Como Acabar Com a Micose das Unhas

Postado por  //  7 de setembro de 2013  //  Saúde  //  Nenhum Comentário

As micoses são problemas nas unhas causadas por fungos que se alojam na região ungueal, a parte onde a unha se forma, no seu comecinho mesmo, ainda no dedo. E unhas infectadas por fungos, infelizmente, são comuns. A região é úmida, exposta e pode ter problemas por diversos tipos de fungos. E além de não ser saudável (você pode perder a sua unha!), os fungos também podem causar problemas estéticos como deixar as quebradiças e sem corte, podendo chegar a cair e causar dor.

.

Como Posso Ter Infecção na Unha?

Diversos fatores do seu dia a dia podem causar infecção na unha. No geral, quem sofre deste problema são pessoas que vão à manicure e compartilham os seus objetos de uso pessoal. Mas outros fatores tornam as suas unhas propensas a pegar infecções como cortar demais as unhas, remover toda a cutícula de forma constante, deixar as mãos molhadas por muito tempo.

Eu Tenho Uma Micose na Unha?

Alguns sinais são claros de que você está com uma micose. Um deles é uma unha amarela sem você ser fumante. Isso porque quando você fuma, o contato da nicotina com o cigarro deixa manchas amareladas na unha, que podem ser removidas com o uso de um polidor. Mas se você não fuma e está com as unhas com um brilho estranhamente amarelo e anormal (sem ser causado por excesso de esmaltação com esmalte escuro), você pode estar com uma micose.

Imagem de Amostra do You Tube

Suas unhas também ficam fracas. Nem precisa tentar abrir uma tampa com a unha que ela já vai quebrar, as vezes sozinha mesmo: você acorda e ela está quebrada. Surgem também ferida na borda das unhas e, em casos mais graves, a unha cai. Pode haver dor, formação de bolhas de pús em casos gritantes de infecção.

Como Prevenir Micose Nas Unhas

Mas antes de se desesperar, a boa notícia é que você pode tanto tratar o problema como prevenir. E para prevenir existem diversas dicas bacanas e fáceis, que podem ser feitas até em casa. Confira:

Neutralize os fungos – a maior parte das infecções nas unhas são causadas por fungos em sua própria pele. Por isso é interessante prevenir o problema. Vai remover as cutículas antes da esmaltação? Lave as suas mãos com sabonete antibactericida e fungicida e depois com vinagre, que com seu PH ácido acaba neutralizando a presença de micoses.

Imagem de Amostra do You Tube

Hidrate as mãos – com óleo de gergelim ou outro apenas voltado para as unhas. Isso ajuda a deixar na pele ácidos graxos, deixando o trabalho de micro-organismos mais difíceis de se fixar na pele. Mas remova um pouco de oleosidade para as suas unhas não ficarem com excesso de gordura, o que é ruim para a pele também.

Não compartilhe seus itens de fazer a unha – não é vergonha, mas sim saúde não usar alicate, afastador e palito de unha da manicure. Esses itens entram em contato direto com a a parte mais frágil de seus dedos e podem transmitir doenças de outras pessoas infectadas que usaram os mesmos instrumentos. Por isso é interessante ter seu alicate sempre afiado. Se a manicure não quiser usar o seu, pode ser interessante pensar em mudar de manicure.

A maior parte dos salões de unha, contudo, estão adotando o kit descartável, com lixa de unha e palito por cliente a ser dado ou jogado fora após o atendimento. Esta é uma forma simples e barata de prevenir doenças nas mãos nas diversas usuárias. O alicate, contudo, deve também ser esterilizado em estufa própria para combater os fungos bem resistentes em meio ambiente.

Micose Nas Unhas

Micose Nas Unhas

Não remova toda a cutícula – ela nasce por um motivo: proteger a sua unha. Se você é uma adepta da unha ‘fundinha’, está fazendo ao invés de bem, bastante mal a sua unha. O melhor é remover o suficiente para ter uma unha bonita e socialmente elegante e manter a saúde ao mesmo tempo.

Proteja seu organismo contra micoses – nosso corpo está sujeito a contato diário com fungos, mas pode se livrar bem deles com medidas simples. Ter um organismo forte é importante, por isso é uma boa dica cuidar da dieta. Alimente-se de frutas, verduras e legumes e tudo mais que possa te dar forças para combater uma infecção, com alimentos com diversas proteínas e carboidratos. Mantenha uma dieta rica em nutrientes e, mesmo que as micoses ataquem, você não terá um agravamento de quadro porque seu corpo está bem seguro e pode combater.

Tenha o bom hábito de enxugar suas mãos – os fungos se proliferam em ambientes úmidos  por isso enxugar as mãos é importante. Uma boa dica é usar luvas ao lavar os pratos, assim você evitar o excesso de contato com as unhas. Sempre que lavar as mãos enxugue também. Leve lenços na bolsa para fazer isso na rua também.

Como Acabar Com a Micose

Como Acabar Com a Micose

Não empreste seus itens de unha – da mesma forma que usar o dos outros não é bacana, emprestar também não é legal. Você não pode contar que a pessoa tem as unhas saudáveis, pois as vezes nem ela mesma sabe o que há em suas mão e se está com uma infecção.

Quando Procurar um Médico

Uma micose aqui e outra ali é comum e pode ir embora com tratos simples como não remover mais as cutículas por algumas semanas, não lixar e também usar algum remédio para feridas. Mas se há sangramento e dor, seria melhor procurar um médico. Se há uma formação de alguma bolha com puz e dói apenas tocar na unha, você deve ir até um médico urgentemente. Não espere até sua unha cair. Já nos primeiros sinais de fraqueza você pode procurar um profissional para identificar e tratar o problema adequadamente.

Procure um dermatologista, médico responsável por tratar este tipo de problema. Ele poderá lhe indicar a melhor forma de combater a infecção. Dependendo do agravamento do problema, pode ser necessário ingerir medicamentos antibióticos, vendidos apenas com receita médica.

.

Deixe um Comentário

comm comm comm