Benefícios dos Alimentos Integrais para Emagrecer

Postado por  //  3 de outubro de 2013  //  Alimentação  //  Nenhum Comentário

 

Muita gente decide começar uma dieta e acha que basta reduzir a quantidade de alimentos que ingere diariamente. Quem pensa dessa maneira, está totalmente enganado. Lógico que se uma pessoa reduzir ao máximo que possa, o que ingere na sua alimentação vai perder um pouco de peso sim. Porém, estará perdendo também a saúde. E, os quilos perdidos podem voltar a qualquer momento. Basta parar com a dieta.

Pra começar, cada tipo de alimento tem o seu valor nutricional. E, nessa redução de quantidade sem orientação de um profissional específico, o indivíduo pode acabar causando danos à saúde e não conseguindo o objetivo desejado.

Quando uma pessoa quer ou precisa emagrecer deve fazer da maneira correta. E, a forma certa de se fazer isso, é antes de começar qualquer dieta, procurar orientação profissional. Primeiro procurar um nutricionista. Melhor ainda se ouvir a opinião de um médico também. Aí depois desses cuidados iniciais, aí sim procurar seguir a orientação e fazer a dieta de acordo.

Alguns dos alimentos, que geralmente fazem parte de nossa alimentação diária, sofrem alterações em sua estrutura por causa do beneficiamento pelo qual passam antes de chegar às nossas mesas. Isso não acontece com os alimentos integrais. Por não passarem por nenhuma modificação, todos os seus nutrientes são conservados. Por essa razão, os nutricionistas costumam substituir os alimentos processados pelos integrais. Até para manter um controle na dieta do (a) paciente. Porque sabendo qual o valor nutritivo correto de cada alimento é bem mais fácil acertar na quantidade ideal a ser usada na dieta.

Imagem de Amostra do You Tube

Os grãos dos alimentos integrais, por não passarem por nenhum tipo de alteração, contêm nutrientes como: minerais fibras e vitaminas. O arroz integral, por exemplo, é um alimento completo

O arroz integral é um facilitador no emagrecimento porque as fibras, um de seus nutrientes, quando são ingeridas funcionam como inibidor do apetite. Isso acontece porque elas absorvem água e se transformam em uma espécie de gel. Esse gel, no estômago, provoca sensação de saciedade. É como se o apetite desaparecesse, por bastante tempo.

Além de ser uma ajuda importante na dieta de quem quer emagrecer, o arroz integral  produz benefícios ao organismo de um modo geral, por causa das vitaminas, B1, B2, B6, B12 e dos minerais que ele possui. As fibras que ele contém, atuam no intestino melhorando o seu funcionamento e acabando com a prisão de ventre.

Existe uma grande variedade de alimentos integrais disponíveis nos supermercados. Entre eles você encontra: cereais, farinha, granola, aveia e alguns produtos feitos com eles. Como: pães, biscoitos, macarrão, etc.

Imagem de Amostra do You Tube

É preciso deixar claro que os grãos contêm carboidratos. Por isso, não devem ser consumidos em excesso. Porque, serão transformados em gordura no corpo se forem ingeridos sem moderação. Portanto, mesmo conhecendo os benefícios que eles proporcionam devemos estar atentos para que a sua ingestão seja moderada.

Os alimentos integrais são mais calóricos do que os alimentos processados. A diferença é que eles produzem a sensação de se estar saciado.

Como os alimentos integrais não são refinados, eles são completos em sua estrutura, digamos que eles possuem “cascas.” E, por serem assim, o tempo que eles ficam no estômago ( o organismo não consegue digeri-los com a mesma rapidez com que faz com o alimento processado) é muito maior do que o tempo do que o alimento processado fica. Por causa disso, eles são muito importantes na retirada de açúcar e de gordura do organismo.

Benefícios dos Alimentos Integrais

Emagrecer

Emagrecer

Outro grande benefício dos alimentos integrais é o tempo que ele demora a cair na corrente sanguínea. Como ele é liberado aos poucos, é excelente para prevenir a diabetes ou mesmo para o uso das pessoas que já são diabéticas.

Há dois tipos de fibras: a que nosso corpo consegue digerir conhecida como fibra solúvel e as insolúveis que o organismo não consegue absorver. As insolúveis são importantes porque, no organismo elas podem retirar do estômago, a gordura que o indivíduo ingeriu na refeição e através das fezes eliminá-la do organismo. A parte boa disso tudo é que como ela (fibra) retira e elimina a gordura do organismo que o corpo não absorve.

Outro grande benefício das fibras insolúveis contidas nos alimentos integrais para o organismo é a sua atuação na aspiração e excreção de bile que o corpo produz, através de seu colesterol. O fato de a fibra retirar a bile faz com que o organismo, precisando produzir mais bile, retire o colesterol do sangue. Entretanto, quando o alimento é de fácil absorção pelo organismo, substâncias como gordura e glicose (que não são retiradas do sangue pelas células) ficam circulando pelo corpo, porque caem mais rapidamente na corrente sanguínea, diferente do que acontece quando ingerimos alimentos integrais.

Alimentos

Alimentos

O fato de essas substâncias ficarem circulando pelo corpo é um risco muito grande para a saúde.

Essas fibras insolúveis, entre os integrais, são as mais afetadas ao receberem calor durante o processo de industrialização, porque, acaba perdendo os seus nutrientes.

Muito Importante!

– Quando um alimento passa por um processo de industrialização, onde é refinado, perde todos os seus nutrientes (como já foi dito), portanto o seu consumo não acrescenta à saúde nenhum benefício. Especialistas afirmam que o exagerado consumo de alimentos refinados, tem sido uma das causas do aumento do número de obesos no mundo.

– Alimentos integrais possuem menos sódio (muito sódio faz com que o corpo retenha muito líquido) e vitaminas essenciais para o processo de uma digestão adequada. Normalmente, a ingestão dos alimentos integrais é muito mais importante para a saúde.  Por isso, segundo os nutricionistas, os alimentos processados deveriam ser substituídos pelos integrais desde a infância. Exceto o leite.

As crianças precisam do leite integral para que a sua alimentação seja completa. Porém, na fase adulta, ele deveria ser substituído pelo leite desnatado.

Atenção!

O uso do alimento integral faz o organismo precisar de um tempo maior para fazer a sua digestão, se não houver bastante ingestão de água, as fezes não são eliminadas corretamente e podem causar sérios problemas. Inclusive câncer no intestino e/ ou no reto.

Deixe um Comentário

comm comm comm