Benefícios do Cochilo Para a Saúde

Postado por  //  22 de agosto de 2013  //  Saúde  //  Nenhum Comentário

Fechar os olhos em uma cadeira e se apoiar sobre a mesa ou deitar se em um sofá ou, ainda melhor, deitar numa cama após uma boa refeição e se permitir ter uns minutinhos de sono faz com que o nosso sistema cardiovascular descanse, tranqüiliza os ânimos e, ainda, revigora a concentração deixando nos mais dispostos para os afazeres do restante do dia.

Benefícios do Cochilo Para a Saúde

Benefícios do Cochilo Para a Saúde

Esse é um hábito muito comum após o almoço entre os espanhóis, os quais, todos os dias, tiram um tempo depois da refeição para descansar, inclusive os comerciantes fecham as portas das lojas. Assim a população volta para as atividades da tarde com o corpo descansado depois da famosa siesta.

O hábito, o qual para nós brasileiros é conhecido como tirar uma soneca ou cochilo, virou objeto de estudos científicos. Uma das pesquisas feitas foi realizada nos Estados Unidos da America por neurocientistas e por psicólogos, os quais analisaram quais seriam os resultados do cochilo para o coração depois de uma situação de grande esforço de concentração. Para essa pesquisa, oitenta e cinco pessoas foram divididas em duas equipes. Um dos grupos deveria ficar acordado ao longo do dia e o outro teria que descansar por quase uma hora depois do almoço. Antes do horário do almoço, os participantes da pesquisa passaram por testes de alta concentração. Os pesquisadores mediram a pressão arterial dos participantes ao final da pesquisa e notaram que o grupo que descansou teve menor pressão arterial na medição. Ou seja, as conseqüências do estresse dos testes aplicados foram normalizadas mais rapidamente no sistema cardiovascular daqueles que descansaram.

Para os estudiosos da área esse fato pode ser explicado através de comandos emitidos pelo sistema nervoso central, localizado no cérebro, o qual separa se em duas partes: sistema nervoso simpático e o parassimpático. O sistema nervoso simpático atua acelerando e o parassimpático atua reduzindo as funções fisiológicas. Ou seja, enquanto estamos dormindo, o sistema nervoso simpático reduz as atividades, causando o relaxamento dos vasos e a diminuição da freqüência de batimentos cardíacos. Portanto, a soneca é uma sobremesa muito bem vinda ao corpo.

Cochilo

Cochilo

Mesmo o cochilo sendo um sono de curto tempo, os benefícios que ele traz ao corpo não são prejudicados. Em menos de uma hora o nosso corpo consegue sim atingir as três etapas do sono. Em outras palavras, é possível sim o corpo ter relaxamento completo e adquirir os benefícios conseqüentes do sono.

É importante salientar, entretanto, que cochilar em ambientes com a ausência de luz faz mais bem ao corpo. Pois é no escuro que o cérebro secreta um hormônio importantíssimo para que uma pessoa durma de fato, esse hormônio é a melatonina. A dica para produzir esse hormônio em ambientes muito bem iluminados como são os que trabalhamos, é vestir uma venda nos olhos. Existem máscaras nos olhos à venda nos mais variados tecidos e motivos. Vale o investimento.

Imagem de Amostra do You Tube

Apesar de todas as vantagens conseqüentes do relaxamento cardiovascular, o cochilo não é indicado para todas as pessoas. Quando acordamos o corpo vive um pequeno estresse quando despertamos, isso aumenta a ocorrência de coagulação e a descarga de adrenalina no sangue, o que acelera o batimento cardíaco. As pesquisas feitas não dão conta se esses males acontecem tanto no sono como no cochilo. Devido a isso a soneca não é recomendada para que sofre de diabetes, é fumante, obeso ou tem alto risco cardiovascular.

Imagem de Amostra do You Tube

É preciso atentar para outro risco também. A soneca não pode demorar mais que uma hora apenas. Pois, caso o cochilo vá além disso, o tempo de sono a noite será prejudicado, causando sonolência e cansaço no dia seguinte. Isso fará com que, no dia seguinte, a pessoa queira cochilar de novo por um período maior, criando um ciclo vicioso. O que não significa que um cochilo maior ocasionalmente, e apenas desse modo, não possa ser feito, pois às vezes dormimos muito pouco e faz bem à saúde completar o tempo ideal de sono no dia seguinte.

Memória funcionando direitinho

.

A sua competência para reter informações irá aumentar se você cultivar o habito do cochilo. Esse fato foi também comprovado via pesquisas científicas. Após uma atividade de leitura, por exemplo, se formos dormir ou cochilar, as partes do cérebro responsáveis por ratificar a nossa memória permanecem em atividade. A grande vantagem de praticar a soneca após um período de leitura é que essa área do cérebro fica completamente dedicada ao registro, não havendo outros pensamentos ou vivências momentâneas que distraiam a nossa atenção.

Como as primeiras fases do sono agem no nosso corpo?

O sono possui ciclos de noventa minutos nos quais variam as fases denominadas como NREM e REM. A etapa NREM é possui quatro estágios. Os primeiros dois estágios são marcados pela liberação do hormônio melatonina, o qual tem a função do relaxamento do corpo, ou seja, há a redução do ritmo de batimentos cardíacos e, também, da pressão arterial. Já nos dois últimos estágios, acontece a intensificação do descanso. Na etapa REM é quando nós temos sonhos e processamos os acontecimentos vividos ao longo do dia. Especialistas afirmam que os quarenta minutos de soneca após o almoço sejam capazes de cumprir ao menos as três primeiras etapas da fase de sono NREM e, portanto, beneficiando o corpo com os efeitos já descritos.

Existe relação entre o almoço e a vontade de dormir?

[nggallery id=1224

Existe sim. Dormir após o almoço, principalmente para quem fez uma refeição com alimentos de difícil digestão, possui explicação biológica. Enquanto fazemos a digestão, a circulação do sangue se concentra nas vísceras. Com isso, o coracao e o cérebro ficam em ritmo lento e o sono torna se inevitável. Porém, ao tirarmos um cochilo deitados, uma refeição pesada pode fazer com que o bolo estomacal volte para o esôfago, causando sensação de mal-estar. Por isso, a dica para um cochilo saudável e para muitos outros benefícios ao nosso corpo é fazer refeições leves.

 

Deixe um Comentário

comm comm comm