Dúvidas Sobre Tintura Para Gestante

Postado por  //  6 de junho de 2013  //  Saúde  //  Nenhum Comentário

Questões relacionadas com tratamentos de cabelo durante a gravidez são comuns. A maioria dos tratamentos envolve produtos químicos e corantes, que deixam as mulheres se perguntando se eles são seguros. Os diferentes tipos de tratamentos de cabelo incluem:

.

  • Coloração – isso inclui corantes temporários, corantes semi-permanentes e tinturas permanentes.
  • Permanente – ondas permanentes são criadas colocando duas soluções no cabelo. A primeira solução é uma solução de ondulação e a segunda é uma solução de neutralização / fixação.
  • Branqueamento – envolve a utilização de peróxido de hidrogénio
  • Relaxantes – são também conhecidos como alisadores de cabelo e envolvem uma variedade de produtos químicos.

    Gestante

    Gestante

Produtos Para Cabelo são Perigosos Durante a Gravidez?

Fabricantes de produtos para tratamento de cabelo mudam frequentemente de fórmulas e muitos produtos químicos diferentes são utilizados nestes processos. Estes produtos químicos geralmente não são avaliados para efeitos sobre a gravidez tão poucos dados sobre o uso durante a gravidez está disponível.

É provável que apenas uma pequena quantidade de produtos químicos de tratamento do cabelo seja efetivamente absorvido pelo corpo da mulher através da pele. Esta quantidade mínima não é o suficiente para criar um problema para o bebê. A solução de fixação utilizada durante permanentes podem irritar o couro cabeludo, mas não afetam outras partes do corpo e uma quantidade mínima seria absorvida. O mesmo é verdadeiro para os produtos químicos usados no processo de alisamento.

Estudos médicos sugerem que é provavelmente seguro pintar o cabelo durante a gravidez. A Organização dos Serviços de Informação Teratologia (OTIS), que fornece informações sobre os potenciais riscos para a fertilidade, diz que os estudos em animais são tranquilizadores e que não há relatos de tintura de cabelo causando mudanças na gravidez humana, não obstante o fato de muitas mulheres ter colorido o cabelo durante gravidez. A organização também aponta que muito pouco dos produtos químicos na tintura de cabelo é realmente absorvido em seu sistema.

Tintura

Tintura

Tinturas de cabelo são provavelmente seguras para uso durante a gravidez, porque pouco corante é absorvido através da pele. No entanto, ainda é importante ser cauteloso, pois muitos profissionais de saúde recomendam que as mulheres grávidas não usem corantes capilares permanentes durante os primeiros três meses.

Enquanto a absorção através da pele é mínima, a preocupação é que respirar fumaça durante o processo pode ser prejudicial para o bebê em desenvolvimento. Corantes capilares permanentes contêm amônia, que tem uma química de forte fumaça. A recomendação é evitar tinturas de cabelo que contenham amônia. O aviso químico  também se aplica a produtos de alisamento também.

Corantes semi-permanentes ou um processo de realce pode ser considerado seguro para mulheres grávidas. Com destaques, o corante é colocado em tiras e não serão absorvidos pela pele. Corantes vegetais tais como henna também são consideradas susceptíveis de ser seguro para colorir o cabelo durante a gravidez.

Imagem de Amostra do You Tube

O Melhor Período para Pintar os Fios é no Fegundo Trimestre

Se a mão estiver interessada em pintar os cabelos, o melhor é esperar para colorir o cabelo no segundo trimestre de gestação, quando o bebê em desenvolvimento é menos vulnerável. Além disso, em vez de usar uma cor de cabelo por todo o lado, considere um processo como luzes, destacando, pintura, ou cobertura, em que os produtos químicos têm pouco ou nenhum contato com o couro cabeludo. Quaisquer agentes das tinturas absorvidos em seu sistema viria através de sua pele, e não através dos fios de cabelo.

Tinturas Vegetais são mais Bacanas para as Grávidas?

Você pode ter ouvido que as tinturas vegetais são uma boa alternativa se você quiser evitar o uso de agentes químicos sintéticos durante a gravidez. Mas cuidado: verifique os ingredientes nas chamadas preparações naturais e ervas antes de comprar. Além das várias substâncias “naturais” listadas como ingredientes, muitas vezes você vai ver um ou mais dos mesmos compostos químicos sintéticos (como p-fenilenodiamina, dihydroxybenzene e aminofenol) que as grandes empresas de cosméticos colocam em sua embalagem de tintura permanente ou semipermanentes.

Henna Pode ser a Melhor Opção para as Grávidas

A henna Pure (Lawsonia inermis), um corante vegetal semipermanente que tem sido usado por milhares de anos, é considerado seguro. A desvantagem da henna é que é bem ruim para usar, tem que ser deixado por um tempo relativamente longo nos fios, e dá uma tonalidade vermelho-laranja que você pode não gostar.

Imagem de Amostra do You Tube

Note-se que os produtos de henna que vêm em outras cores ou são de ação rápida não são henna pura e podem conter produtos químicos sintéticos ou compostos metálicos potencialmente arriscadas.

Cabeleireiras Grávidas Devem ter Mais Cuidado 

Os riscos durante a gravidez podem vir de condições de trabalho, número de horas trabalhadas e exposição aos produtos químicos utilizados no tratamento de cabelos. Estudos mostram que, por causa da melhoria das fórmulas corantes e melhores condições de trabalho, menos riscos associados a este tipo de trabalho surgem em hospitais por conta de profissionais de beleza.

Condições adequadas de trabalho são importantes. Estas incluem o trabalho em uma área bem ventilada, usando luvas e não comer ou beber na área de trabalho. Estas precauções reduzem a exposição a produtos químicos de tratamento de cabelo das futuras mamães que atuam na área.

Grávidas Podem ficar Lindas!

É importante que as mulheres se sintam bem consigo mesmas durante a gravidez. Se colorir o cabelo vai fazer você se sentir bem ou fazer com que você se preocupe desnecessariamente durante nove meses, é algo para se pensar. Se você escolher a cor do seu próprio cabelo, use luvas e trabalhe em um espaço bem ventilado para minimizar sua exposição aos produtos químicos utilizados no processo de coloração. Não deixe que o corante no fio mais do que o necessário, e enxague o couro cabeludo, no final do processo.

.

Mas as futuras mães devem lembrar que pintar os fios exige manutenção, o que pode cansar bastante as novas mães que tem outras preocupações em mente. Mas se for pintar, escolha tons que durem mais um pouco como preto e loiro se seus fios já forem loiros por natureza.

Deixe um Comentário

comm comm comm