Características das Amizades Tóxicas

Postado por  //  16 de março de 2015  //  Relacionamento  //  Nenhum Comentário

A amizade é algo maravilhoso na vida das pessoas, sem ela nossa vida certamente não seria a mesma. A amizade traz muitos benefícios para as nossas vidas, incluindo estabilidade emocional, sociabilidade e bem-estar.

Infelizmente, nem todos os amigos proporcionam benefícios para as nossas vidas, e aí que entra o que chamamos de amizades tóxicas. Obviamente, ninguém é perfeito, entretanto, existem algumas pessoas que podem trazer muitos problemas para a vida daqueles que chamam de amigos.

Imagem de Amostra do You Tube

Se você desconfia que alguns membros do seu círculo de amizades podem estar te fazendo mal, veja, a seguir, quais são as características comuns desses que se dizem amigos, mas estão mais para amigos da onça. Se uma das características abaixo descrever um de seus amigos, é interessante que você repense a amizade para que ela não continue te prejudicando.

Se Acham Superiores

Depois de sair de uma prova importante desanimado, achando que foi mal, passar algum tempo com os amigos conversando, mesmo que seja por telefone ou na internet, deve ser uma experiência positiva. Os amigos devem ser solidários, compreensivos, e fazerem você se sentir melhor.

No momento em que você ouvir algo como: “Eu achei o exame super fácil, e você é mais esperto do que eu, então você provavelmente foi bem”, você pode querer repensar a amizade. Por mais inofensiva que pareça essa frase, há um tom competitivo. Então, se você não passar no exame, ela está querendo dizer que mesmo sendo fácil você não conseguiu.

Um traço comum de amigos tóxicos é a incapacidade de resistir à concorrência. Eles vão encontrar qualquer oportunidade de provar que são superiores. Quando uma pessoa é insegura, ela pode se transformar em um amigo tóxico muito facilmente. Amigos competitivos começam a se sentir frustrados quando não conseguem se mostrar melhores do que você. O seu sucesso irá deixá-lo cada vez mais triste.

Se Apegam Demais a Você

É natural que sejamos apegados aos nossos amigos, especialmente em tempos de dificuldades e quando precisamos de apoio. No entanto, se o seu amigo te liga a todo o momento, nenhuma razão particular, isso pode se tornar um tanto quanto chato e cansativo.

Você pode tentar evitá-lo por um tempo, dar algumas desculpas para que ele pare de te ligar tanto. Se, ao fazer isso, ele disser coisas como: “Se você fosse meu amigo de verdade, não estaria me evitando”. É sinal de que essa amizade não é das mais saudáveis.

Embora isso pareça um problema mais comum nos tempos de escola primária, estas questões podem sim acontecer na vida adulta, especialmente com amizades de muitos anos. Sentir-se preso e obrigado a manter uma amizade é algo muito ruim, principalmente se você não deseja mais ser amigo dessa pessoa.

Esses tipos de amigos também costumam ser extremamente ciumentos. Eles vão se sentir ameaçado por outros amigos, especialmente os novos. Isso pode ser prejudicial para você no sentido de que eles vão tentar afugentar seus amigos novos.

Estão Sempre Pedindo Algo

É normal compartilhar coisas com os amigos. É natural que uma pessoa, vez ou outra, peça algo para os seus amigos, seja um objeto emprestado ou um favor. Entretanto, quando um amigo está constantemente pedindo coisas todas as vezes que vocês se encontram, pode ser que essa seja uma amizade tóxica.

Para esse tipo de amigo, você é obrigado a atender a todas as necessidades dele. Algumas pessoas acabam se submetendo a isso por acreditar que agir assim é parte do papel dos amigos verdadeiros.

O dinheiro é sempre um fator nas amizades desse tipo. Ele sempre vai dar um jeito de te pedir emprestado ou pedir que “apenas dessa vez” você pague a parte dele na conta do restaurante. O problema é que isso acontece repetidas vezes e raramente você tem o seu dinheiro de volta.

Quando você para de fazer tudo o que esse “amigo” pede, ele irá te fazer se sentir culpado, como se realmente tivesse a obrigação. Essa amizade é tóxica e bastante perigosa. Além de te trazer problemas emocionais, pode comprometer as suas finanças.

Estão Sempre Falando Mal dos Outros

Fofocar é algo normal entre amigos. É natural que as pessoas tenham curiosidade sobre a vida dos outros. No entanto, quando essa fofoca contém sempre informações negativas sobre tudo e todos, é melhor estar atento sobre o tipo de amigo que você tem ao seu lado.

Pessoas que estão sempre falando mal dos outros não são boas companhias, além disso, são grandes as chances de boa parte das informações ditas por eles não serem verdadeiras. Mentirosos compulsivos conseguem convencer as pessoas sobre qualquer coisa, então você tem que ter cuidado para não ser prejudicado por eles.

Sentem-Se Parte da Sua Família

Não há nada de errado em ter amigos que se sentem como parte da sua família. No entanto, ter um amigo que se auto nomeou como parte da sua família pode não ser muito positivo. Esse amigo vai se sentir ofendido se você não disser a ele tudo o que você fez ou pretende fazer. Ele vai ficar chateado se descobrir que alguém sabe de alguma coisa que ela não sabia sobre você.

Pode parecer apenas excesso de zelo e carinho, entretanto, se você permitir, essa pessoa irá querer dominar cada vez mais a sua vida. Quando você perceber, estará dando satisfação sobre todos os seus passos.

Estão Sempre de Baixo Astral

É natural que queiramos sempre saber como os nossos amigos estão. Quando você ouve do seu amigo que ele está tendo uma semana ruim, então você se sente obrigado a consolá-lo até que ele fique bem novamente. No entanto, existe um tipo de amigo que, sempre que você pergunta como ele está, responde de forma negativa, dizendo que está mal, cheio de problemas, etc.

Não importa o quantos bons conselhos você dá a eles, eles vão continuar evitando fazer qualquer coisa, dizendo que nada vai ajudá-los e ninguém se preocupa com eles. Negatividade excessiva não é saudável em nenhuma amizade, e se tudo o que você quer é ver o seu amigo feliz, você corre o risco de acabar se tornando uma pessoa tão negativa quanto ele.

Afaste-se das Amizades Tóxicas

As amizades negativas não trazem nada de bom para a vida das pessoas. Sempre que você perceber uma das características acima em uma pessoa com a qual você convive, fique alerta. Procure se afastar aos poucos e cerque-se apenas de pessoas positivas e que agreguem coisas boas para a sua vida.

Deixe um Comentário

comm comm comm