Propriedades e Benefícios do Chá Vermelho

Postado por  //  12 de setembro de 2013  //  Bem Estar  //  Nenhum Comentário

 

Sabemos que chá é a bebida mais conhecida em todo o mundo. Esta cultura milenar é difundida por várias razões. Atualmente, alguns dos diversos tipos de chás têm sido consumidos pelos benefícios que trazem à saúde.

.

Na China, dentre todos os chás, o chá vermelho também conhecido com o nome de Pu-erh é o mais apreciado e o mais consumido.

Para Emagrecer

Aquelas pessoas que estão sempre em busca de algo para emagrecer ao ouvir a frase chá emagrecedor, logo querem todas as informações sobre a tal erva.

No Brasil, já se faz uso de vários tipos de chás que prometem reduzir as medidas. Porém, agora os consumidores brasileiros de chá estão no maior alvoroço porque, chegou até eles a   informação que existe no mercado uma novidade maravilhosa, quando o assunto é emagrecer.

O nome da novidade? Chá vermelho. Extraído da mesma planta dos chás verde, preto e branco. A Camellia Sinensis.  Na verdade o Chá vermelho tem a sua origem a partir do chá verde. As folhas do chá verde são comprimidas e armazenadas em barris onde passam por alta fermentação.Por isso, devido à forma de sua colheita diferenciada e o processo de envelhecimento que chega a durar cerca de 60 anos, o chá vermelho tem suas propriedades intensificadas, o que o torna mais eficaz que o chá verde e o chá branco. Sua forma de preparo e fermentação é um pouco mais demorada que as outras variedades.

Imagem de Amostra do You Tube

Os benefícios do chá vermelho já são muito conhecidos. Principalmente pelos bons resultados que ele proporciona ao corpo sem causar nenhum dano à saúde.

Benefícios do Chá Vermelho

Entre os benefícios estão: favorecer a redução do colesterol ruim (LDL), desintoxicar o organismo, facilitar a digestão, queimar as gorduras do organismo e eliminar através da urina, combater o inchaço do corpo, diminuir o apetite e também atua como antidepressivo. O chá vermelho também auxilia no fortalecimento das artérias. Com isso, diminui o risco de doenças cardiovasculares.

Quando o fígado não está funcionando bem, permite que ocorra uma absorção maior de gordura pelo organismo. Com o uso do chá vermelho isso não acontecerá, porque ele faz com que o fígado funcione perfeitamente regulando o metabolismo e com isso queimando as calorias.

Imagem de Amostra do You Tube

Alguns estudos mostram que o uso em excesso do chá vermelho pode causar insônia, acentuar a ansiedade, aumentar os sintomas da TPM e possibilitar o aparecimento de cálculos renais por causa dos oxalatos em alto teor que ele possui.

É bom lembrar que o resultado depende de se usar o chá aliado a uma dieta balanceada, principalmente se o objetivo é conseguir reduzir o peso. Nesse caso procure alimentar-se conforme o cardápio sugerido.

Propriedades

O chá vermelho contém antioxidantes (de acordo com a milenar medicina chinesa, todo antioxidante retarda o envelhecimento ajudando a proteger as células contra ações dos radicais livres) como flavonóides e polifenóis (que são dois agentes naturais que atuam no combate do envelhecimento precoce), cafeína, vitamina C e é rico em sais minerais.

Chá Vemelho

Chá Vemelho

Escolha a Maneira Como Prefere Consumi-lo e Aproveite dos Seus Benefícios!!!!

 

O chá vermelho está disponível em qualquer casa que venda produtos naturais. Você pode escolher entre: chá em saquinho, chá solúvel (inclusive com sabor de morango), ou em forma de cápsulas. Independente da forma o resultado é o mesmo. Se resolver usar o chá em cápsulas a dose diária não deve passar de 2,5 g.

Preços

Para que seu preço seja menos elevado está sendo estudada uma forma de diminuir o tempo em que as folhas da planta ficam em processo de fermentação. Contudo, sem perder as suas propriedades e características.

O sabor do chá vermelho também é diferente dos outros (verde e branco). O chá vermelho tem gosto forte, mas não tão amargo. O chá verde é amargo e o chá branco tem o gosto adocicado.

Chá Vermelho é Barato

Chá Vermelho é Barato

Se a sua opção for pelo chá em saquinho ou pelo chá solúvel, o aconselhável é que siga as orientações. Ou seja: não tome mais de quatro xícaras durante um dia. Por ele ser rico em cafeína pode causar insônia por isso, evite tomar o chá à noite.

Algumas Contra Indicações

Geralmente, não existe nenhuma contra-indicação com relação ao consumo de chás. Porém, com o chá vermelho há algumas restrições.

Não é aconselhável o consumo de chá vermelho:

Pessoas com arritmia cardíaca, hipertensão arterial, gastrite e gestantes não devem tomar o chá vermelho.

 

Uma Bebida Saudável e Refrescante

Tomar o chá vermelho é bom em vários sentidos: além dos benefícios que ele traz à saúde, pode se transformar em uma bebida de muito agradável. Porque o seu sabor pode ser alterado se for combinado com frutas, outras ervas e até mesmo com alguns condimentos.

Ele também pode ser tomado na hora do lanche. Se for servido gelado, se transforma em uma deliciosa e saudável bebida.

Para você preparar um delicioso chá vermelho gelado, só vai precisar de: 3 laranjas, 3 limões, 2 litros de água, dois cravos da índia, gelo, açúcar (se preferir, pode usar adoçante) a gosto e 6 colheres (chá) de chá vermelho.

Como Preparar:

Ferva 1 litro d’água (por 3 minutos) com os cravos da índia e depois acrescente o chá vermelho. Tampe a vasilha e deixe em infusão por 3 minutos. Coe e reserve.

Lave bem as laranjas e os limões. Corte-os em 4 partes. Bata as laranjas e os limões no liquidificador com o litro d’água que restou. Coe e junte com a outra mistura que estava em infusão. Acrescente o gelo e o açúcar a gosto.

 

Veja a Razão da Diferença Entre o Chá Vermelho e o: Chá Verde, Chá Branco e Chá preto.

 

Para se conseguir o chá branco são utilizados os primeiros brotos e flores, que são colhidos da planta.

O verde é conseguido através das folhas mais maduras.

Com as folhas inteiras (de baixa qualidade), faz-se o chá preto.

O chá vermelho é feito com a erva (de boa qualidade) armazenada em barris para o processo de fermentação e secagem. O nome chá vermelho lhe foi dado por causa da cor que o líquido mostra depois de pronto para ser tomado.

.

Deixe um Comentário

comm comm comm