Problemas Causados Pelo Salto Alto

Postado por  //  9 de fevereiro de 2015  //  Saúde  //  Nenhum Comentário

Para muitas mulheres o salto alto é sinônimo de elegância e sofisticação, no entanto, na prática não é bem assim. O salto deixa a mulher com uma postura mais poderosa e altiva, porém, o uso constante dele pode causar problemas a saúde e bem estar.

Dentre os possíveis problemas estão danos a coluna uma vez que o salto projeta o peso para a frente de maneira a sobrecarregar a panturrilha, as articulações e a coluna. Conheça mais sobre os malefícios causados pelo salto alto.

Imagem de Amostra do You Tube

Problemas Causados pelo Salto

Para começar devemos lembrar que o salto faz com que toda a pressão se concentre na ponta do pé. Além disso, usar salto alto e fino ainda acarreta na ausência de mobilidade da parte de trás da perna. Como o calcanhar fica elevado o tendão de Aquiles fica mais curto e pode acarretar no surgimento de tendinite.

Você pode perceber que algo está errado quando sente dores e dificuldade em andar descalço. Contudo, é importante saber que os problemas causados pelo salto não ficam somente nos pés. O uso contínuo de salto pode trazer problemas sérios também para os joelhos uma vez que passam a ser flexionados o tempo todo.

Descer do Salto

Descer do Salto

Doenças

Naturalmente os pés já podem ser acometidos por diversas doenças, usar sapatos de salto alto pode ajudar a piorar essa situação. Isso especialmente em relação a coluna lombar que é o eixo que sustenta o corpo. Uma mulher que está sempre de salto alto pode ter dores na coluna, calcanhar e até o temido esporão de calcanho.

Isso porque o salto não oferece nenhuma proteção contra o impacto do pé no chão, o calcanhar não fica protegido como deve. Além disso, os saltos ainda podem causar a chamada “fascite plantar” devido ao impacto e uso contínuo. Existe ainda outro problema comum para quem usa saltos altos que é a entorse, as conhecidas “viradas de pé”. Muitas mulheres, mesmo as mais experientes em andar de salto dão alguma virada de pé às vezes.

Danos Futuros

Os principais danos futuros são os danos posturais, uma mulher que usa muito salto alto acabará tendo esse tipo de problema, isso se já não tem. Uma mulher que já tem um problema como encurtamento, de coluna ou postura agravará o mesmo com o uso do salto.

As mulheres que não apresentam nenhum desses problemas, mas usam salto com frequência acabarão desenvolvendo danos posturais. O grande problema é que as mulheres não deixam de usar salto porque o efeito não é percebido imediatamente. Os problemas de saúde surgirão com o tempo. Os problemas de coluna, como um todo, aparecem a longo prazo.

Por exemplo, ninguém desenvolve uma hérnia de um dia para o outro. Vários fatores e danos vão se acumulando e resultam nos problemas de coluna. O salto contribui para um hábito postural errôneo. O uso do salto pode comprometer a coluna assim como se agachar da maneira errada para pegar um objeto ou então sentar errado.

salto-alto31

Tipos de Salto

Dica Para Aliviar as Dores

Quem sofre com as dores causadas pelo salto alto pode aliviá-las com exercícios para os pés. O chamado alongamento do isquiostibiais (da perna) é ótimo para isso, você pode fazê-lo em casa com uma cordinha ou um lençol duas vezes por dia de dez minutos. Fazer isso ajuda a prevenir câimbras, dores e inchaços.

Como Aliviar as Dores

Como Aliviar as Dores

De Olho no Número: Outra questão bem importante quando falamos sobre sapatos de salto é escolher um calçado da numeração correta, o ideal é que o calçado não fique nem apertado e nem folgado. Quando o calçado fica muito folgado você torna possível que seja criado atrito com o pé o que causa bolhas. Cuidado!

Escalda Pés: Preparar um escalda pé com água morna pode ser ótimo depois de um dia em cima do salto. Potencialize ainda mais o efeito do escalda pé colocando nele pedrinhas ou bolinhas de gude. Posicione os pés sobre as bolinhas/pedrinhas e faça movimentos para frente e para trás. Isso produz um efeito relaxante e diminui o impacto, faça pelo menos três vezes por semana.

Sandálias Rasteiras: Apesar de usar salto não ser o mais indicado para a boa saúde dos pés, o uso de sandálias rasteiras também não é. Isso porque esse tipo de calçado não tem acolchoamento o que faz com que não seja o melhor para suportar impactos. Quando for escolher um calçado lembre-se que muito antes de ser bonito ele precisa ser confortável. Sentir dores com um sapato não é normal, você precisa se cuidar.

Dicas Para Quem Usa Salto

Para algumas mulheres é impossível se libertar completamente do salto, seja porque o seu trabalho exige o calçado como parte do look ou por uma questão de gosto pessoal. Seja como for a seguir vamos dar dicas para quem usa salto conviver melhor com ele.

Imagem de Amostra do You Tube
  • A primeira dica é escolher sapatos de salto que sejam mais confortáveis, por exemplo, aqueles com o salto mais grosso fazem uma melhor distribuição do peso o que oferece mais estabilidade para o seu tornozelo. O bico deve ser de preferência quadrado, isso ajuda a evitar deformar os seus dedos.
  • Prefira ainda saltos plataforma que tenham a mesma altura do calcanhar a ponta para que não pressionem tanto o antepé. Contudo, preste atenção que esse sapato pode ocasionar aquelas “viradas de pé” que podem te fazer torcer o tornozelo.
  • Quem puder deve trocar a sandália pelo sapato de salto, com isso você oferece melhor proteção para o seu calcanhar. Isso se deve ao reforço lateral, botas podem ser ótimas opções.
  • Fique atenta ainda a altura do seu salto do dia a dia, evite usar saltos tão altos. Lembre-se que quanto menor for o salto melhor será para a sua saúde.
  • Escolha sapatos de qualidade, não economize na hora de comprar os seus sapatos, pois os modelos muito baratos são feitos de matérias-primas inferiores de maneira que podem machucar os seus pés e causar mal estar durante o seu dia. Todo cuidado é pouco para ficar com os seus pés confortáveis e manter a sua saúde e postura em dia.

Deixe um Comentário

comm comm comm