Minha Sogra Me Odeia

Postado por  //  26 de dezembro de 2013  //  Comportamento  //  Nenhum Comentário

Muitas pessoas, homens e mulheres se queixam da sogra. E, as reclamações são muito parecidas umas com as outras. Porém, a afirmação, minha sogra me odeia, embora seja menos comum também acontece. Contudo, antes de qualquer coisa não seria melhor uma reflexão? Será que esse sentimento tão forte e tão negativo realmente existe ou seria apenas impressão causada por alguma situação mal explicada?

Em primeiro lugar não se pode esquecer que para ser sogra uma mulher precisa antes ser mãe de alguém. E, esse alguém estar envolvido em um relacionamento afetivo com outra pessoa. Pois bem, pense… Toda mãe normalmente quer a felicidade do filho (a). Afinal, ela carregou no ventre, teve, criou e educou o filho (a) desejando sempre o melhor para ele (a). Por isso, em algumas vezes ela, a sogra olha a nora ou o genro somente com o olhar de mãe e com esse olhar acredita que aquela pessoa que está com o seu filho (a) não é a pessoa ideal.

Ela teme que essa pessoa que está envolvida em um relacionamento afetivo com o seu filho (a) não consiga fazer com que ele (a) seja feliz. E, mesmo sem querer pode acabar deixando transparecer essa inquietação que é vista pela nora (ou pelo genro) como um sinal de antipatia.

Não se Trata de Egoísmo, é Medo de Perder

Imagem de Amostra do You Tube

Há casos de mães que só têm um filho (a) e são muito apegadas a esse filho. Quando eles iniciam o primeiro relacionamento afetivo elas percebem que eles cresceram e geralmente se assustam com a possibilidade de perdê-los. A mãe que sente dessa forma, ao pensar que o filho vai sair de junto dela, sente-se abandonada, trocada por outra pessoa e isso faz com que ela tome posições bastante desagradáveis, levadas pelo ciúme e pelo medo. Para essa mãe a presença de uma pessoa na vida do filho, representa uma possível perda daquele que ela tanto ama. Isso pode parecer imaturidade e egoísmo, mas é preciso que se tente entender que deixar um filho ir embora não é fácil.

Bem, quando o problema é esse ou semelhante a esse, não é difícil resolver. Primeiro é preciso que a nora (ou o genro) deixe de lado a ideia que a sogra lhe odeia. Depois, por alguns minutos  coloque-se no lugar da sogra e comece a pensar em uma estratégia para mudar essa situação.

Bem, primeiro vamos pensar no caso da sogra que acha que a nora não fará o filho dela feliz. Não é difícil para a nora vencer essa barreira e ganhar essa sogra. Se a sua sogra é assim, a melhor forma para acabar com essa situação é tentar ser o mais agradável possível e educada com ela. No entanto, não exagere.

Imagem de Amostra do You Tube

Se quer Ganhar a Amizade da Sogra, não lhe Fale Mal de seu Filho

Quando falar sobre seu parceiro (namorado, marido…) com a sua sogra, evite críticas desnecessárias, não fale mal. Porque se ela for do tipo supermãe e você ficar falando mal de seu parceiro (filho dela) com ela, certamente ela ficará com muita raiva de você. E outra coisa, evite brigas de casal perto de sua sogra. Não é novidade para ninguém que entre um casal aconteçam algumas desavenças de vez em quando, coisas para resolver e que no clamor de uma discussão um acabe ofendendo o outro.

Mas, esse tipo de situação deve ser resolvida somente entre o casal. Deve-se evitar a todo custo que brigas entre o casal aconteçam na presença da sogra. Você não irá querer que a sua sogra fique ao seu lado se você estiver ofendendo o filho dela. E uma coisa assim, para uma sogra tipo supermãe, só vai reforçar o que ela já pensa, ou seja, que você não vai fazer o filho dela feliz.

Por outro lado, você pode ganhar o coração de sua sogra supermãe se você provar pra ela que ama verdadeiramente o seu filho. Se falar dele com carinho, ela te olhará com simpatia. Convença sua sogra que ama seu filho e que fará de tudo para que vocês sejam felizes e, provavelmente você ficará surpresa com a mudança na forma com que ela te trata.

Minha Sogra

Minha Sogra

No caso da sogra ser aquela que morre de medo de perder o filho para outra pessoa. Procure mostrar-lhe que não pretende afastá-la do convívio com o filho e nem com você. Você pode convidá-la para almoçar com vocês. Peça sugestões para o cardápio. Você pode inclusive, pedir-lhe para te ensinar a fazer comidas que o seu parceiro gosta. Pode parecer pouca coisa, bobagem, mas para a sua sogra esses gestos serão muito importantes.

De repente você conquista a sua sogra com um simples pedido de conselho para comprar um presente para o seu namorado ou marido. Se surgir uma oportunidade, fale para a sua sogra que deseja que vocês sejam amigas. Porque é muito importante para todos vocês e, deixe claro pra ela que vocês duas amam o mesmo homem e, que vocês podem ser felizes juntos.

Se sua Sogra Realmente não Gosta de Você…

Se sua sogra demonstra claramente que não gosta de você e ela não parece ser do tipo de sogras que foi mostrado acima, então, parece que a situação é um pouco mais complicada.

Se sua Sogra Realmente

Se sua Sogra Realmente

Mas, primeiro reflita… Ela tem razão para não gostar de você? Antes de responder que não, faça uma análise sincera. Bem, se depois da análise você realmente concluiu que nada fez para que ela não goste de você, então, é melhor fingir que não percebe. Não a questione nunca sobre o assunto, porque ela pode estar somente esperando uma oportunidade para te falar coisas que de repente você não vai gostar de ouvir. E, tudo se transformar em uma grande confusão.

Pense que entre vocês duas está o seu parceiro, que é filho dela. Com ele você deve falar sobre o que você sente. Porém não o jogue contra a própria mãe. Ao contrário, peça-lhe que a ajude a descobrir o motivo pelo qual ela não gosta de você. E mesmo que ela não seja simpática com você continue agindo com educação. Lembre-se que ninguém briga sozinho e um dia isso pode mudar.

Deixe um Comentário

comm comm comm