Licença para Casamento

Postado por  //  5 de fevereiro de 2009  //  Casamento  //  Nenhum Comentário

Tanto nos dias de hoje como a muitos anos atrás pessoas se conhecem, namoram e a preocupação com a beleza, o sentimento e a vontade de ficar grudada naquela menina linda, ou menino querido aumenta e então vem a idéia do casamento. Quando começam os preparativos para o dia do casamento, todos se envolvem, desde as família até os amigos mais próximos e na verdade é isso que deixa tão contagiante o dia do casamento para os noivos. Ver todos os amigos queridos e familiares nos preparativos para a festa de casamento com a pessoa amada. O casamento hoje em dia envolve muitas questões.

Licença para Casamento

Licença para Casamento

Como os casamentos de hoje em dia já não são “até que a morte os separe”, muitos já estão se acostumando com a idéia do amor e intriga. Muitos noivos e noivas já não têm licença para casamento, por já terem se casado outras vezes. Sem a licença casamento não é permitido realizar o casamento. A licença casamento funciona da seguinte forma, pessoas que casaram uma vez e não realizaram a separação pelos tramites legais, ainda não possuem a licença casamento, que é dada apenas pelo juiz. Quando ainda estão legalmente casados, mesmo que para o casal a separação de corpos já esteja ocorrendo, não é permitido outro casamento sem que seja oficializada a separação judicialmente. Somente após a separação judicial poderá ser expedida a licença casamento.

Direito

Direito

É por isso que todos os casamentos que serão realizados tem seu edital publicado no jornal, para que todos tenham acesso a esta informação, sendo assim, caso haja algum impedimento com relação ao noivo ou a noiva qualquer pessoa poderá se manifestar. Ainda que o casamento aconteça, se alguma irregularidade legal for constatada, o casamento é imediatamente desfeito. A licença para casamento é expedida no cartório e vale por tempo indeterminado, sendo que, jamais é desfeita com o passar dos anos, uma vez concedida o juiz não volta atrás. É de extrema importância que todas as partes envolvidas no casamento estejam livres para que possam realizar o casamento no civil e no religioso. Para o casamento religioso, na religião católica, a licença casamento é solicitada, já que esta religião não aceita o segundo casamento.

Leis

Leis

Para alguns católicos este é um grande motivo de descontentamento, pois gostariam de ter sua segunda união com direito a cerimonia religiosa, embora isso não os impeça de viverem juntos. Mas nem todas as religiões são assim, existem muitas que permitem o segundo casamento desde que os noivos tenham em mãos a licença casamento. Sendo assim basta que homem e mulher estejam em total liberdade com a lei, e será permitido o segundo casamento. Em tempos tão modernos certos conceitos já não são cabíveis, uma vez que todas as pessoas tem o direito a refazer suas vidas de forma digna, e com as bençãos de Deus.

Deixe um Comentário

comm comm comm