Alimentos Formadores de Colágeno

Postado por  //  30 de outubro de 2013  //  Alimentação  //  Nenhum Comentário

 

Ninguém sente prazer em envelhecer e, as mulheres menos ainda. Mulher tem pavor de flacidez e de rugas. Conforme os anos passam, menos elas querem se olhar no espelho.

Atualmente, muitas mulheres recorrem a recursos como cirurgias, botox e outras coisas para eliminar os sinais que os anos fazem no rosto. Outras usam cosméticos (na tentativa de eliminar rugas) desde a hora que acorda até a hora de dormir. Porém, o efeito das cirurgias e de produtos injetáveis não duram por muito tempo e, os cosméticos que são anunciados como um produto para retardar o envelhecimento da pele, não resolvem coisa alguma se não for feita uma dieta de alimentação saudável.

O aparecimento das rugas e a flacidez da pele são normais após certa idade. Geralmente, após os 35 anos. Isso porque a substância que garante a firmeza da pele começa a diminuir após os 30 anos. Essa substância é produzida pelo organismo e se chama colágeno. Com a perda do colágeno, pouco a pouco a pele vai perdendo a sua elasticidade e com isso começam a aparecer as rugas e a flacidez da pele.

O organismo masculino produz mais colágeno que o feminino. Por isso, as mulheres sofrem mais com a sua perda.

Imagem de Amostra do You Tube

Além da diminuição do colágeno começar logo após os 35 anos, quando a mulher entra na menopausa o estrogênio (hormônio) sofre uma queda e, com isso diminuem também a quantidade de fibroblastos. Para sua formação, o colágeno necessita dessas duas substâncias. Além disso, a menopausa altera o fluxo sanguíneo e a retenção de água no organismo prejudicando muito o funcionamento das glândulas sebáceas. Porém, existem outros fatores que afetam  a pele contribuindo para a perda de sua elasticidade e, entre eles o sol e o hábito de fumar.

Há no mercado muitos produtos indicados para atenuar os sinais de envelhecimento. Mas, não basta o uso de cosméticos. O ideal para melhorar a pele é cuidar do organismo. E para isso é necessário uma dieta alimentar que estimule a produção do colágeno. O correto é consumir alimentos que contenham tudo o que é preciso para que o organismo possa sintetizar o colágeno. Os alimentos necessários para esse fim têm que conter vitamina A, vitamina C, vitamina E, proteínas magras, zinco, silício, cobre, selênio e enzimas.

Veja Abaixo uma Lista com Alguns Alimentos Formadores de Colágeno.

– Proteínas magras

Elas podem ser encontradas em: iogurte desnatado, ovo, queijo cottage, peixe, leite, frango, peru, atum, salmão.

– Zinco

Imagem de Amostra do You Tube

Você pode encontrar o zinco na castanha do Pará, em amêndoas, ovos, em avelãs e em frutos do mar.

– Silício

O silício pode ser encontrado em vários alimentos. Isso facilita para que você o tenha sempre em sua alimentação diária. Veja alimentos que possuem silício: alho, cebola, aveia, cevada, pepino, feijão, banana, avelã, alcachofra, cebola, aspargos, pinhão, morango, mel, salsa, nabo, centeio, trigo, alho porro, tâmara e você ainda pode descobrir outros.

– Cobre

Você pode acrescentar cobre em sua dieta ingerindo os seguintes alimentos: lentilha, cogumelo, fígado de boi, caju, avelã e aveia.

– Selênio

O selênio é muito importante também para manter a pele firme, porque ele é um mineral antioxidante. Ele pode ser encontrado nos seguintes alimentos: salmão, nozes, arroz preto, frango.

– Enzimas

As enzimas são importantes aliadas para retardar o envelhecimento da pele, que causa as rugas e a flacidez porque, elas atuam na produção e fortalecimento do colágeno. Você pode encontrar enzima, no abacaxi.

Vitaminas A, C e E

Vitamina A: existem muitos alimentos ricos em vitamina A. Veja a relação e faça a sua lista diária.

Colageno

Colageno

Acelga, abóbora, abacate, brócolis, batata-doce, couve, caju, cenoura, escarola, espinafre, fígado de boi, goiaba, leite, melão, mandioca (amarelinha), mamão, manga, manteiga, maçã, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovos, queijos, pêssego, sardinha, taioba, agrião, tomate, damasco, pimentão vermelho.

 

Vitamina C (ácido ascórbico): sua função principal no organismo é a hidroxilação do colágeno e ela também é antioxidante. Ela pode ser encontrada nos seguintes alimentos: acerola, mamão, laranja, camu-camu, tomate, goiaba, melão, limão, brócolis, morango, manga, kiwi, cantalupo, couve, pimentão, caju, ervilha, toranja, melancia, abacaxi, tangerina, rúcula, cebola, alho, repolho, espinafre, alface, brotos de verduras, agrião.

Entre outros benefícios para a saúde, a vitamina C  atua na prevenção contra o envelhecimento precoce combatendo os indesejáveis sinais do tempo e, para a formação do colágeno ela é fundamental. O consumo diário de Vitamina C (em alimentos) deixa a pele mais bonita, porque ela fica muito mais firme.

 

Vitamina E: ela é muito importante no organismo porque inibe a ação dos radicais livres. A vitamina E é também conhecida como tocoferol. Entre os alimentos onde ela é encontrada, há aqueles que são, considerados principais. São eles: leite de cabra, grãos integrais, peixe, kiwi, vegetais de folhas verdes, gérmen de trigo, nozes, sementes de girassol, óleos vegetais (soja, palma, amendoim, milho, cártamo, girassol, oliva).

 

Nos Alimentos

Nos Alimentos

Assim como há meios de melhorar a pele, existem outros que causam danos extremos. Como é o caso da exposição ao sol, sem protetor adequado e do ato de fumar.

 

Alimente-se Adequadamente

Existem algumas substâncias encontradas em alimentos que ingerimos que inibem que o organismo absorva as vitaminas e minerais  que estão presentes em alimentos como verduras, legumes, carnes (alimentos saudáveis, etc. Esse tipo de substâncias são encontradas em: refrigerantes, frituras, carne industrializada, açúcar ( a longo prazo causa danos a elasticidade da pele, ocasionando flacidez e rugas),entre outros.

Ao contrário de ingerir diariamente alimentos que causam danos à pele. Providencie uma lista de alimentos que aumentam a produção do colágeno e faça um cardápio diário incluindo itens dessa lista. São tantas as opções de alimentos que produzem e fortalecem o colágeno que você pode criar cardápios que agradem o seu paladar. Alimentando-se de maneira saudável você estará prevenindo-se contra o envelhecimento precoce, ganhando uma pele bonita, firme e sem rugas e, além disso, estará beneficiando todo o seu organismo. Já que para funcionar bem, todos os órgãos do nosso corpo precisam estar nutridos de maneira adequada.

Então, comece já!  Troque a alimentação inadequada por alimentos que produzam e fortaleçam o colágeno e ganhe uma pele mais bonita e sem flacidez.

Deixe um Comentário

comm comm comm