Tudo Sobre a Otoplastia: Cirurgia Corretiva das Orelhas

Postado por  //  27 de maio de 2013  //  Plástica  //  Nenhum Comentário

A cirurgia da orelha, também chamada de otoplastia, é um procedimento cirúrgico destinado a melhorar a aparência de orelhas que são proeminentes ou salientes. É uma das poucas cirurgias estéticas que podem ser realizadas em crianças, uma vez que as orelhas de um indivíduo normalmente param de crescer durante cinco anos.

.

Por Que Operar as Orelhas?

Crianças e adultos com orelhas salientes costumam ser alvo de comentários maldosos, resultando em estresse e trauma psicológico. A cirurgia pode eliminar esse problema, fixando as orelhas de abano para que fiquem mais perto da cabeça. Na verdade, recomenda-se que as crianças com orelhas de abano sejam operadas ainda pequenas, antes mesmo de ela começar a sofrer com as piadas. Além disso, as crianças também tendem a se recuperar mais rapidamente do que os adultos, o que torna o momento ideal para realizar a cirurgia.

Informações Sobre a Otoplastia

Otoplastia

Otoplastia

A maioria das cirurgias de orelha é realizada em regime de ambulatório, embora alguns médicos prefiram manter as crianças no hospital durante uma noite para observação. A cirurgia em si dura habitualmente apenas uma ou duas horas, dependendo da complexidade do procedimento. A anestesia geral é recomendada para crianças pequenas.

As crianças mais velhas e os adultos, geralmente passam por uma otoplastia com apenas um anestésico local para amortecer a orelha e o tecido que será cortado. A incisão costuma medir de 2 a 3 polegadas e é feita na dobra natural atrás da orelha para esconder a cicatriz. Este corte possibilita que a cartilagem, um tecido macio e flexível que dá forma a orelha, seja cortada.

O que o médico usa nestas cirurgias é uma pequena agulha que pode ser introduzida através da pele. Durante a reconstrução, o médico poderá reposicionar a orelha no rosto, criando uma estrutura diferente. Cada método de otoplastia é diferente, mas os resultados gerais podem ser os mesmos. Converse com seu médico para decidir qual tipo de procedimento é o ideal para você.

Cirurgia da Otoplastia

Cirurgia da Otoplastia

Normalmente, a otoplastia envolve uma redução, criando ou reestruturando a cartilagem ou a pele. Enquanto os médicos às vezes podem optar por concentrar em um tipo de reestruturação, mais frequentemente envolve alguma combinação desses elementos. Isso pode ser feito para reparar uma lesão, corrigir um defeito genético de longa data, ou para tornar simétricas orelhas incompatíveis, dependendo de suas necessidades.

Dependendo da extensão da saliência, o médico poderá dobrar a cartilagem para uma nova forma ou remover o excesso para obter os resultados desejados. A cartilagem é presa com suturas permanentes para manter o seu movimento natural. Uma vez que a cartilagem está segura, a incisão é fechada e a pele é costurada de volta.

Possíveis Complicações da Otoplastia

Imagem de Amostra do You Tube

As complicações decorrentes da cirurgia de orelha são muito raras, mas como qualquer cirurgia, a otoplastia não é totalmente livre de riscos. O seu cirurgião irá discutir os potenciais efeitos colaterais do procedimento com você antes do dia da cirurgia para que você esteja ciente de tudo, e para que você tenha expectativas realistas sobre o procedimento. Complicações podem incluir danos nos nervos, que resulta em uma perda temporária de sensibilidade nos ouvidos, cicatrizes, infecção, uma reação alérgica às suturas utilizadas, ou assimetria das orelhas.

Consultas Antes da Otoplastia

Para reduzir o número de tais riscos, é importante fazer uma extensa pesquisa e encontrar um cirurgião plástico experiente e qualificado para realizar a cirurgia nas suas orelhas.

O cirurgião irá verificar o seu estado de saúde geral. Com base nos resultados dessa análise, ele vai sugerir que você seja encaminhado para um determinado tipo de otoplastia que será mais indicado. Durante a sua consulta, você não deve hesitar em revelar os detalhes exatos de sua condição de saúde. Você também deve discutir com ele abertamente suas expectativas sobre o procedimento.

Embora seja bom ter expectativas positivas sobre a cirurgia, você deve ser realista sobre os resultados. É verdade que uma cirurgia de orelhas pode mudar completamente a sua atitude perante a vida, ajudando no aumento da autoestima. Ao mesmo tempo, há limites para o que a cirurgia pode alcançar. O seu cirurgião irá aliviar as suas preocupações e dar-lhe uma boa imagem do que esperar após a cirurgia. Dessa forma você evitar decepções e passa a ter expectativas realistas.

Imagem de Amostra do You Tube

Por fim, é importante considerar os tipos específicos de conhecimento e experiência de seu cirurgião. A cirurgia da orelha não é apenas um procedimento estético, mas também afeta os aspectos de um importante órgão sensorial. É preciso ter cuidado durante a cirurgia para que o sistema auditivo permaneça intacto.

Alguns cirurgiões, durante a consulta, não falam apenas da parte estética, mas também mostra os seus conhecimentos sobre a função interna das orelhas. Encontrar um médico que tem familiaridade com a funcionalidade interna dos ouvidos, bem como meios de construção de um visual agradável é muito importante.

A Recuperação da Otoplastia

Após a cirurgia, os pacientes usam um curativo apertado para cobrir e proteger suas orelhas. Após alguns dias, um curativo mais leve pode ser usado. Os pacientes podem experimentar uma sensação de desconforto leve a moderado durante os primeiros dias do processo de cura, mas essa dor pode ser facilmente controlada por medicamentos analgésicos.

Os pacientes em recuperação podem ter dificuldades para dormir inicialmente, uma vez que muitas pessoas costumam deitar de lado, sobre as orelhas, na hora de descansar. Um travesseiro macio pode ajudar a aliviar um pouco esse desconforto. Os pontos são removidos cerca de uma semana após o procedimento, partindo do princípio de que o cirurgião não utilizou suturas absorvíveis.

Problemas Que a Otoplastia Pode Resolver

Uma deformidade da orelha que é facilmente perceptível pode trazer muitos danos para a autoestima de qualquer pessoa, tanto adultos quanto crianças.

A cirurgia da orelha pode corrigir ou melhorar:

  • Orelhas grandes
  • Orelhas caídas
  • Orelhas de abano
  • Orelhas rasgadas
  • Ouvido externo que não está totalmente desenvolvido (microtia)
  • Orelha em forma de concha

.

Se você sofre com a aparência de suas orelhas, considere a possibilidade de operá-las. Pode ser um sofrimento passar por um procedimento como este, mas certamente você terá recompensas depois da recuperação.

Deixe um Comentário

comm comm comm