Como Resolver Problemas com a Sogra

Postado por  //  29 de novembro de 2013  //  Relacionamento  //  Nenhum Comentário

Desde sempre algumas noras e alguns genros reclamam das sogras. Pode até ser que em alguns casos quem está reclamando tenha razão. Porém, que tal tentar entender os vários pontos desse relacionamento que envolve sogra?

Antes de Qualquer Coisa, não Veja sua Sogra como Rival ou Inimiga

Algumas pessoas antes de casar falam que o pior do casamento é a sogra. Ou seja, antes do casamento já fizeram um pré conceito sobre a figura da mãe da outra pessoa com quem pretende se casar. Isso mesmo, mãe da outra pessoa. Quando se começa a ouvir reclamações sobre sogra, ou provável sogra, os motivos apresentados pelos que reclamam são muitos. Reclamam até porque a futura sogra faz perguntas sobre a data do casamento.

Bem, por uma pergunta como essa, antes de querer crucificar a futura sogra, primeiro imagine o seguinte: Se fosse outra pessoa a fazer a pergunta, uma amiga, por exemplo, te deixaria irritada (o)? Se por acaso, a futura sogra fizer uma pergunta relacionada a data de casamento de vocês, basta responder que vocês ainda estão se conhecendo um pouco mais ou então,que estão se preparando para que tudo saia bem e, que assim que decidirem por uma data ela será a primeira a saber. Não vale a pena se indispor com a sogra por tão pouco.

Veja Algumas Situações que Podem Acontecer Envolvendo Sogra e Algumas Sugestões Nesses Casos: 

a) Intromissão Indesejada

Imagem de Amostra do You Tube

Algumas sogras realmente se metem um pouco demais na vida do casal, a tal ponto de dar opinião em tudo (mesmo quando ninguém lhes pede) e querem estar sempre participando de todas as conversas. Geralmente esse tipo de sogra é uma característica da super mãe. Aquela mãe que fazia tudo para o filho (a) e que de repente sentiu-se colocada de lado. Para ela não é fácil ver outra pessoa em seu lugar fazendo o que ela fazia.

Antes de criar um conflito, o ideal  é que o casal converse a respeito e com delicadeza mostrem para a sogra (mãe do outro ou outra) que vocês dois precisam tomar decisões e resolver as coisas sozinhos para crescerem como casal e ainda podem agradecer-lhe a preocupação e dizer que se precisarem de ajuda pedirão a ela.

b) Sogra Avó

Toda sogra é mãe isso é fato. E a maioria quer muito um neto. E algumas mesmo antes do casamento do filho (a), já começa a se preparar para o papel de avó e, começam até a dizer qual é a melhor maneira de educar uma criança. Acontece que o amor imenso da avó geralmente estraga o comportamento da criança. Além disso, avó (sogra) não tem obrigação nenhuma de educar os netos, essa obrigação é dos pais.

Imagem de Amostra do You Tube

Então o melhor a fazer no caso de o casal já ter filhos e perceber alguma alteração no comportamento das crianças e se for relacionado a avó é ter uma conversa séria com ela (sogra-avó), mostrando-lhe principalmente que as atitudes que ela está tomando com relação aos netos são prejudiciais a eles. Podem dizer inclusive, com jeito e educação, que a função dela é amar os netos e que a de educar é do casal.

c) A Casa do Filho (a) é a Casa da Sogra?

Algumas sogras realmente pensam e agem como se a casa do filho (a) fosse a sua própria casa. E, por pensarem assim, chegam sem avisar, às vezes em dias e horários impróprios, prejudicando, mesmo sem querer, a rotina do casal. Esse tipo de situação é bastante desconfortável. Porém, muito pior é tratá-la com maus modos por conta da irritação que a visita causou. A melhor coisa a fazer é esclarecer a situação de maneira civilizada, o mais gentil possível. Talvez ela nem tenha percebido que está incomodando.

d) Quando a Sogra Não se Entende Bem Com o Filho (a)…

Há casos em que a sogra não tem um bom relacionamento com o filho (a) e pode até acontecer de a outra parte presenciar algumas discussões entre ambos (as). A sugestão é nuca tomar partido nem de um lado e nem do outro. A melhor coisa a fazer é ficar de fora desse conflito e se tiver que interferir que seja para tentar amenizar a situação.

Sogrinha

Sogrinha

e) A Sogra é a Minha Mãe

Muitas pessoas quando reclamam da sogra o fazem esquecendo que a sua própria mãe também é sogra. Bem, antes de reclamar da sua sogra, mãe da sua esposa (do seu marido) procure analisar racionalmente como a própria mãe é enquanto sogra. De repente você pode  estar sendo (sem perceber) inclusive, influenciado (a) por ela contra a sua sogra. Ou por outro lado, será que ela também não comete falhas e diferente de você seu (sua) parceiro (parceira) nunca reclamou? É uma situação muito complexa. São muitos pontos para serem analisados e é necessário que seja feito sempre com muito cuidado e serenidade, para que ninguém se magoe.

Minha Sogra é Nota Dez!

Há homens e mulheres que têm um relacionamento muito bom com a sogra. Tão bom que essas pessoas costumam dizer que a sogra é como uma segunda mãe.

É preciso lembrar que qualquer relacionamento é uma via de mão dupla. E que não se pode exigir o outro algo que às vezes não se faz ou não se faz como deveria.

Sogra é mãe muito antes de ser sogra e a primeira coisa que qualquer sogra deseja é a felicidade do filho (a). Se ela sentir que seu filho (sua filha) é amado (a) ela vai ser a melhor sogra do mundo e só mostrar-lhe como.

Minha Sogra é Nota Zero

Minha Sogra é Nota Zero

Se o seu relacionamento com a sua sogra não é muito bom, antes de qualquer decisão mais drástica tente conversar. Seja franco (a), porém, gentil e educado (a) sempre. Pode ser que a sua sogra não saiba o quanto de problema ela está causando.

A melhor maneira de se resolver uma situação como essa, é antes de qualquer coisa se colocar no lugar do outro. Todo casal tem direito e precisa de privacidade. Mas, é melhor quando se consegue essa privacidade sem excluir ninguém.

Deixe um Comentário

comm comm comm