Alimentos Que Podem Substituir Medicamentos

Postado por  //  1 de outubro de 2013  //  Alimentação  //  Nenhum Comentário

Uma boa refeição nos dá a sensação de conforto, ao mesmo tempo em que nutre o nosso organismo, mas o que muitas vezes passa desapercebido pelas idéias das pessoas sobre os alimentos é eles podem prevenir ou, também, tratar de doenças. Conheça uma série de alimentos os quais podem ser facilmente inseridos no nosso dia a dia e que, por possuírem benefícios significativos para a nossa saúde, previnem doenças e, em alguns casos,  também agem como um tratamento.

Cupuaçu

É um antioxidante. Pertencente à mesma família que o cacau, o cupuaçu é considerado por profissionais da área da nutrição como uma super-fruta devido às suas características antioxidantes. Formado em grande parte por ácidos graxos e vitaminas B1, B2, B3, essa super-fruta possui nove antioxidantes fundamentais para evitar a ocorrência dos radicais livres, contando com as vitaminas A e C.

Óleo de Côco

O óleo de côco extra-virgem é um tipo de gordura saturada a qual fornece muitos benefícios para a saúde, como a diminuição dos índices de triglicerídeos, melhora da atividade da HDL, considerado bom colesterol, e diminuição de inflamações. Pesquisas comprovam que esse óleo ainda ajuda a diminuir a circunferência do abdômen.

Alho Negro

Segundo pesquisas, esse alimento previne o câncer. Para ficar com a coloração negra, o alho passa por um processo de fermentação o qual leva cerca de trinta dias. Ele possui duas vezes mais antioxidantes do que o alho tradicional, havendo ainda altos índices de s-alilcisteína, um elemento o qual de acordo com pesquisas consegue reduzir os riscos de desenvolvimento do câncer. O alho negro tem um sabor mais adocicado e um cheiro mais suave que o alho tradicional.

Imagem de Amostra do You Tube

Ômega-3

Os peixes ricos em ômega 3, como por exemplo o arenque, a sardinha e o salmão recomenda se que sejam ingeridos pelo menos duas vezes dentro de uma mesma semana. Mas não é somente nos peixes de água fria em que o ômega 3 está presente. Algumas fontes vegetais como por exemplo a linhaça e a semente de chia, também contém quantidades significativas de gordura poli-insaturada. Previne doenças cardiovasculares, ajuda no emagrecimento e, ainda, minimiza a atividade de substâncias inflamatórias.

Iogurte Natural

Esse alimento é rico em lactobacilos com funcionalidades probióticas, as quais ajudam a flora intestinal e regulam o sistema imunológico. O iogurte natural ainda colabora na prevenção do sobrepeso e da obesidade.

Sementes de Chia

Estimula a redução do mau colesterol. É uma semente rica em ômega-3, combatem o desenvolvimento de doenças cardíacas, diminuem o mau colesterol e regulam a pressão arterial. Recomenda se também para evitar os radicais livres, os quais causam o envelhecimento precoce. A dica é colocar essas sementes em saladas, em sopas e em molhos. Outra dica é cozinhá-las junto na feijoada ou com o arroz, pois ficam bem macias quando aquecidas.

Imagem de Amostra do You Tube

Feijão Azuki

É um tipo de feijão rico em proteínas e com baixos níveis de gorduras. Esse feijão também possui altos níveis de potássio, o que colabora para reduzir as chances de derrames e regula a pressão arterial. Ainda é uma ótima fonte de fibras, as quais estimulam o intestino para trabalhar regularmente, além de zinco, o qual previne o desenvolvimento de disfunções nas articulações e estimula o equilíbrio dos níveis de açúcar na corrente sangüínea.

Manteiga Clarificada

Deixa o sistema imunológico bem fortalecido. É um alimento muito comum na culinária da Índia, a manteiga clarificada, também conhecida pelo nome de manteiga ghee, ajuda o sistema imunológico e previne disfunções no estômago e a falta de memória. Indica se comer esse alimento com moderação, pois, como qualquer manteiga, possui alto teor de gordura.

Alho

Trocas que Fazem Bem

Trocas que Fazem Bem

É um alimento de característica imunoprotetora e contém uma boa dose de selênio e zinco, substâncias fundamentais para prevenir gripes, resfriados e demais doenças. Recomenda se ingeri-lo através de temperos ou consumi-lo cru para temperar o tofu ou, ainda, com pães amanhecidos e um pouco de manteiga ao forno. Com abacate, limão e pimenta do reino também são um exótico e saboroso molho para saladas.

Cebola

De acordo com estudiosos da área, a quercitina encontrada na cebola é um catalisador da função imune, combatendo o desenvolvimento de doenças virais e alérgicas. A cebola é muito rica em vitamina C, ajudando na imunidade e possui também características antiinflamatórias. Indica se consumir em torno de cem gramas ao dia. A dica é alimentar se de cebola cru e picadinha em saladas, em meio ao feijão de uma feijoada, assada com carnes ou, ainda, aquecida com berinjelas e temperada com azeite de oliva e outros temperos.

Cogumelo Shitake

Uma Alimentação Adequada

Uma Alimentação Adequada

Esse cogumelo é rico em lentinana, uma substância a qual tem a propriedade de estimular a formação das células de defesa, os chamados macrófagos e linfócitos, e de regular o sistema imunológico. Muito popular na culinária do Japão, esse alimento vem sido muito recomendado por profissionais da área da saúde devido aos seus respectivos aminoácidos e atividade reguladora do sistema imunológico. Indica se ingerir cem gramas ao dia do cogumelo shitake. A dica é aprender a fazer o rápido yakissoba e colocar esse cogumelo como um dos ingredientes da receita.

Gengibre

Pesquisas respondem que o gengibre ajuda nas defesas do organismo por conter significativa atividade bactericida e também ótimos índices de vitamina B6 e C. A dica para ingerir esse alimento é ralar essa raiz e usá-la como tempero em chás e em receitas da culinária japonesa.

Vegetais Verde-Escuros

Brócolis, couve de Bruxelas, rúcula, couve e espinafre são alimentos fundamentais para quem busca alimentar se de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, as quais tem importante função na maturação das células do sistema imunológico, prevenindo assim o aparecimento de infecções e outras doenças. Recomenda se, para uma alimentação saudável, alimentar se de vegetais e frutas todos os dias, seja em saladas, sucos, sanduíches, sopas ou quaisquer outras receitas que possam te agradar.

Frutas Cítricas

A laranja, o limão, a acerola, o kiwi, e o morango são frutas as quais contém muita vitamina C, fibras, antioxidantes, flavonóides e características antiinflamatórias. Essas frutas regulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir o câncer e as doenças do sistema circulatório e o coração.

Deixe um Comentário

comm comm comm