Benefícios da Sauna Para a Saúde

Postado por  //  24 de outubro de 2013  //  Bem Estar  //  Nenhum Comentário

Os primeiros registros históricos da sauna são dos egípcios, em torno de 4.000 a.C. Eles sabiam dos benefícios para a saúde que a sauna traz já naquele tempo. Mesmo não tendo sido criada na Finlândia, a sauna é um hábito marcante no país. Percebe se isso logo pela palavra sauna, a qual tem origem na língua finlandesa. Desde o ano II a.C. já se tem registros dessa prática entre os finlandeses.

A sauna aquece e higieniza o corpo, além de ser um ambiente de sociabilidade entre os finlandeses. No tempo presente, a finalidade social permanece, entretanto agregou se muitos outros benefícios ao corpo. É pelos motivos citados que comumente vemos os frequentadores assíduos da sauna com óleos, esponjas, cremes nos cabelos e face.

A modalidade terapêutica da sauna foi desenvolvida na Finlândia e além de ser feita para limpar o corpo, ela colabora para curar enfermidades internas e da pele e, também, pode ser o local ideal do nascimento de um bebê. Essa tradicional prática dos finlandeses é muito mais que uma forma de descanso, pois o calor o qual causa o suor é ainda utilizado para amenizar diversos problemas de saúde como por exemplo o cansaço extremo, dores musculares e a hipertensão.

A sauna estimula o corpo a eliminar toxinas, remover a camada de pele morta, reduzir consideravelmente o estresse. Esses são apenas os benefícios mais imediatos que a prática da sauna pode nos oferecer. Existem muitos estudos científicos acerca dos benefícios advindos do habito de fazer sauna. Confira abaixo quais são os principais:

Imagem de Amostra do You Tube

Quais são os benefícios gerais: O calor da sauna alivia a tensão mental e corporal, estimula a circulação do sangue e estimula o rejuvenescimento da cútis através da transpiração. A dilatação dos vasos sangüíneos causada pelo calor diminui a pulsação e a pressão das artérias. Na sauna seca, por não haver a ocorrência de vapor, o calor costuma ser muito mais elevado em comparação a sauna úmida, algo em torno de 65° a 80° Celsius e de umidade relativa do ar entre 5 e 20%. Já na sauna de vapor, a temperatura atinge entre 45° a 60° Celsius e de umidade relativa do ar em torno de 90%. Segundo pesquisas ficar meia hora numa sauna, equivale a dez minutos de atividade cardiovascular ou a uma corrida de pouca intensidade. Com poucos minutos de sauna, o coração trabalha como se estivéssemos fazendo atividades físicas comuns. Porém vale o aviso: as pessoas que sofrem de pressão arterial alta ou muito baixa e as que fazem uso regular de medicamentos para hipertensão recomenda se não fazer sauna.

Ajuda nos sintomas de fibromialgia:  Segundo pesquisa realizada no Japão, feita com mais de quarenta mulheres as quais possuíam os sintomas de fibromialgia – que nada mais é que a sensação de cansaço e dores nas articulações, nos tendões e nos tecidos moles – durante três dias de algumas semanas, as voluntárias fizeram sessões de sauna e, também, atividades físicas na água. Ao aliar os dois hábitos, os sintomas fibromialgia  quase que desapareceram e a disposição física dessas mulheres melhorou consideravelmente.

Imagem de Amostra do You Tube

Eliminação de toxinas: Também segundo pesquisas, sabe se que a transpiração ocorrida em uma sauna estimula a desintoxicação do corpo de agentes como por exemplo o sódio, o ácido láctico e o ácido úrico, os quais se acumulam em nosso organismo sem trazer benefícios. Quando estamos dentro de uma sauna, o fluxo de sangue aumenta e melhora a oxigenação sangüínea a qual por conseqüência estimula a dissolução dessas toxinas. Essa característica da sauna foi comprovada em pesquisa realizada nos Estados Unidos da América.

Renovação da cútis: Quando suamos o corpo transpira pela abertura dos poros e estimula a remoção de impurezas da epiderme, a camada mais superficial da pele. Entretanto, a sauna não remove as impurezas internas do corpo. A sauna de vapor, que combina calor e umidade, ajuda a abrir bem os poros, deixando que aconteça a liberação de impurezas e, inclusive, os excessos de produtos químicos que foram passados anteriormente na pele. Quando estamos na sauna seca, o corpo é estimulado a dilatar os vasos capilares a fim de expulsar o calor, porém retém a umidade, fato que não remove tão bem algumas sujeiras nos folículos. Logo, a dica é fazer primeiro a sauna seca e depois a sauna de vapor.

Beneficios

Beneficios

A sauna age contra a hipertensão: Mesmo que existam críticos os quais não recomendam a prática da sauna para pessoas com problemas cardíacos, um estudo cientifico realizado no Canadá aponta que o hábito de fazer exercícios físicos juntamente com a sauna ajuda a reduzir os sintomas de hipertensão. Mas cuidado se você tiver problemas com hipertensão ao sair da sauna, evite tomar uma ducha  gelada assim que sair de uma, pois isso aumenta os riscos de ocorrência de arritmias cardíacas.

Combate ao males do resfriado: Conforme um estudo cientifico realizado na Áustria, o qual dividiu pessoas em dois grupos: as que faziam sauna regularmente e as que não faziam sauna. Comprovou se que os praticantes da sauna não tinham incidências de nem mesmo de constipação. Ou seja, a sauna faz bem para o sistema respiratório.

Corpo mais resistente: Em outra pesquisa desenvolvida na Nova Zelândia, os estudiosos provaram que a resistência do corpo é maior entre os praticantes de sauna. Para a pesquisa, dividiu se atletas de maratona em dois grupos: os praticantes de sauna e os não praticantes. Verificou se que os atletas praticantes de sauna melhoraram os seus respectivos  tempos de corrida até a exaustão em 32%.

Sauna

Sauna

E por fim, a desejada perda de peso sem muito esforço: Há uma crença popular de que fazer sauna emagrece. E é verdade. Sabe se por estudos que a sauna a vapor por exemplo pode nos fazer emagrecer mais de cem gramas em apenas dez minutos. Isso mesmo, gramas e não calorias. Pois quase tudo o que se perde é água e sal pelo suor do corpo. Já na sauna seca, como o calor é maior e a umidade menor, pode se perder até quinhentas gramas de líquidos no mesmo tempo.

Deixe um Comentário

comm comm comm