O Que é a Lipoaspiração?

Postado por  //  19 de setembro de 2013  //  Bem Estar  //  2 Comentários

É um tipo de cirurgia para a remoção de gordura localizada em determinadas partes do corpo, como abaixo do queixo ou ao redor do umbigo. Essa cirurgia não serve como um substituto de dietas, mas ela tem a função de remover gorduras que não são queimadas através de exercícios físicos, dietas que visam o emagrecimento ou tratamentos estéticos. A lipoaspiração é feita por meio de uma incisão milimétrica, sendo feita a aspiração da gordura localizada por meio desse pequeno corte. O quanto de gordura aspirada pode variar em função da parte do corpo e da quantidade de gordura que se deseja remover.

Essa cirurgia é ideal para quem está dentro do peso ideal, mas que ainda apresenta em determinadas partes do corpo um lipoacúmulo, popularmente conhecido como a gordura localizada. Quanto menos o paciente estiver dentro desse quadro ideal para fazer a cirurgia, menos perceptíveis serão os resultados finais do procedimento.

Depois da cirurgia, normalmente, fica uma cicatriz de meio centímetro no máximo em cada incisão feita, ou seja, quanto mais cirurgias você fizer, mais cicatrizes terá. Porém, tomando os devidos cuidados para uma boa cicatrização, a marquinha da cirurgia fica quase imperceptível. Vale lembrar que há chances da pele local ficar flácida após a cirurgia. Portanto, antes de se submeter a uma cirurgia como essa, deve se avaliar o estado da pele da região em que há a gordura localizada, se já encontra se em um quadro de flacidez aparente e se possui boa cicatrização. Caso a cirurgia aponte o risco de não ficar como se espera, vale procurar por tratamentos substitutos e menos invasivos para tentar solucionar a questão da gordura localizada.

Imagem de Amostra do You Tube

Ainda em relação à flacidez, quanto mais gordura se pretende remover de uma única parte do corpo, mais será, em teoria, a probabilidade que a cútis não consiga acompanhar a redução do especo de pele ocupado. Mesmo com uma boa avaliação feita previamente pelo médico, não é possível afirmar que esse problema da flacidez irá de fato acontecer ou não.

Depois de feita a cirurgia o corpo será o mesmo, ou seja não há mudanças bruscas na aparência. A mudança acontecera somente nas partes do corpo em que aconteceu a cirurgia. Mesmo que o resultado esperado de fato aconteça, é preciso lembrar que o corpo passa por etapas de recuperação como em qualquer cirurgia, estética ou não:

• A primeira fase do pós operatório dura trinta dias para a lipoaspiração. Nessa etapa o corpo estará inchado e com alguns edemas, encobrindo o resultado do procedimento estético. Normalmente, nenhuma lipoaspiração mostra o resultado desejado dentro desses trinta primeiros dias. Somente após o corpo desinchar é que se começa a perceber como de fato o corpo ficou.

Imagem de Amostra do You Tube

• A segunda fase de recuperação dessa cirurgia começa no segundo mês e se estende até o quarto mês. Nessa fase é comum acontecer hipersensibilidade ou hiposensibilidade na parte do corpo que sofreu a incisão. Mesmo que se comece a notar alguma coisa do resultado final da cirurgia, nessa fase o corpo não está completamente recuperado, portanto não se vê de fato como ficou o resultado da lipoaspiração ainda.

• A última fase do pós operatório dura dois meses apenas, começando no quarto mês e indo até o sexto mês. A questão da sensibilidade da forma e do volume atingem o resultado que era desejado ao se submeter à lipoaspiração. A questão da flacidez na localidade da pele lipoaspirada e a quantidade de gordura removida são fatores fundamentais para a qualidade do resultado final da lipoaspiração.

Visto que o objetivo da lipoaspiração é modelar o corpo, a questão do peso do paciente não é tão importante nesse tipo de cirurgia. Entretanto, se o paciente emagrecer se aproximando ao máximo do seu respectivo peso ideal, a lipoaspiração terá um melhor resultado final. O paciente que não estiver tão próximo do peso ideal, conseqüentemente, terá resultado proporcional à forma do corpo. Vale lembrar que a lipoaspiração modela o corpo, mas não impede que a pessoa volte a ter gordura localizada, em outra palavras, não se deve descuidar da dieta.

Lipoaspiração

Lipoaspiração

A pessoa que não está no peso ideal ou muito próximo dele pode fazer a cirurgia, porém não é garantido que o resultado final seja muito visível ou de agrado do paciente. Fazer essa cirurgia como um incentivo para um regime pós operatório é uma decisão de total responsabilidade do paciente. Como dito anteriormente, o indicado é primeiro se adequar ao mais próximo do seu peso ideal para então modelar o corpo cão a lipoaspiração, se houver alguma gordura localizada que te incomode.

Outro ponto para se pensar é que o pós operatório dessa cirurgia é doloroso. Para reduzir qualquer sensação de dor no corpo deve se seguir à risca as recomendações médicas dentro do prazo estipulado. Algumas pessoa têm uma sensibilidade maior que as outras no local operado mesmo seguindo as recomendações medicas, fato que pode ser amenizado com analgésicos comuns.

O Que é

O Que é

Dependendo da área a ser lipoaspirada e das condições psicológicas de cada paciente, a anestesia pode ser geral, peridural, raqui ou apenas uma anestesia local. O procedimento dura em torno de trinta minutos até três horas, para os casos mais complexos. O tempo de internação do paciente vai variar de acordo com o tipo de cada anestesia aplicada, podendo ser de duas à vinte e quatro horas. Logo depois de feita a cirurgia, o paciente deve usar curativos modeladores por durante um mês seguido. Nesse meio tempo, mais especificamente no sétimo dia, os pontos são retirados sem nenhuma dificuldade.

Essas foram os pontos que costumam mais gerar duvidas em quem pensa em se submeter à uma cirurgia de lipoaspiração. O resultado final, é importante reforçar, que só será visível de fato no sexto mês do pós operatório. Algumas pessoas podem ficar insatisfeitas com o resultado final e almejarem fazer retoques. Entretanto, vale procurar por outros tratamentos estéticos que modelam o corpo antes de se decidir por uma nova cirurgia estética.

2 Comentários on "O Que é a Lipoaspiração?"

  1. Luana 24 de setembro de 2013 às 15:40 · Responder

    Acho excelente esse tipo de matéria informativa. As pessoas que desejam fazer sempre tem que pesquisar. Eu fiz uma lipo na clínica Master Health em SP e ficou exatamente como eu desejava. Conversei bastante e tirei todas as dúvidas com o médico. A equipe foi ótimo. Super indico!

  2. Laís 14 de março de 2014 às 17:36 · Responder

    Luana, a Master Health me foi indicada por uma amiga. Pesquisando pela internet também consegui boas referências. Vou marcar uma avaliação em breve. Beijos.

Deixe um Comentário

comm comm comm