Dicas para Esquecer um Ex

Postado por  //  18 de novembro de 2013  //  Relacionamento  //  Nenhum Comentário

Esquecer um ex nunca é uma tarefa fácil e pode ser bem dolorosa e longa. Mas o mais importante é saber que todo mundo, ao menos uma vez na vida, passa por isso. Todo mundo já amou bastante ou teve uma grande paixão frustrada, que não deu certo, e vai ter que esquecer e partir para outra. É um processo da vida.

O fim de um relacionamento é uma das fases mais difíceis de enfrentar. Há um turbilhão de sentimentos emergindo ao mesmo tempo, como o de culpa por não ter dado certo, a vontade de voltar e sensação de que poderia fazer tudo diferente e tristeza por não poder estar com quem se gosta. Pode surgir raiva, rancor, paixão mais intensa e desespero. Mas, o mais importante vem depois: passa.

Pense Menos e Viva Mais

Quando um relacionamento acaba, todo mundo começa a mentalizar os fatos como um CD arranhado. Parece um trecho de filme passando o tempo todo em sua mente, indo e vindo com sentimentos cada vez mais ruins e tentenado rever cada passo na busca do erro e possível concerto. Grande erro.

Imagem de Amostra do You Tube

Pensar no fim do relacionamento é normal. Dá saudade mesmo, vontade de ter do lado de novo e sempre fica a sensação do “será que se eu tivesse feito isso, não teria terminado”? Não é bem assim. Se fosse para voltar, teria voltado. Se fosse para dar certo, teria dado certo. Se fosse para vocês ficarem juntos, teriam ficado juntos.

Existe um ditado popular bem claro: “reviver o passado no presente é sofrer novamente”. Faça então dessas as suas palavras e comece esquecendo o passado e vivendo o presente. Parta para frente. Pensar no passado não vai mudar o que aconteceu. Tire do que passou apenas a lição.

Não Fique Revendo Foto ou Olhando os Presentes

Nada impede de você guardar seus presentes de namoro, mas deixe para curtir sua caixinha de lembranças depois. Por enquanto é apenas dar mais força à sua dor. O momento agora é de pensar em coisas boas. Depois de alguns anos você pode rir e ficar observando suas fotos antiga e lembrar de presentes engraçados. Por enquanto, é hora de deixar todos os itens guardados durante o namoro em uma caixinha lá no fundo do baú.

Imagem de Amostra do You Tube

Converse com Uma Amiga

Você pode julgar que ninguém entende a sua dor, mas entende. Não há ideia de como seus sentimentos são semelhantes ao de diversas pessoas. Todo mundo já sofreu por amor e por um fim de relacionamento. Logo, falar pode te ajudar a trocar ideias.

Desabafar é sempre uma boa terapia. Você externaliza seus sentimentos e ainda começa a se sentir menos sozinho no mundo. É como se sua dor não fosse mais única. E trocar energias com outra pessoa sempre renova, ajuda a levantar o humor. Você pode rir bastante com um amigo de seu ex e, quem sabe, até curtir depois de uma boa conversa. O humor fica melhor quando conversamos com outra pessoa sobre nossos problemas. Falar é sempre uma boa terapia, seja com um profissional ou não.

Não Procure Saber Nada Dele

Dá vontade, mas não procure. O melhor é não saber nada, ou você vai interpretar tudo de uma forma emotiva demais. Se ele estiver sofrendo é porque te ama ainda e pode voltar a qualquer momento. Se ele estiver curtindo é porque jamais te amou. Se ele não te procurar e não quiser saber nada de você é porque nunca te amou de verdade. De todos os lados, a tendência depois de um fim de namoro é pensar em algo negativo.

Como Fazer Para  Esquecer

Como Fazer Para Esquecer

O melhor é não procurar saber de nada. Alguém quer te contar como ele ou ela está? Mude de assunto ou seja claro: não quero saber nada mesmo! Todo mundo vai entender.

Saia um Pouco

Ficar em casa, em especial nos fins de semana e dias que você costumava ficar com o ex, aumenta ainda mais a sua dor. O melhor é tirar o foco dos pensamentos. Não é à toa que qualquer bom especialista em relacionamentos vai te indicar sair com os amigos como terapia para esquecer o ex. Funciona!

Vá ver um filme, curtir uma balada ou viaje para a casa de um parente distante. Conversar com pessoas as quais não estavam no meio do relacionamento e nem sabe de sua história é sempre renovador. Elas não vão colocar aquele olhar de ‘sinto muito’ no rosto e nem evitar falar dos últimos dois anos, quando você estava com ela. A zona neutra sempre é uma boa saída.

De Momento, Fuja um Pouco dos Amigos em Comum

Arrume Outra Pessoa

Arrume Outra Pessoa

E evite comentários do tipo “sinto muito porque acabou” e “que pena, vocês eram um ótimo casal”. Os amigos em comum podem se sentir mesmo triste por vocês e vão apenas alimentar a sua dor, as vezes, sem querer, as vezes querendo. O melhor é fugir deles por um tempo.

Você pode sim ser amigos de todos, mas isso vai demorar um pouco mais. Dê tempo ao tempo que vai ficar normal sair com todos sem lembrar do ex.

Dê Uma Repaginada no Visual

Cuidar da beleza faz bem para todo mundo. Você se sente renovado, confiante e ainda mais bonito. E mais atraente acaba percebendo que pode ter sido uma coisa boa o fim do namoro. Afinal, não existe uma pessoa no mundo apenas, não é mesmo?

Saia, curta com os amigos e, por que não, paquere? Você apenas acabou um relacionamento, não morreu.

Evite Ficar Sozinho (a)

Se você anda triste pelos cantos e vocês moravam juntos, evite ficar sozinho. Isso é drástico e pode aumentar ainda mais a sua dor. O melhor é, portanto, passar uns dias na casa de parentes ou chamar um amigo para ficar com você. Não é exagero, é apenas uma forma de evitar momentos de tristeza profunda. Muitas pessoas sensíveis se sentem pior depois de um fim de namoro quando voltam para casa no fim do dia e choram bastante.

Deixe um Comentário

comm comm comm