolher um óleo com uma consistência bastante fina para que ele possa ser lavado facilmente e não vai deixe a sua pele muito oleosa. Algumas opções populares são:

O óleo de girassol tem um leve odor, consistência fina, e penetra bem sem sair deixar muito resíduo. Também é um dos óleos mais acessíveis e tem uma vida útil de cerca de 12 meses. Ele é usado em vários tipos de esfoliação corporal comercialmente disponíveis, incluindo alguns fabricado pela “The Body Shop”, “Nutrir” e “Jason Natural”, marcas conhecidas internacionalmente.

Imagem de Amostra do You Tube

Use Algo Para Dar Perfume a sua Receita

A maneira mais fácil de perfumar a sua esfoliação corporal caseira é com uso de óleos essenciais. Evite óleos perfumados, que são sintéticos. Algumas combinações de óleos essenciais para os diferentes tipos de pele são bacanas como usar 10 gotas de lavanda. Cada combinação destina-se a ser diluídas em um terço de copo de óleo, que pode ser e 10 gotas de óleo obtido da ressecação de uma rosa, 10 gotas de gerânio, 8 de sândalo, dentre outras que te indiquem.

Agora que você sabe os ingredientes básicos, você pode inventar suas próprias receitas para esfoliação corporal caseira! Basta misturar qualquer um desses itens a seguir e partir para uma receita caseira a ser usada no mesmo instante. O melhor é usar produtos frescos, ou seja, preparar a sua receita para usar neste momento e preparar novamente se você for fazer de novo.

.

Para um melhor aproveitamento de sua esfoliação, tente hidratar a pele logo após a esfoliação. Isso porque sua pele vai estar aberta, seus póros estão absorvendo tudo o que há de bom ou de ruim, então proteger com um hidratante também vai cuidar da beleza da sua pele. Usando alguns produtos bacanas você pode devolver a sua pele tudo o que ela tem perdido ao longo da semana, em especial se há uma pele seca, sem vida, ou com rachaduras. Pode também ajudar ainda mais se você fizer uma esfoliação noturna, usando hidratantes com ação noturna logo em seguida para aproveitar as várias horas de sono ficando ainda mais bonita. O método é você quem escolhe que for melhor para a sua pele e sua rotina diária.

Deixe um Comentário

comm comm comm