Tudo Sobre os Hormônios Femininos

Postado por  //  5 de agosto de 2014  //  Saúde  //  Nenhum Comentário

Sempre que algo emocional acontece para uma mulher as pessoas dizem: “São os hormônios!” Se ela está grávida, se está menstruada, na menopausa, pré-menopausa, qualquer uma dessas opções. Parece que há sempre uma razão para culpar os hormônios por uma mulher estar se sentindo um pouco fora de sintonia.

Imagem de Amostra do You Tube

Às vezes, porém, essa suposição é absolutamente verdadeira. Se este parece ser o seu caso, considere as informações a seguir que todas as mulheres devem saber sobre os seus hormônios.

O Que São Hormônios?

Os hormônios são substâncias químicas secretadas por glândulas que passam no sistema circulatório para direcionar as funções fisiológicas em diferentes órgãos do corpo humano. Eles são delicados e podem se descontrolar se não forem tratados com cuidado, causando uma série de problemas de saúde.

O estresse, hábitos alimentares pouco saudáveis, medicamentos, Síndrome dos Ovários Policísticos e a gravidez são alguns dos fatores que podem desencadear um desequilíbrio hormonal nas mulheres.

As glândulas endócrinas, que são grupos especiais de células, produzem os hormônios. As principais glândulas endócrinas são a hipófise, pineal, timo, tireóide, glândulas adrenais e pâncreas. Os homens produzem hormônios em seus testículos e as mulheres em seus ovários.

Como os Hormônios Afetam as Mulheres?

Os sintomas mais comuns do descontrole hormonal nas mulheres são o ganho de peso, ansiedade, depressão, perda da libido, fadiga, infertilidade, aumento do apetite, problemas de digestão e metabolismo lento.

Tudo isso é capaz de alterar o humor feminino e causar uma série de outros problemas. Por isso, é muito importante estar sempre atenta para qualquer alteração que surgir para procurar um médico logo no início para que o problema seja tratado.

Libere as Suas Tensões e Alivie o Estresse

O estresse libera cortisol no organismo, fazendo com que os hormônios fiquem fora de sintonia. O ideal para resolver o problema é recorrer aos exercícios físicos, que ajudam a desestressar. Uma caminhada, a prática de algum esporte com bola, um passeio de bicicleta, tudo isso trará muitos benefícios.

A prática de uma atividade física é capaz de ajudar as mulheres a aliviar os sintomas até mesmo da menopausa. Nos dias em que os hormônios estão descontrolados, a vontade que dá é a de ficar em casa, fechada no quarto e sem falar com ninguém. Porém, agindo assim você não estará aliviando os sintomas, mas sim piorando. Se você encarar o problema de frente e agir, verá que irá se sentir melhor.

Coma Alimentos Certos na Hora Certa

Se você seguir uma dieta balanceada que inclua frutas e vegetais, grãos, arroz integral, lentilhas, nozes, cereais, sementes de chia, quinoa e couve, grande parte dos problemas decorrentes do desequilíbrio hormonal podem ser evitados.

Você pode até mesmo melhorar a sua fertilidade incluindo alimentos ricos em Omega 3, como peixes, canela, mel, ostras, laticínios e aves em sua dieta. Eles são ricos em nutrientes e antioxidantes que são ótimos para a saúde reprodutiva. Além disso, procure não demorar mais do que 3 horas para se alimentar. Isso ajuda a acelerar o seu metabolismo e evitar que você acumule gordura.

Durma Bem

Dormir mal pode fazer com que o corpo produza a leptina em menor quantidade. Esse hormônio é o responsável pelo controle de apetite, e, consequentemente do peso. A falta de leptina pode fazer você sentir mais fome do que o normal no dia seguinte a noite mal dormida, e isso leva ao ganho de peso.

Para obter o descanso necessário e aumentar os hormônios de queima de gordura, procure dormir de sete a nove horas por noite e mantenha um ambiente fresco para dormir. Alie a isso uma alimentação balanceada e rica em verduras, legumes e frutas.

Não Exagere na Cafeína

Beba muita água e evite o excesso de sal e de açúcar na dieta. Tente evitar cafeína e bebidas gaseificadas também. O excesso de cafeína pode causar estragos no sistema endócrino. Portanto, não exagere e tenha bom senso na hora de tomar essa bebida tão apreciada em todo o mundo.

Perceba que, quando uma pessoa que se manter acordada por muito tempo, ela acaba recorrendo ao café. Isso porque ele possui propriedades de deixar as pessoas mais “ligadas”. Não estamos dizendo que você precisa abolir o café da sua vida. Como tudo na vida, o café pode trazer benefícios para a saúde, mas desde que seja ingerido com moderação.

Alimentos Podem Ajudar a Equilibrar os Hormônios

O magnésio é encontrado em bananas, figos, sementes de abóbora e ele é ótimo para ajudar a controlar o sono, amenizar os sintomas da TPM e as cólicas. Já a vitamina D, encontrada no salmão, atum, sardinha, gema de ovo e queijos, é ótima para melhorar as funções hormonais.

Além desses alimentos muitos outros trazem inúmeros benefícios para a saúde da mulher. Por isso, converse sempre com o seu médico e peça a ele que lhe dê sugestões de alimentos que ajudem você a controlar os seus hormônios e melhorar a sua saúde. Muitas vezes a solução para o seu problema pode estar na sua fruteira. Saiba aproveitar o melhor dos alimentos.

Os Hormônios Precisam de Gordura Para Sobreviver

O excesso de peso pode indicar um ou mais dos seguintes problemas: desequilíbrios hormonais de estrógeno, baixa de testosterona, DHEA baixo (um hormônio da glândula adrenal), excesso de insulina e de cortisol. Um grande sinal de um desequilíbrio hormonal é a incapacidade de perder peso mesmo fazendo dietas e se alimentando da forma correta.

Portanto, se você está tentando emagrecer e, mesmo seguindo todas as regras de uma vida saudável, não está conseguindo, procure um médico. Não desista no meio do caminho se sentindo incapaz. Você é capaz. Apenas precisa da ajuda certa para controlar os hormônios e fazer com que eles permitam a sua perda de peso.

Cuide da Sua Saúde

Por fim, não podemos deixar de falar que as mulheres não devem nunca deixar de cuidar da sua saúde. É fundamental fazer exames ginecológicos a cada 6 ou 8 meses. Além de realizar check-ups periódicos. Sua saúde é o seu maior bem, por isso não se descuide dela.

Deixe um Comentário

comm comm comm